INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 3 de novembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 17

1 Os filisteus reuniram seus exércitos para a batalha, e ajuntaram-se em Socó, na Judeia, acampando-se entre Socó e Azeca Efes-Damim.
2 Saul e os homens de Israel se reuniram e acamparam-se no vale, ordenando a batalha contra os filisteus.
3 Acamparam-se os filisteus na montanha, de um lado, e Israel acampou-se do outro; e o vale estava entre eles.
4 Um homem poderoso saiu para fora do exército dos filisteus, cujo nome era Golias, de Gate. Sua altura era de quatro côvados e um palmo.
5 Tinha ele um capacete na sua cabeça e usava um peitoral de armadura com escamas. O peso de seu peitoral era de cinco mil siclos de bronze e ferro.
6 Caneleiras de bronze estavam sobre as suas pernas, e um dardo, também de bronze, entre os seus ombros.
7 A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, cuja ponta pesava seiscentos siclos de ferro. E o seu escudeiro ia adiante dele.
8 Levantou-se ele e gritou para o exército de Israel, dizendo-lhes: Por que avançais, colocando-vos em ordem de batalha contra nós? Não sou eu um filisteu, e não sois vós hebreus de Saul? Escolhei dentre vós um homem, e que ele desça ao meu encontro.
9 Se for capaz de lutar contra mim e ferir-me, então, nós seremos vossos servos; todavia, se eu prevalecer e feri-lo, vós sereis nossos servos, e nos servireis.
10 Disse mais o filisteu: Eis que eu desafio os exércitos de Israel, no dia de hoje. Dai-me um homem e iremos, nós dois, lutar em um combate singular.
11 Saul e todo o Israel escutaram estas palavras do filisteu e espantaram-se, ficando muito amedrontados.
12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 Mas Davi disse para Saul: Não deixe, peço-te, o coração do meu senhor ser abatido dentro dele. Teu servo irá e pelejará contra o filisteu.
33 Então Saul disse a Davi: De maneira alguma serias capaz de ir contra esse filisteu para pelejar contra ele, pois és apenas um jovem, e ele é homem de guerra desde a sua mocidade.
34 Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava o rebanho de seu pai, e quando vinha um leão (ou uma ursa), tomando um cordeiro do rebanho,
35 saía, então, após ele e o feria, arrancando o despojo de sua boca. Quando se levantava contra mim eu agarrava na sua garganta e o feria, matando-o.
36 O teu servo feriu o leão, ou o urso, e o incircunciso filisteu será como um deles. Não iria eu feri-lo e remover, nesse dia, uma afronta de sobre Israel? Pois quem é este incircunciso, o qual desafiou o exército do Deus vivo?
37 O Senhor, que me livrou das garras do leão e das garras do urso, ele me livrará das mãos deste filisteu incircunciso. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
38 Saul vestiu a Davi com uma cota militar, pondo-lhe o seu capacete de bronze na cabeça;
39 ele cingiu a Davi com a sua espada sobre a cota e testou-o, fazendo-o caminhar para lá e para cá. Todavia, Davi disse para Saul: Não serei capaz de andar com isso, pois nunca o experimentei. Então removeu tudo de si.
40 Tomando o cajado em sua mão, escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, pondo-as no alforje de pastor que ele tinha para guardar suas coisas. A funda estava em sua mão, e ele aproximou-se do filisteu.
41, 42 Golias avistou a Davi e desprezou-o, pois era apenas um rapaz ruivo com um semblante agradável.
43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu como um cão, para vires a mim com um cajado e pedras?  E Davi respondeu-lhe: Não, mas pior do que um cão. E o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem até mim, e darei a tua carne às aves do céu e às feras da terra.
45 Mas Davi respondeu-lhe: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor Deus dos exércitos de Israel, que tens afrontado.
46 No dia de hoje o Senhor entregar-te-á na minha mão, e irei matar-te e tirar a cabeça de sobre ti; irei dar os teus membros e os membros do exército dos filisteus, hoje, às aves do céu e às feras da terra. E a terra inteira saberá que há um Deus em Israel;
47 toda esta assembleia conhecerá que o Senhor não livra por espada ou lança, pois a batalha é do Senhor. O Senhor te entregará em nossas mãos.
48 E o filisteu se levantou, indo ao encontro de Davi.
49 Davi, então, estendeu a mão para o alforje, tirando dali uma pedra, e lançou-a, ferindo o filisteu na testa. A pedra penetrou através do capacete, na sua testa, e ele caiu com o rosto no chão.
50, 51 Davi correu, e pôs-se em cima dele; tomou a sua espada e o matou, cortando-lhe a cabeça. Viram os filisteus que o seu campeão estava morto, e fugiram.
52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, gritando, e os perseguiram até a entrada de Gate, e até o portão de Ecrom; e os homens que foram mortos dos filisteus caíram no caminho dos portões, até Gate e Ecrom.
53 Depois disso, os homens de Israel voltaram de perseguir os filisteus, e destruíram o seu acampamento.
54 Davi tirou a cabeça do filisteu, trazendo-a para Jerusalém. As armas dele, contudo, ele pôs na sua tenda.

2 comentários:

amor disse...

O autor está de parabens!

No entanto, tem alguns livros que estão faltando alguns versos,
como por exemplo, o livro de 1 Samuel cap. 17, faltam os versos de 12 a

Moretti

José Cassais disse...

Obrigado pelo comentário. Aproveito para esclarecer que a Septuaginta não segue a ordem exata dos livros da Bíblia massorética, e alguns versículos estão mesmo faltando em certos capítulos.