INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 16

1 O Senhor disse para Samuel: Até quando irás chorar por Saul, uma vez que eu já o rejeitei a fim de não reinar sobre Israel? Enche um chifre com azeite e vem; e irei enviar-te a Jessé, para Belém, pois tenho visto entre seus filhos um rei para mim.
2 Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul irá ouvi-lo, e matar-me-á. E disse o Senhor: Toma uma bezerra em tua mão, e dirás: Vim sacrificar ao Senhor.
3 Chamarás Jessé para o sacrifício, e te farei saber o que hás de fazer; e ungirás aquele a quem eu te mostrar.
4 Samuel fez tudo o que o Senhor lhe dissera. Ele foi para Belém, e os anciãos da cidade foram muito surpreendidos ao encontrá-lo; e disseram-lhe: Vieste em paz, ó vidente?
5 Ele respondeu: Em paz. Vim para sacrificar ao Senhor. Santificai-vos e regozijai-vos comigo neste dia. E santificou a Jessé e aos seus filhos, convidando-os para o sacrifício.
6 E aconteceu, quando ele entrou, que viu a Eliabe, e disse: Certamente, o ungido do Senhor está diante dele.
7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado; pois Deus não vê como o homem vê. O homem olha para a aparência, mas Deus olha para o coração.
8 Jessé chamou, então, a Aminadabe, e ele passou diante de Samuel. Porém ele disse: Nem a este Deus escolheu.
9 E Jessé fez Samá passar. E ele disse: Nem a este Deus escolheu.
10 Jessé fez passarem seus sete filhos diante de Samuel; contudo, Samuel disse: O Senhor não escolheu estes.
11 Disse Samuel a Jessé: Porventura não tens mais filhos? E Jessé respondeu: Ainda há um, pequeno. Eis que ele atende ao rebanho. E Samuel disse a Jessé: Manda chamá-lo, pois não me assentarei até que ele venha.
12 Mandou, então, buscá-lo; e eis que era ruivo, com belos olhos, e muito agradável de ver. E o Senhor disse a Samuel: Levanta-te e unge a Davi, porquanto ele é aceitável.
13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e o Espírito do Senhor veio sobre Davi daquele dia em diante. E Samuel, levantando-se, partiu para Ramá.
14 Retirou-se o Espírito do Senhor de Saul; e um espírito maligno, da parte do Senhor, o atormentava.
15 Os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno da parte do Senhor te atormenta.
16 Deixa que teus servos falem diante de ti; e que eles procurem para o nosso senhor um homem hábil no manejar a harpa. E será que quando um espírito maligno vier sobre ti e ele tanger em sua harpa, ficarás bem. Deste modo, renovar-te-á.
17 Então Saul disse aos seus servos: Procurai-me, agora, um tocador habilidoso, e trazei-o para mim.
18 Respondeu-lhe um dos seus servos, dizendo: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, o qual sabe tocar a harpa e é homem prudente, o qual é também guerreiro e sábio no falar; e é um homem mui agradável de se olhar. Ainda mais, o Senhor é com ele.
19 Então Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo-lhe: Envia-me o teu filho Davi, o qual está com o rebanho.
20 Tomou Jessé um ômer de pão, uma garrafa de vinho e um cabrito, e enviou-os pela mão de seu filho Davi a Saul.
21 Desta maneira Davi entrou para Saul, estando perante ele; e este o amou muito. E tornou-se seu escudeiro.
22 Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo-lhe: Peço-te que deixes Davi permanecer comigo, pois achou graça diante de meus olhos.
23 E veio a acontecer, quando o espírito mau vinha sobre Saul, que Davi tomava a harpa, tangendo-a. Saul sentia-se aliviado, e ficava bem; e o espírito maligno afastava-se dele.

Nenhum comentário: