INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 28 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 37

1 Então a mão do Senhor veio sobre mim, e o Senhor me levou pelo Espírito, pondo-me no meio de uma planície. E ela estava cheia de ossos humanos.
2 E conduziu-me ao redor deles, em todas as direções; mas eis que eram muito numerosos sobre a face da planície, e estavam mui secos.
3 E disse-me: Filho do homem, irão viver estes ossos? Respondi-lhe: Senhor Deus, tu o sabes.
4 E ele me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Vós ossos secos, ouvi a palavra do Senhor! 
5 Assim diz o Senhor a estes ossos: Eis que trarei sobre vós o fôlego de vida;
6 porei nervos sobre vós, farei crescer carne sobre vós, irei espalhar pele sobre vós, e em vós colocarei o meu Espírito. Vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
7 Então profetizei como o Senhor me ordenara. E sucedeu, enquanto eu profetizava, que houve um rebuliço e os ossos aproximaram-se, cada um, da sua junta.
8 Olhei, e eis que tendões e carne cresceram sobre eles, e a pele veio sobre eles; contudo, não havia neles o fôlego.
9 E ele me disse: Profetiza ao fôlego de vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego de vida: Assim diz o Senhor: Vem dos quatro ventos e assopra sobre estes mortos, e fá-los viverem.
10 Então profetizei como ele me ordenara. E o fôlego de vida entrou neles, e viveram; e puseram-se em pé, uma grande congregação.
11 E o Senhor me falou, dizendo: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Todavia eles dizem: Os nossos ossos se tornaram secos; nossa esperança pereceu, estamos desgastados.
12 Portanto, profetiza e dize: Assim diz o Senhor: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, fazendo-vos subir delas, e vos trarei à terra de Israel.
13 Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas para que possa fazer subir delas o meu povo.
14 Porei o meu Espírito dentro de vós e vivereis, e estabelecer-vos-ei na vossa própria terra; e sabereis que eu sou o Senhor. Eu o falei, e irei cumpri-lo, diz o Senhor.
15 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
16 Filho do homem, toma para ti uma vara e escreve nela: Judá e os filhos de Israel, seus companheiros. Tomarás para ti outra vara, e escreverás nela: José, a vara de Efraim, e todos os filhos de Israel que lhe pertencem.
17 Tu as levarás contigo, juntas, de modo que estejam ligadas em só uma vara. E elas estarão na tua mão.
18 E será que quando os filhos do teu povo te disserem: Porventura não irás falar-nos o que queres dizer com essas coisas?
19 que lhes dirás: Assim diz o Senhor: Eis que eu tomarei a tribo de José, que estava na mão de Efraim, e as tribos de Israel que lhe pertencem, e irei adicioná-las à tribo de Judá; e elas se tornarão uma só vara na mão de Judá.
20 E as varas em que fizeste a gravação estarão na tua mão, em sua presença.
21 Mas tu, dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que irei tirar toda a casa de Israel dentre as nações para o meio das quais eles foram, e os congregarei de todos os que estão ao seu redor. E irei trazê-los para a terra de Israel.
22 Farei deles uma nação na minha terra, nas montanhas de Israel. Eles terão um só príncipe, não haverá mais duas nações nem estarão mais divididos, de maneira alguma, em dois reinos,
23 a fim de que não mais se contaminem com os seus ídolos. Livrá-los-ei de todas as suas transgressões nas quais pecaram, e os purificarei. Eles serão o meu povo, e eu, o Senhor, serei o seu Deus.
24 O meu servo Davi será príncipe no meio deles, e haverá um só pastor para todos eles, pois andarão em meus estatutos e guardarão os meus juízos, e os cumprirão.
25 Habitarão na sua terra, a qual dei ao meu servo Jacó, onde seus pais moravam; habitarão nela, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
26 Farei com eles um pacto de paz. Haverá uma aliança eterna com eles, e eu estabelecerei o meu santuário no meio deles para sempre.
27 O meu tabernáculo estará entre eles, eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
28 Então as nações saberão que eu sou o Senhor que os santifica, quando o meu santuário estiver no meio deles, para sempre.

Nenhum comentário: