INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 8 de março de 2014

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 5

1 As tribos todas de Israel vieram a Davi em Hebrom, e disseram- lhe: Eis que nós somos teus ossos e tua carne.
2 Até agora, Saul havendo reinado sobre nós, tu foste quem fizeste entrar e sair em Israel, e o Senhor também te disse: Apascentarás o meu povo de Israel, e serás um líder para meu povo de Israel.
3 Então todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles um pacto ali, perante o Senhor. E eles ungiram a Davi rei sobre todo o Israel.
4 Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.
5 Sete anos e seis meses ele reinou em Hebrom sobre Judá, e trinta e três anos reinou sobre todo o Israel e Judá, em Jerusalém.
6 Davi e os seus homens partiram para Jerusalém, para os jebuseus que habitavam a terra. E foi dito a Davi: Tu não entrarás aqui, porquanto os cegos e os coxos resistir-te-ão. Disseram, pois: Davi não entrará aqui.
7 E Davi tomou, primeiramente, a fortaleza de Sião. Esta é a cidade de Davi.
8 Disse Davi, naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus, que ele ataque com a sua espada tanto os coxos como os cegos, e todos aqueles que odeiam a alma de Davi. Por isso é que se diz: os coxos e os cegos não entrarão na casa do Senhor.
9 Davi habitou na fortaleza, a qual foi chamada cidade de Davi, construindo a cidade ao redor da cidadela; e edificou a sua própria casa.
10 E Davi progrediu, engrandecendo-se, pois o Senhor Todo-Poderoso estava com ele.
11 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi com madeira de cedro, e carpinteiros e pedreiros; e eles construíram uma casa para Davi.
12 Davi sabia que o Senhor o havia preparado para ser rei sobre Israel, e que o seu reino era exaltado por amor do seu povo Israel.
13 Tomou Davi ainda mais esposas e concubinas de Jerusalém, depois que veio de Hebrom. Teve Davi, ainda, outros filhos e filhas que lhe nasceram.
14 E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,
15 Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia,
16 Elisama, Eliada, Elifelete, Samá, Jessibá, Natã, Galaman, Jebar, Disas, Elifelete, Negede, Nefeque, Jenadã, Lisemis, Baal-Imate e Elifaate.
17 Os filisteus ouviram que Davi havia sido ungido rei sobre Israel e subiram, todos, em busca dele. Davi ouviu falar disso, e desceu à fortaleza.
18 Vieram os filisteus, e se reuniram no vale dos Gigantes.
19 Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregá-los-ás em minhas mãos? E o Senhor disse a Davi: Sobe; pois eu, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.
20 Deste modo, Davi veio das Brechas Superiores ferindo, lá, os filisteus. E disse: O Senhor destruiu os filisteus hostis diante de mim, tal como a água é dispersa. Por isso o nome daquele lugar foi chamado Brechas Superiores.
21 Deixaram ali os deuses que tinham com eles, e Davi e os seus homens os tomaram.
22 Os filisteus tornaram a subir, e acamparam-se no vale dos Gigantes.
23 Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhe disse: Não irás ao encontro deles; afasta-te, e encontrá-los-ás próximo ao lugar do Pranto.
24 Sucederá, quando escutares um som de marcha vindo do bosque do Pranto, que, então, irás ao encontro deles. Pois, em seguida, o Senhor sairá diante de ti a fazer estragos na batalha com os filisteus.
25 Davi fez como o Senhor lhe ordenara, e feriu os filisteus desde Geba até a terra de Gezer.

Nenhum comentário: