INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 45

1 Quando estiverdes a medir a terra por herança haveis de separar dela primícias para o Senhor, um espaço sagrado na terra, do comprimento de vinte e cinco mil canas e da largura de vinte mil. Ele será santo em todas as suas fronteiras ao redor.
2 Haverá nele um santuário de quinhentas canas de comprimento por quinhentas de largura, em quadrado; e, para além deste, um espaço vazio de cinquenta côvados em redor.
3 Dessa medida deverás medir um comprimento de vinte e cinco mil canas e uma largura de vinte mil; e ali estará o Santo dos Santos.
4 Da terra, uma parte deverá ser destinada para os sacerdotes que ministram no santo lugar, o qual pertencerá àqueles que se aproximam com o fim de ministrar ao Senhor. Ser-lhes-á um lugar de casas separadas, para seu ofício sagrado.
5 O comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura de dez mil; e os levitas que ministram na casa terão cidades para habitar, por herança.
6 Dareis, para a possessão da cidade, cinco mil de largura, e de comprimento vinte e cinco mil, de conformidade com a regra das primícias da porção santa. Hão de ser para toda a casa de Israel.
7 O príncipe terá uma parte desta, e desta uma porção conforme as primícias do santuário e a possessão da cidade, em frente as primícias do santuário e em frente a possessão da cidade, para o ocidente, indo da parte ocidental até o oriente. O seu comprimento deverá ser a partir das fronteiras ocidentais e até as fronteiras orientais da terra.
8 Ele deverá mantê-lo como uma possessão em Israel, e os príncipes de Israel não mais oprimirão o meu povo. Entretanto, a casa de Israel herdará a terra, conforme as suas tribos.
9 Assim diz o Senhor Deus: Basta-vos, ó príncipes de Israel! Removei a injustiça e a miséria, executando o juízo e a justiça. Tirai a opressão do meu povo, diz o Senhor Deus.
10 Tereis uma balança justa e uma medida justa; e um bato, somente, para medida.
11 Haverá, da mesma maneira, um só bato e uma só medida. A décima parte do ômer será o bato, e a décima parte do ômer deverá ser a medida, em proporção igual para o ômer.
12 Os siclos serão de vinte geras, cinco siclos serão cinco siclos, dez siclos serão dez siclos, e cinquenta siclos será a vossa mina.
13 E estes são os primeiros frutos que ireis oferecer: a sexta parte de um ômer de trigo, e a sexta parte do efa de um ômer de cevada.
14 E dareis, de acordo com a medida designada de óleo, um bato de óleo em cada dez batos; pois dez batos são um ômer.
15 E uma ovelha do rebanho, de cada dez, como uma oferenda de todas as tribos de Israel, para sacrifícios, para holocaustos e ofertas pacíficas, a fim de fazer expiação por vós, diz o Senhor Deus.
16 Todo o povo deverá dar essas primícias ao príncipe de Israel.
17 Pelo príncipe serão oferecidos os holocaustos, as ofertas de cereais e as libações nas festas, nas luas novas e nos sábados. E em todas as festas da casa de Israel ele deverá oferecer as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereais, os holocaustos e as ofertas pacíficas, a fim de fazer expiação pela casa de Israel.
18 Assim diz o Senhor Deus: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomareis um bezerro sem defeito, do rebanho, para fazer expiação pelo santo lugar.
19 O sacerdote tomará do sangue da expiação e o porá sobre os limites da casa, nos quatro cantos do templo, sobre o altar e sobre os limiares da porta do átrio interior.
20 Assim farás no sétimo mês: no primeiro dia do mês tomarás uma contribuição de cada um, e fareis expiação pela casa.
21 No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Festa da Páscoa. Por sete dias comereis pães ázimos.
22 O príncipe oferecerá, naquele dia, um bezerro para a oferta pelo pecado, por si mesmo e pela casa, e por todas as pessoas da terra.
23 Nos sete dias da festa ele oferecerá holocaustos ao Senhor: sete bezerros e sete carneiros sem mancha, a cada dia, durante os sete dias. E um cabrito a cada dia, como oferta pelo pecado. E uma oferta de cereais.
24 Preparará, também, um bolo para cada bezerro e para cada carneiro, e um him de azeite para cada bolo.
25 No sétimo mês, no décimo quinto dia do mês, farás o sacrifício da festa da mesma maneira, por sete dias, conforme os sacrifícios das ofertas pelo pecado, dos holocaustos, da oferta voluntária e do azeite.

Nenhum comentário: