INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 44

1 Então ele me fez voltar pelo caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente; e ela estava fechada.
2 E o Senhor me disse: Esta porta ficará fechada, não deverá ser aberta, e ninguém passará por ela. Porquanto o Senhor Deus de Israel entrará por ela, e deverá permanecer fechada.
3 Com respeito ao príncipe, ele deverá sentar-se ali para comer o pão diante do Senhor; entrará pelo caminho do vestíbulo da porta e sairá por esse mesmo caminho.
4 Ele me levou pelo caminho da porta que olha para o norte, em frente à casa; olhei, e eis que a casa estava cheia da glória do Senhor. E caí sobre o meu rosto.
5 E o Senhor disse-me: Filho do homem, atenta com o teu coração, vê com os teus olhos e ouve com os teus ouvidos tudo quanto eu te digo, de acordo com todas as ordenanças da casa do Senhor e com todos os seus regulamentos. Atentarás bem à entrada da casa, à todas as suas saídas e à todas as coisas santas.
6 E dirás à casa provocante, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Basta-vos de ter cometido todas as vossas iniquidades, ó casa de Israel!
7 Pois trouxestes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, a fim de o profanarem, quando oferecestes o pão, a carne e o sangue. Pois transgredistes a minha aliança com todas as vossas iniquidades,
8 e designastes estranhos para manter os encargos em meu santuário.
9 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, de todos os filhos dos estrangeiros que estão no meio da casa de Israel.
10 Entretanto, quanto aos levitas que se afastaram para longe de mim quando Israel se extraviou da minha presença, indo atrás de suas imaginações, eles levarão a sua iniquidade;
11 contudo ainda ministrarão no meu santuário, sendo porteiros às portas da casa, e servindo-a; eles matarão as vítimas e os holocaustos para o povo, e estarão perante eles para ministrar.
12 Porquanto ministraram-lhes diante dos seus ídolos, e isso tornou-se para a casa de Israel um castigo da sua iniquidade. Por esse motivo eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor Deus.
13 Não se chegarão a mim para me servirem no ofício de sacerdotes, e não se aproximarão das coisas sagradas dos filhos de Israel nem de meu Santo dos Santos; mas levarão o seu opróbrio pelo erro que cometeram.
14 Contudo, deverão trazê-los a fim de manter os encargos da casa, para todo o serviço dela e para tudo o que deverão fazer.
15 Os sacerdotes, os levitas, filhos de Zadoque, que mantiveram os encargos de meu santuário quando a casa de Israel se extraviou da minha presença, esses deverão aproximar-se de mim para me servirem, e estarão diante de minha face com o fim de me oferecerem os sacrifícios, a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus.
16 Esses entrarão no meu santuário e deverão aproximar-se da minha mesa, para me servirem; e guardarão os meus encargos.
17 E sucederá, quando entrarem pelas portas do átrio interior, que se vestirão de mantos de linho; pois eles não deverão colocar roupas de lã quando ministrarem na porta do átrio interior.
18 Terão mitras de linho sobre as suas cabeças, e calções de linho sobre os seus lombos. Todavia, não se cingirão apertadamente.
19 Quando saírem ao átrio exterior, indo para o povo, eles deverão tirar as suas vestes com as quais ministraram, e as porão nas câmaras do santuário, vestindo-se de outras vestes, a fim de que não santifiquem o povo com as suas vestes.
20 Não rasparão a cabeça nem lhe arrancarão os cabelos, porém deverão cobrir as suas cabeças, cuidadosamente.
21 Nenhum sacerdote beberá qualquer vinho quando vierem para o átrio interior.
22 Não tomarão para si uma esposa que é viúva ou aquela que é repudiada, mas uma virgem da descendência de Israel. Contudo, se acontecer de ser ela a viúva de um sacerdote, poderão tomá-la.
23 Ensinarão ao meu povo a distinguir entre o santo e o profano, dando-lhes a conhecer a diferença entre o imundo e o limpo.
24 São eles os que irão presidir a um julgamento de sangue, para decidi-lo. Eles deverão observar corretamente as minhas ordenanças, julgar os meus julgamentos e guardar os meus estatutos e mandamentos, em todas as minhas festas. E santificarão os meus sábados.
25 Não entrarão onde estiver o corpo de um homem morto para se contaminarem. Um sacerdote poderá contaminar-se tão somente por um pai ou uma mãe, um filho ou uma filha, um irmão ou uma irmã que não se tenha casado.
26 E depois que ele for purificado, que conte para si mesmo sete dias.
27 Em qualquer dia em que entrarem no átrio interior para ministrar no santo lugar eles trarão uma propiciação, diz o Senhor Deus.
28 E isto lhes será por herança: eu serei a sua herança, e não lhes será dada possessão entre os filhos de Israel; porquanto eu sou a sua possessão.
29 Eles comerão as ofertas de manjares, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa. E toda oferta especial em Israel pertencer-lhes-á.
30 Os primeiros frutos de todas as coisas, os primogênitos de todos os animais e de todas as ofertas, de todos os vossos primeiros frutos haverá uma porção para os sacerdotes. Também dareis as vossas primícias para o sacerdote, a fim de que ele possa trazer a bênção sobre as vossas casas.
31 Os sacerdotes não comerão nenhuma ave ou animal dos que morrem por si mesmos, ou que tenha sido tomado de animais selvagens.

Nenhum comentário: