INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 40

1 E sucedeu que no ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no primeiro mês, no décimo dia do mês, no décimo quarto ano após a tomada da cidade, naquele mesmo dia, a mão do Senhor esteve sobre mim;
2. e trouxe-me, em uma visão de Deus, para a terra de Israel, pondo-me sobre um monte muito alto sobre o qual havia como que a estrutura de uma cidade diante de mim.
3 Levou-me para lá, e eis que estava ali um homem cuja aparência tinha o brilho do bronze. Em sua mão havia um cordel de construtor e uma cana de medir, e ele estava parado no portão.
4 E o homem disse-me: Olha com os teus olhos para aquele que vês, filho do homem, ouve com os teus ouvidos e põe no teu coração todas as coisas que eu te mostrarei; pois foste trazido aqui com o fim de que eu possa mostrar-te isto. E anunciarás todas as coisas que vês à casa de Israel.
5 Eis que havia um muro em redor da casa, por fora dela, e na mão do homem estava uma cana, a medida da qual era de seis côvados, cada côvado com um palmo a mais. E ele mediu através do muro frontal. Sua largura era igual à da cana, e a sua altura também igual.
6 Entrou ele por sete degraus para a porta que olha para o oriente, e mediu através do limiar da porta, que era igual à medida da cana.
7 Cada câmara era igual em comprimento à cana, e igual também em largura. O espaço entre as câmaras media seis côvados. A segunda câmara era igual em largura à cana, e igual também em comprimento; e o seu batente era de cinco côvados.
8 A terceira câmara era de comprimento igual ao da cana, e igual também em largura.
9 O vestíbulo da entrada (perto do vestíbulo da porta) era de oito côvados, e as suas ombreiras eram de dois côvados; e o vestíbulo da porta estava por dentro.
10 As câmaras da porta, câmara em frente à câmara, eram três de um lado e três do outro lado, havendo uma só medida para as três. E havia uma mesma medida para os pórticos deste lado e para os do outro lado.
11 Mediu ele a largura da porta da entrada, dez côvados; e o comprimento da entrada, treze côvados.
12 O espaço diante das câmaras reduzia-se a um côvado à frente das câmaras, de um lado e de outro lado. Cada câmara tinha seis côvados de um lado, e seis côvados do outro lado.
13 E mediu desde a parede de uma câmara até a parede da outra câmara. A largura era de vinte e cinco côvados, uma porta em frente à outra porta.
14 O espaço aberto do vestíbulo da porta, fora, era de vinte côvados para as câmaras em redor da porta.
15 Desde o espaço aberto da porta exterior até o espaço aberto do vestíbulo da porta interior havia cinquenta côvados.
16 Havia também janelas secretas para as câmaras e para os pórticos que se encontravam para dentro da porta do pátio, em redor, e da mesma maneira janelas para os vestíbulos que se encontravam em redor, por dentro; e, nos pórticos, havia palmeiras de um lado e do outro lado.
17 Levou-me ele para o átrio interior, e eis que havia câmaras e peristilos ao redor do átrio; trinta câmaras dentro dos intervalos das colunas.
18 Ficavam, os pórticos, atrás das portas. O peristilo mais baixo era de acordo com o comprimento para as portas.
19 Ele mediu a largura do átrio, do espaço aberto da porta exterior, de seu lado interno, até o espaço aberto da porta olhando para fora. De cem côvados era a distância até a porta olhando para o oriente. Então ele me trouxe para o norte,
20 e eis uma porta olhando para o norte, no átrio exterior; e mediu-a, tanto no comprimento como na largura.
21 As suas câmaras eram três dum lado e três do outro lado. E as ombreiras, os pórticos e as palmeiras das mesmas estavam de acordo com as medidas da porta que olha para o oriente. O seu comprimento era de cinquenta côvados, e a sua largura de vinte e cinco côvados.
22 As suas janelas, os seus pórticos e as suas palmeiras estavam de acordo com as dimensões da porta olhando para o leste. Subia-se a ela por sete degraus, e os seus pórticos estavam por dentro.
23 Havia uma porta para o átrio interior, defronte à porta do norte, à maneira da porta olhando para a do oriente. Ele mediu o átrio de porta a porta, cem côvados.
24 Levou-me, então, para o lado do sul, e eis uma porta olhando nesta direção. Mediu-a, e as suas câmaras, as suas ombreiras e os seus pórticos estavam todos de acordo com as mesmas dimensões.
25 As suas janelas e os seus pórticos ao redor eram de acordo com as janelas do outro pórtico. O seu comprimento, igualmente, era de cinquenta côvados, e a sua largura de vinte e cinco côvados.
26 Havia sete degraus e pórticos interiores, e palmeiras nas ombreiras, uma de um lado e uma do outro lado.
27 E havia uma porta em frente à porta do átrio interior, olhando para o sul. Mediu ele o átrio, de porta a porta, cem côvados de largura em direção ao sul.
28 E levou-me para o átrio interior da porta do sul, medindo a porta de acordo com estas mesmas medidas.
29 As câmaras, as ombreiras e os pórticos eram de acordo com estas mesmas medidas. Havia, também, janelas para ela e para os pórticos em redor. O seu comprimento era de cinquenta côvados, e a sua largura de vinte e cinco côvados,
30, 31 Os arcos olhavam do pórtico para o átrio exterior. Havia palmeiras em suas ombreiras, e oito degraus.
32 E levou-me pela porta que olha para o oriente, medindo-a conforme estas medidas.
33 As suas câmaras, as ombreiras e os arcos eram de acordo com estas mesmas medidas; e havia também janelas para ela, e arcos em redor. O seu comprimento era de cinquenta côvados, e a sua largura de vinte e cinco côvados.
34 Havia arcos que se abriam para o átrio interior, e palmeiras nas ombreiras, deste lado e do outro lado; e havia nela oito degraus.
35 E levou-me pela porta do norte, e mediu-a conforme estas mesmas medidas,
36 e as suas câmaras, as suas ombreiras e os seus pórticos. Tinha ela janelas em redor, e nos seus pórticos. O seu comprimento era de cinquenta côvados, e a sua largura de vinte e cinco côvados.
37 Os seus pórticos olhavam para o átrio exterior, e havia palmeiras nas suas ombreiras, dos dois lados. Tinha ela oito degraus.
38 As suas câmaras, as suas entradas e os seus pórticos, na segunda porta, possuíam um dreno,
39 a fim de que matassem nela as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa.
40 E por trás do dreno para os holocaustos, ao norte, duas mesas para o oriente, atrás da segunda porta; e antes do pórtico da porta duas mesas, também para o oriente,
41 quatro de um lado e quatro do outro lado, atrás da porta; nelas matavam as vítimas, sobre essas oito mesas de sacrifícios.
42 Havia quatro mesas de pedras lavradas para os holocaustos. A largura delas era de um côvado e meio, o seu comprimento de dois côvados e meio, e a sua altura de um côvado. Sobre elas deveriam ser colocados os instrumentos com os quais matavam os holocaustos e as vítimas.
43 Tinham elas, por dentro, uma borda de pedra talhada em redor, da largura de quatro dedos; e sobre as mesas, no alto, telas para protegerem-nas da chuva e do calor.
44 Levou-me ele para o átrio interior, e eis que havia duas câmaras nele, uma atrás da porta olhando para o norte, mas levando para o sul, e outra atrás da porta do sul, mas olhando para o norte.
45 E ele me disse: Esta câmara que olha para o sul é para os sacerdotes que estão encarregados do serviço da casa.
46 Mas a câmara que olha para o norte é para os sacerdotes que estão encarregados do serviço do altar. Estes são os filhos de Zadoque, os da tribo de Levi que se aproximam do Senhor para servi-lo.
47 E mediu o átrio, cujo comprimento era de cem côvados, e cuja largura era também de cem côvados, nos seus quatro lados; e o altar em frente da casa.
48 Levou-me, então, para o pórtico da casa. E mediu as ombreiras do pórtico: a sua largura era de cinco côvados de um lado e cinco côvados do outro lado. A largura da porta era de catorze côvados, e as peças laterais da porta do pórtico eram de três côvados de um lado e três côvados do outro lado.
49 O comprimento do pórtico era de vinte côvados, e a sua largura de doze côvados. Subia-se a ele por dez degraus, e havia colunas para o pórtico, uma de um lado e outra de outro lado.

Nenhum comentário: