INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 27

1 Veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:
2 Tu, pois, ó filho do homem, levanta uma lamentação contra Tiro.
3 E dirás à Tiro, que habita na entrada do mar a fim de mercadejar com as nações que vêm de muitas ilhas: Assim diz o Senhor para Tiro: Tu disseste: Eu me revesti com a minha formosura.
4 No coração do mar teus filhos puseram beleza sobre ti, aperfeiçoando-te.
5 Cedro de Senir foi por ti empregado na tua construção. Pranchas de madeira de cipreste foram retiradas do Líbano, e madeira para fazer-te mastros de abeto.
6 Fizeram os teus remos de madeira da terra de Basã. Teus utensílios sagrados eles fizeram de marfim, e tuas casas ensombradas de madeira das ilhas dos quiteus.
7 Linho fino bordado do Egito recobriu os teus sofás, para colocar honra sobre ti, e vestir-te com azul e púrpura das ilhas de Elisá. Esses eram os teus revestimentos.
8 Os teus príncipes eram os habitantes de Sidom, e os arvaditas os teus remadores. Os teus sábios, ó Tiro, que habitavam em ti, esses foram os teus pilotos.
9 Os anciãos de Biblos e os seus sábios que estavam em ti aperfeiçoaram o teu conselho, e todos os navios do mar e os seus remadores negociaram por ti até as extremidades do oeste.
10 Persas, lídios e líbios achavam-se em teu exército. Os teus guerreiros penduravam em ti escudos e capacetes. Esses manifestaram a tua glória.
11 Os filhos dos arvaditas e os seu exército estavam sobre os teus muros, e havia guardas em tuas torres. Eles penduravam as suas aljavas nas tuas muralhas em redor. Esses também aperfeiçoaram a tua formosura.
12 Os cartagineses eram teus mercadores, por causa da abundância da tua riqueza. Eles supriram teu mercado com a prata, o ouro, o ferro, o estanho e o chumbo.
13 A Grécia e o mundo todo, e as costas adjacentes, esses negociaram contigo nas pessoas de homens, e deram, em troca da tua mercadoria, vasos de bronze.
14 Da casa de Togarma cavalos e cavaleiros eram fornecidos ao teu mercado.
15 Os filhos de Rodes eram teus mercadores. Das ilhas multiplicaram as tuas mercadorias, até mesmo dentes de elefantes. E aos que vinham impunhas-lhes teus preços,
16 até mesmo homens como tuas mercadorias, da abundância da tua população mercadora. Mirra e obras bordadas de Tarsis; Ramote, e também Carcar, supriam teu mercado.
17 Judá e os filhos de Israel, esses eram teus mercadores na venda de cereal, unguentos e cássia. Deram eles o melhor mel, azeite e bálsamo à tua população negociante.
18 Os habitantes de Damasco eram teus mercadores, em virtude da abundância de todo o teu poder, trazendo vinho de Helbom e lã de Mileto. Trouxeram, pois, vinho ao teu mercado.
19 De Uzal veio o ferro forjado, e por este motivo ouviu-se o som de rodas entre a tua população de mercadores.
20 Os habitantes de Dedã também eram teus mercadores, com cavalgaduras escolhidas para os carros.
21 A Arabia e todos os príncipes de Quedar, esses foram teus mercadores trazendo camelos, ovelhas e carneiros, nos quais negociaram contigo.
22 Os mercadores de Sabá e Raamá, esses eram os teus mercadores com especiarias escolhidas e pedras preciosas; e traziam, ainda mais, ouro para o teu mercado.
23 Harã e Cane, esses eram, também, teus mercadores. A Assíria e também Quilmade eram teus mercadores,
24 trazendo a mercadoria de pano azul, produtos escolhidos amarrados com cordas, e madeira de cipreste.
25 Navios negociavam as tuas mercadorias em abundância, com a tua população de negociantes. E assim tu estavas farta e sobrecarregada no coração do mar.
26 Os teus remadores conduziram-te sobre grandes águas, e o vento sul quebrou-te no meio dos mares.
27 Tuas forças e o teu ganho, junto com o de teus comerciantes, e os teus remadores, os teus pilotos, os teus conselheiros e aqueles que negociam contigo, e todos os teus guerreiros que estão em ti, e toda a multidão que está no meio de ti, perecerão no coração do mar no dia da tua queda.
28 Ao grito de tua voz os teus pilotos espantar-se-ão grandemente.
29 Todos os remadores e marinheiros descerão dos navios, e os pilotos do mar ficarão sobre a terra firme.
30 Eles lamentarão sobre ti com a sua voz, chorarão amargamente colocando terra sobre as suas cabeças, e espalharão cinzas sob si mesmos.
31, 32 Seus filhos levantarão um lamento por ti, uma lamentação sobre Tiro, dizendo:
33 Que grande recompensa tens tu recebido do mar? Da tua abundância encheste as nações, e com as tuas variadas mercadorias enriqueceste a todos os reis da terra.
34 Agora, pois, estás quebrada no mar. Os teus comerciantes jazem todos em águas profundas, e toda a tua multidão no meio de ti, e todos os teus remadores, sucumbiram.
35 Os moradores todos das ilhas têm lamentado a teu respeito; os seus reis ficaram sobremaneira espantados, e os seus rostos estão perturbados pelo choro.
36 Comerciantes de todas as nações assobiaram para ti. Estás totalmente destruída, e não serás mais, eternamente.

Nenhum comentário: