INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

domingo, 21 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 23

1 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 "Filho do homem, houve duas mulheres, filhas da mesma mãe,
3 e elas foram prostituir-se no Egito, em sua juventude; lá caíram os seus seios, lá elas perderam a sua virgindade.
4 Os seus nomes eram Oolá, a mais velha, e Oolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas. Quanto aos seus nomes, Samaria foi Oolá, e Jerusalém foi Oolibá.
5 E Oolá foi prostituir-se, deixando-me, e enamorou-se dos seus amantes, dos assírios que eram seus vizinhos,
6 vestidos de púrpura, príncipes e capitães; eram homens jovens e escolhidos, todos cavaleiros, montados em cavalos.
7 Cometeu ela a sua prostituição com eles. Todos eram filhos escolhidos dos assírios, e aqueles de quem enamorou-se, com estes ela se contaminou, em todos os seus ídolos.
8 Entretanto, ela não abandonou a sua prostituição com os egípcios, porque em sua juventude estes cometeram fornicações com ela, deflorando-a e derramando sobre ela a sua prostituição.
9 Portanto, a entreguei nas mãos de seus amantes, na mão dos filhos da Assíria, de quem se tinha enamorado.
10 Eles descobriram a sua vergonha, levaram seus filhos e filhas e mataram-na à espada; tornou-se ela um provérbio entre as mulheres. E vingaram-se nela, em suas filhas.
11 Sua irmã Oolibá viu isto, e corrompeu-se em sua paixão mais do que ela, e em sua prostituição mais do que a prostituição de sua irmã.
12 Enamorou-se dos filhos dos assírios, príncipes e chefes, seus vizinhos, vestidos de linho fino, cavaleiros montados em cavalos; todos eles homens jovens e escolhidos.
13 Então Eu vi que elas se tinham contaminado, que as duas tinham um só caminho.
14 Mas ela aumentou ainda mais a sua prostituição, pois viu homens pintados na parede, semelhanças de caldeus, pintadas com lápis,
15 com cintas variadas em seus lombos, tendo também turbantes ricamente tingidos sobre as suas cabeças; tinham, todos eles, uma aparência de príncipe, a semelhança dos filhos dos caldeus, de sua terra natal.
16 E enamorou-se deles, logo que os viu, enviando mensageiros a eles, para a terra dos caldeus.
17 E os filhos de Babilônia vieram ter com ela, ao seu leito de descanso, e contaminaram-na em sua prostituição; ela foi contaminada por eles, mas a sua alma deles se afastou.
18 Ela expôs a sua prostituição, expôs a sua vergonha, e a minha alma se afastou dela, assim como a minha alma se havia afastado de sua irmã.
19 E tu, verdadeiramente, multiplicaste a tua prostituição, para trazer à lembrança os dias da tua mocidade, em que te prostituis-te no Egito;
20 e te inflamaste pelos caldeus, cuja carne é como a carne dos jumentos, e cujos membros são como os membros dos cavalos.
21 E lembraste da iniquidade da tua mocidade, das coisas que praticaste no Egito em teus aposentos, onde estavam os peitos da tua mocidade.
22 Portanto, Oolibá, assim diz o Senhor: Eis que suscitarei contra ti os teus amantes, de quem a tua alma está alienada, e irei trazê-los contra ti em redor,
23 os filhos de Babilônia e todos os caldeus, Pecode, Soa e Coa, e todo o filhos da Assíria com eles, homens jovens escolhidos, governadores e capitães, todos príncipes e de renome, montados em cavalos.
24 Todos estes virão sobre ti, do norte, carros e rodas, com uma multidão de nações, escudos e alvos; o inimigo manterá uma vigilância contra ti, em redor. Irei por diante deles o juízo, e tomarão vingança sobre ti com seus julgamentos.
25 Trarei sobre ti o meu zelo, e eles te tratarão com grande indignação. Arrancarão o teu nariz e as tuas orelhas, e derrubarão o teu remanescente pela espada; eles tomarão teus filhos e tuas filhas; e o teu remanescente o fogo devorará.
26 Eles irão despir-te de teus vestidos e tirar os teus ornamentos.
27 Então Eu farei cessar a tua impiedade, e a tua prostituição proveniente da terra do Egito, e não levantarás mais os teus olhos para eles nem te lembrarás mais do Egito.
28 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que te entrego nas mãos daqueles que odeias, de quem a tua alma está alienada.
29 Eles te tratarão com ódio, tomarão todos os frutos dos teus trabalhos e das tuas labutas, e ficarás nua e descoberta. A vergonha da tua prostituição deverá ser exposta. A tua impiedade e a tua fornicação
30 trouxeram isto sobre ti, porquanto foste prostituir-te com as nações, contaminando-te com os seus ídolos.
31 Tu, verdadeiramente, andaste nos caminhos de tua irmã, e porei o seu cálice na tuas mãos.
32 Assim diz o Senhor: Bebe do copo de tua irmã, fundo, largo e cheio, para causar embriaguez completa.
33 Portanto, serás completamente enfraquecida. O cálice de destruição, o cálice de tua irmã Samaria,
34 bebe dele; e removerei as tuas festas e as tuas luas novas, porquanto Eu o falei, diz o Senhor.
35 Assim diz o Senhor: Porquanto te esqueceste de mim, e me jogaste às tuas costas, por este motivo recebe a recompensa da tua impiedade e da tua prostituição."
36 E o Senhor disse-me: "Filho do homem, porventura não julgarias Oolá e Oolibá? e não declarar-lhes-ias as suas iniquidades?
37 Pois adulteraram, e havia sangue em suas mãos. Elas cometeram adultério com seus ídolos, fazendo passar pelo fogo, oferecendo-os à eles, seus filhos que haviam gerado para mim.
38 Tanto como fizeram essas coisas para mim, elas também contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados.
39 E quando sacrificaram seus filhos aos seus ídolos, também entraram em meu santuário para profaná-lo; e enquanto assim fizeram, no meio da minha casa,
40 e enquanto assim fizeram para com os homens que vieram de longe, a quem enviaram mensageiros, tão logo eles chegaram, imediatamente, foste banhar-te, pintaste os teus olhos e te adornaste com enfeites,
41 assentando-te em um leito preparado, diante da qual havia uma mesa posta; e quanto ao meu incenso e ao meu óleo, alegraram-se com eles,
42 e fizeram ouvir um som de música, com homens vindos do deserto, de uma multidão de homens, os quais puseram braceletes nas suas mãos e uma coroa de glória nas suas cabeças.
43 Então, disse Eu: "Não cometem elas adultério, com estes? Não tem ido ela prostituir-se, à maneira de uma meretriz?"
44 E entraram à ela, como os homens entram à uma prostituta. Assim entraram à Oola e à Ooliba, para praticarem a iniquidade.
45 Mas eles são homens justos, e tomarão vingança sobre elas com o julgamento de uma adúltera e com o julgamento do sangue, porque são adúlteras e há sangue nas suas mãos.
46 Assim diz o Senhor Deus: Traze uma multidão sobre eles, envia tumultos e saqueia no meio deles.
47 Apedreja-os com as pedras de uma grande multidão, fura-os com as suas espadas. Eles matarão seus filhos e suas filhas, e queimarão as suas casas.
48 Então Eu irei remover a impiedade da terra, para que todas as mulheres sejam instruídas e não venham a fazer de acordo com a sua impiedade.
49 A vossa impiedade será recompensada sobre vós, e levareis a iniquidade de vossos ídolos. E sabereis que Eu sou o Senhor."

Nenhum comentário: