INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 03/10/2018
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

sábado, 20 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 22

1 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 E tu, ó filho do homem, porventura julgarás mesmo a cidade sanguinária? Sim, declara a ela todas as suas iniquidades.
3 E dirás: Assim diz o Senhor Deus: Ó cidade que derrama sangue no seu meio de modo que venha o seu tempo, e que forja ídolos contra si mesma para se contaminar!
4 No seu sangue que tens derramado, nisto tens transgredido; e nos teus ídolos que tens forjado tens poluído a ti mesma. Fizeste aproximar-se o teu dia e encurtaste o tempo dos teus anos. Por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todos os países,
5 daqueles que estão perto de ti e daqueles que estão muito distantes, e eles zombam de ti, de ti que és notoriamente imunda e abundante em iniquidades.
6 Eis que os príncipes da casa de Israel conspiraram em ti, cada um com a sua parentela, para que possam derramar sangue.
7 Em ti eles tem insultado pai e mãe, e em ti se comportaram injustamente em relação ao estrangeiro. Eles têm oprimido o órfão e a viúva.
8 Porquanto eles têm desprezado as minhas coisas sagradas, e em ti profanaram os meus sábados.
9 Há ladrões em ti para derramar sangue no teu meio; em ti há os que comem sobre os montes, os quais forjaram a impiedade no meio de ti.
10 Em ti eles descobriram a vergonha do seu pai, e em ti humilharam a que estava separada por causa da sua impureza.
11 Pois tem eles tratado de forma contrária à lei, cada um deles, com a mulher de seu próximo; cada um deles em impiedade contaminou a sua nora, e em ti humilhou, cada um deles, a sua irmã, filha de seu pai.
12 Em ti eles tem recebido presentes para derramar sangue; tem eles recebido juros em ti, e ganhos de usura. Pela opressão tens feito a tua malícia chegar ao máximo, e te esqueceste de mim, diz o Senhor.
13 Porém, se eu abater a minha mão sobre as tuas iniquidades que tens realizado, que já fizeste, e por causa do sangue que foi derramado no meio de ti,
14 suportá-lo-ia o teu coração? As tuas mãos estarão fortes nos dias que irei trazer sobre ti? Eu, o Senhor, o disse e irei cumpri-lo.
15 Espalhar-te-ei entre as nações e irei dispersar-te pelas terras, e a tua impureza será removida de ti.
16 Darei heranças em ti aos olhos das nações, e sabereis que eu sou o Senhor.
17 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
18 Filho do homem, eis que os da casa de Israel tornaram-se todos, para mim, como se estivessem misturados, tal como o bronze, ferro, estanho e chumbo se misturam em meio à prata.
19 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Deus. Porquanto vos tornastes uma mistura, por este motivo eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém,
20 tal como a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo estão reunidos no meio da fornalha para que se sopre o fogo que está nela, para que possam ser derretidos. Deste modo, tomar-te-ei na minha ira, recolher-te-ei e te farei derreter.
21 Soprarei sobre vós o fogo do meu furor, e sereis fundidos no meio dela.
22 Como se funde a prata no meio da fornalha, assim sereis fundidos no seu meio. E sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós.
23 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
24 Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra não regada de chuvas, nem tem vindo chuva sobre ti no dia da ira.
25 Seus príncipes no meio dela são como leões rugidores apreendendo a presa, devorando almas pela opressão e aceitando subornos. E as suas viúvas são multiplicadas no seu meio.
26 Os seus sacerdotes, igualmente, têm desprezado a minha lei, profanando as minhas coisas santas; não tem feito separação entre o santo e o profano nem têm distinguido entre o imundo e o limpo; escondem os seus olhos de meus sábados, e fui profanado no meio deles.
27 Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam para derramar sangue, a fim de que possam obter lucro desonesto.
28 Os profetas que rebocam com cal estas coisas, eles cairão, os que vêem vaidades e profetizam mentiras, dizendo: Assim diz o Senhor; quando o Senhor não o falou;
29 esses que gravosamente oprimem o povo da terra com a injustiça, cometendo roubos; que oprimem os pobres e necessitados, e não tratam de forma justa o estrangeiro.
30 Busquei dentre eles um homem que se comportasse com retidão, um que ficasse de pé diante de mim, perfeitamente, no tempo da ira, de modo que eu não a destruísse completamente, todavia não o achei.
31 Portanto, derramei o meu furor sobre ela no ardor da minha ira, para completá-lo. Pois tenho retribuído os seus caminhos em suas próprias cabeças, diz o Senhor Deus.

Nenhum comentário: