INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 20 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 21

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2 Profetiza, ó filho do homem; dirige o teu rosto com firmeza em direção a Jerusalém, e olha para os seus lugares santos. E profetizarás contra a terra de Israel.
3 E dize à terra de Israel: Assim diz o Senhor: Eis que eu estou contra ti. Retirarei a minha espada da bainha e destruirei no meio de ti o transgressor e o injusto.
4 Pois irei destruir, no meio de ti, o injusto e o transgressor, e por este motivo a minha espada sairá da sua bainha contra toda a carne, desde o sul até o norte;
5 e toda a carne saberá que eu, o Senhor, retirei a minha espada da bainha. Ela não retornará mais.
6 Mas tu, ó filho do homem, geme com o alquebrar dos teus lombos; deverás mesmo gemer muito, aos seus olhos.
7 E acontecerá, se eles te disserem: Por que gemes? que lhes dirás: Por causa das novas. Porque já vem, e todo coração se quebrantará; todas as mãos ficarão enfraquecidas, toda a carne e todo o espírito desfalecerão e todas as coxas deverão ser contaminadas pela urina. Eis que já vem, diz o Senhor.
8 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
9 Filho do homem, profetiza e dize: Assim diz o Senhor. Ele diz: Espada, espada, sê afiada e enraivece-te,
10 para que possas fazer vítimas; torna-te afiada a fim de que possas reluzir, pronta para o abate; massacra, avilta, menospreza a qualquer árvore.
11 Ele a fez pronta para sua mão manejá-la. A espada está afiada, preparada para ser colocada na mão do matador.
12 Clama e uiva, ó filho do homem, porque essa espada tem vindo sobre o meu povo; essa espada tem vindo sobre todos os príncipes de Israel. Serão eles como estranhos. Julgamento com a espada vem sobre o meu povo. Portanto, bate as tuas palmas, pois a sentença já  foi passada.
13 Todavia, e se a própria tribo for rejeitada? Não o será, diz o Senhor Deus.
14 Mas tu, ó filho do homem, profetiza e bate as tuas palmas, e lança mão, ainda, de uma segunda espada. A terceira espada é a espada dos mortos, a grande espada dos mortos. Golpeá-los-ás com espanto, a fim de que todo o coração desfaleça,
15 e de que os fracos multipliquem-se à cada porta. Eles foram dados ao abate da espada. Ela está bem preparada para ele, está bem preparada para reluzir.
16 Mas tu, espada, segue em frente, aguça-te à direita e à esquerda, por onde quer que o teu rosto se fixar.
17 Também eu irei bater palmas, e desafogarei a minha indignação. Eu, o Senhor, o disse.
18 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
19 E tu, ó filho do homem, propõe-te dois caminhos pelos quais a espada do rei de Babilônia possa entrar. Os dois sairão de um mesmo país. Haverá um exército na parte superior do caminho da cidade. Pô-lo-ás no topo do caminho,
20 para que a espada possa vir sobre Rabá dos filhos de Amom, e sobre Judá e Jerusalém no meio dela.
21 Porque o rei de Babilônia estará sobre o antigo caminho, à frente dos dois caminhos, com o fim de fazer adivinhações, para tornar brilhante a seta, para inquirir das imagens esculpidas e examinar as vítimas.
22 À sua direita está a adivinhação contra Jerusalém, para levantar uma tranqueira e para abrir a sua boca, gritando; para altear a voz com gritos, para levantar uma tranqueira contra as suas portas, para erguer um montão e construir fortalezas.
23 (No entanto, ele mesmo parecia-lhes como um que faz uso de adivinhação diante deles, lembrando as suas iniquidades com o fim de que pudessem ser tidas em conta.)
24 Portanto, assim diz o Senhor: Uma vez que tendes feito com que as vossas iniquidades sejam lembradas na descoberta de vossa maldade, para que os vossos pecados devam ser vistos em toda a vossa maldade e em vossas práticas perversas, porquanto as fizestes vir à memória, nelas sereis apreendidos.
25 E a ti, profano, ímpio príncipe de Israel, cujo dia e cujo fim vieram dar em um mar de iniquidade, assim diz o Senhor:
26 Tens retirado o diadema e colocado a coroa, mas não haverá outra depois dela. Tu rebaixaste o que era alto e exaltaste o que era baixo.
27 Injustiça, injustiça; isso farei. Ai dele! Assim será, até que venha aquele a quem pertence, e dá-lo-ei a ele.
28 Mas tu, ó filho do homem, profetiza e dize: Assim diz o Senhor acerca dos filhos de Amom e acerca do seu opróbrio. Então dirás: Ó espada, espada, desembainhada para o abate, desembainhada para a destruição! Desperta, a fim de que possas reluzir,
29 enquanto estás a ter visões vãs e enquanto estás profetizando mentiras, para trazer-te a ti mesma sobre os pescoços de ímpios transgressores. O dia chegou, chegou o fim em um mar de iniquidade.
30 Volta, não tenhas descanso. Neste lugar onde nasceste, na tua própria terra te julgarei,
31 e derramarei o meu furor sobre ti. Soprarei sobre ti com o fogo do meu furor, e entregar-te-ei nas mãos de bárbaros, mestres nas obras de destruição.
32 Serás combustível para o fogo, e o teu sangue estará no meio da tua terra. Não haverá mais lembrança alguma de ti, porque eu, o Senhor, o disse.

Nenhum comentário: