INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF. Atualizada em 18/09/2018
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

sábado, 20 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 20

1 E sucedeu que, no sétimo ano, no décimo quinto dia do mês, vieram uns homens dos anciãos da casa de Israel para consultar ao Senhor, e assentaram-se diante de mim.
2 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
3 Filho do homem, fala aos anciãos da casa de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor. Viestes para consultar-me? Tão certo como eu vivo, não serei consultado por vós, diz o Senhor.
4 Não tomarei eu vingança completa deles, filho do homem? Testemunha-lhes das iniquidades de seus pais,
5 e dize-lhes: Assim diz o Senhor: Desde o dia em que escolhi a casa de Israel, tornando-me conhecido à descendência da casa de Jacó, eu dei-me a conhecer a eles na terra do Egito, e ajudei-os com a minha mão, dizendo: Eu sou o Senhor vosso Deus.
6 Naquele dia eu os ajudei com a minha mão, para tirá-los da terra do Egito e para levá-los para a terra que lhes preparei, terra que mana leite e mel, abundante além de todas as terras.
7 E eu lhes disse: Que cada um jogue fora as abominações que estão diante dos seus olhos, e não vos contamineis mais com os ídolos do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
8 Porém eles se rebelaram contra mim, e não quiseram ouvir-me. Não jogaram fora as abominações que estavam diante de seus olhos e não abandonaram os ídolos do Egito. Portanto, eu disse que iria derramar-lhes o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles, no meio do Egito.
9 E eu agi para que o meu nome não devesse ser de todo profanado aos olhos das nações no meio das quais estão, entre os quais me dei a conhecer a eles, à sua vista, tirando-os da terra do Egito .
10 Levei-os para o deserto,
11 e dei-lhes os meus mandamentos, fazendo-lhes conhecer as minhas ordenanças, tudo aquilo que se um homem cumprir viverá por isto.
12 E dei-lhes os meus sábados, para que fossem um sinal entre mim e eles, para que conhecessem que eu sou o Senhor que os santifica.
13 E eu disse para a casa de Israel, no deserto: Andai em meus mandamentos. Eles, contudo, não andaram neles, rejeitando as minhas ordenanças, pelas quais o homem que as cumprir viverá por elas, e gravosamente profanaram os meus sábados. Então, eu disse que iria derramar sobre eles o meu furor, no deserto, para os consumir.
14 Entretanto, agi para que o meu nome não devesse ser de todo profanado diante dos gentios, ante cujos olhos os fiz sair.
15 E levantei a minha mão contra eles no deserto, de uma vez por todas, para que não mais os trouxesse à terra que lhes dei, terra que mana leite e mel e que é mais doce do que todas as terras;
16 porquanto rejeitaram as minhas ordenanças e não andaram nos meus mandamentos, mas profanaram os meus sábados indo atrás das imaginações de seus corações.
17 No entanto os meus olhos os pouparam, para não destruí-los totalmente. Pois eu não queria dar fim deles no deserto.
18 E disse eu a seus filhos, no deserto: Não andeis nos costumes de vossos pais e não guardeis os seus preceitos; não tenhais comunhão com as suas práticas nem vos contamineis com elas.
19 Eu sou o Senhor vosso Deus. Andai nos meus mandamentos e guardai os meus juízos, cumprindo-os.
20 Santificai os meus sábados, para que sejam um sinal entre mim e vós, e para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
21 Entretanto, eles me provocaram. Os seus filhos não andaram conforme os meus mandamentos e não tiveram cuidado das minhas ordenanças para praticá-las, pelas quais o homem que as cumprir viverá por elas, mas profanaram os meus sábados. Então, eu disse que iria derramar-lhes o meu furor no deserto, para cumprir contra eles a minha ira.
22 Mas agi para que o meu nome não fosse completamente profanado perante os gentios; e os tirei para fora, aos seus olhos.
23 E levantei a minha mão contra eles no deserto, jurando que os espalharia entre as nações e dispersá-los-ia nos países,
24 porque não mantiveram as minhas ordenanças, rejeitaram os meus mandamentos e profanaram os meus sábados, indo, os seus olhos, após as imaginações de seus pais.
25 Nesse tempo, lhes dei mandamentos que não eram bons e ordenanças pelas quais não poderiam viver.
26 E eu irei contaminá-los por seus próprios decretos, quando encontrar-me com cada um que abre o ventre, para que possa destruí-los.
27 Portanto, ó filho do homem, fala à casa de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor: Até agora vossos pais me provocaram com suas ofensas, nas quais transgrediram contra mim.
28 Ainda que eu os trouxe para a terra a respeito da qual levantei a minha mão para dar-lhes, contudo eles olharam para todo outeiro alto e para cada árvore frondosa, e ali sacrificaram aos seus deuses, e ofereceram ali um aroma suave, derramando as suas libações.
29 Então, eu disse-lhes: O que é Abama, que tendes ido para lá? E chamaram o seu nome Abama, até o dia de hoje.
30 Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor: Vós vos manchastes com as iniquidades de vossos pais, indo prostituir-se com as suas abominações,
31 e vos contaminastes com as primícias de seus dons nas ofertas com que fostes poluir-vos em todas as vossas imaginações, até o dia de hoje. Deveria eu responder-vos, ó casa de Israel? Como eu vivo, diz o Senhor, não vos responderei, nem isso virá ao vosso espírito.
32 E não sucederá como dizeis: Seremos como as nações e como as tribos da terra, para adorarmos as árvores e as pedras.
33 Portanto, como eu vivo, diz o Senhor, reinarei sobre vós com mão forte, com braço estendido e com indignação derramada.
34 Eu vos tirarei dentre as nações e irei conduzir-vos para fora das terras pelas quais fostes dispersos, com mão forte, com braço estendido e com indignação derramada.
35 Levar-vos-ei para o deserto das nações e entrarei em juízo convosco, lá, face à face.
36 Como entrei em juízo com vossos pais no deserto da terra do Egito, assim eu vos julgarei, diz o Senhor.
37 Far-vos-ei passar debaixo da minha vara, enumerando-vos.
38 Separarei do meio de vós os ímpios e os rebeldes; Conduzi-los-ei para fora do seu local de peregrinação, e não entrarão na terra de Israel. Então, sabereis que eu sou o Senhor, o Senhor.
39 E quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor, o Senhor: Afastai, cada um de vós, as suas más práticas. Daqui em diante, se me ouvirdes, não mais profanareis meu santo nome com as vossas ofertas e com os vossos ídolos.
40 Pois no meu santo monte, naquele alto monte, diz o Senhor, o Senhor, deverá toda a casa de Israel servir-me, para sempre. Ali vos aceitarei e terei consideração pelas vossas primícias e pelas primícias das vossas ofertas, em todas as vossas coisas consagradas.
41 Pois irei aceitar-vos como um aroma suave quando eu vos tirar dentre as nações, levando-vos para fora das terras nas quais fostes espalhados. E serei santificado no meio de vós, aos olhos das nações.
42 E sabereis que eu sou o Senhor, quando trouxer-vos para a terra de Israel, para a terra a respeito da qual levantei a minha mão para dá-la a vossos pais.
43 Vós, pois, ali vos lembrareis dos vossos caminhos e dos vossos ídolos, com os quais fostes impuros, e ireis lamentar-vos por toda a vossa maldade.
44 E sabereis que eu sou o Senhor quando fizer assim convosco, para que o meu nome não possa ser mais profanado em vossos maus caminhos e em vossos feitos corruptos, diz o Senhor.
45 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
46 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Temã, olha para Parã e profetiza contra a grande floresta do Sul;
47 e dize à floresta do Sul: Ouvi a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor, o Senhor: Eis que irei acender um fogo em ti, o qual consumirá em ti toda a árvore verde e toda a árvore seca. A chama que irá acender-se não se apagará, e cada rosto deverá ser queimado por ela, desde o sul até o norte.
48 E saberá toda a carne que eu, o Senhor, o acendi; não se apagará.
49 Então, eu disse: Não é assim, ó Senhor Deus! Pois eles dizem para mim: Não é, isso que se fala, tão somente uma parábola?

Nenhum comentário: