INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 14 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 13

1 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel. Pois deverás profetizar, e dizer-lhes: Ouvi a palavra do Senhor.
3 Assim diz o Senhor: Ai dos que profetizam de seu próprio coração, e que nada veem.
4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.
5 Eles não permaneceram firmes, mas se reuniram em bandos contra a casa de Israel, estes que dizem:
6 No dia do Senhor; não tendo se firmado, vendo visões falsas e profetizando vaidades. Os quais dizem: o Senhor diz; e o Senhor não os enviou. Contudo, ainda assim, eles tentam confirmar a sua palavra.
7 Acaso não tivestes uma visão falsa? e não falastes profecias vãs?
8 Portanto, diz-lhes: Assim diz o Senhor: Uma vez que as vossas palavras são falsas e as vossas profecias vãs, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o Senhor.
9 Estenderei a minha mão contra os profetas que tem visões falsas e contra aqueles que proferem vaidades. Eles não irão participar na instrução do meu povo, não serão escritos no rolo da casa de Israel nem entrarão na terra de Israel. E saberão que eu sou o Senhor.
10 Porque eles fizeram errar o meu povo, dizendo: Paz; e não há paz. Se alguém construir uma parede e eles a rebocarem, ela cairá.
11 Dize aos que a rebocam: Cairá. Haverá uma chuva inundante, enviarei grandes pedras de encontro as suas junções, e ela desabará; haverá um vento arrasador e será quebrada.
12 E eis que a parede caiu. Mas não irão eles dizer-te: Onde está o seu reboco, com que a rebocaste?
13 Portanto, assim diz o Senhor: Farei com que irrompa uma explosão arrebatadora, com grande fúria, e haverá uma chuva inundante por causa do meu furor. Em minha fúria farei vir grandes pedras para completar a destruição.
14 Irei derrubar o muro que tendes rebocado, e ele cairá; pô-lo-ei no chão, seus fundamentos serão descobertos, e cairá; sereis consumidos com repreensões, e sabereis que eu sou o Senhor.
15 Cumprirei o meu furor contra o muro e contra os que o rebocam. Ele irá cair, e eu vos direi: O muro não existe mais nem os que o rebocam,
16 os profetas de Israel que profetizam acerca de Jerusalém, e que veem visões de paz para ela sem que haja paz, diz o Senhor.
17 Mas tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto com firmeza contra as filhas do teu povo, as quais profetizam de seu próprio coração. Profetiza contra elas.
18 E dirás: Assim diz o Senhor: Ai das que cosem almofadinhas para serem atadas abaixo de cada cotovelo, e que fazem véus para serem postos sobre cabeças de todos os tamanhos, a fim de perverterem as almas! As almas do meu povo estão pervertidas, contudo elas as têm mantido para si mesmas, vivas.
19 Elas me tem desonrado perante o meu povo por um punhado de cevada e por pedaços de pão, para matar as almas que não haviam de morrer e manter vivas as almas que não deveriam viver, enquanto se fala a um povo que ouve discursos vãos.
20 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra as vossas almofadinhas, com as quais confundis as almas, e irei arrancá-las de vossos braços, a fim de pôr em liberdade as almas que vós tendes pervertido para dispersá-las.
21 Rasgarei vossos véus e irei resgatar o meu povo das vossas mãos. Pois eles já não deverão estar mais em vossas mãos para serem confundidos. E sabereis que eu sou o Senhor.
22 Porquanto pervertestes o coração dos justos, o qual eu não havia pervertido, a fim de fortalecer as mãos do maligno para que ele não se converta do seu mau caminho, e viva.
23 Por isso não vereis mais falsas visões, e não mais proferireis profecias. Mas eu livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou o Senhor.

Nenhum comentário: