INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 14

1 Vieram até mim alguns homens do povo de Israel, dos anciãos, e assentaram-se diante de mim.
2 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
3 Filho do homem, estes homens têm concebido os seus propósitos em seus corações, havendo colocado diante de seus rostos o castigo das suas iniquidades. Deveria eu, em verdade, responder-lhes?
4 Portanto, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor: Qualquer homem da casa de Israel que conceber seus propósitos em seu coração, e colocar diante de seu rosto o castigo da sua iniquidade, vindo ele ao profeta, eu, o Senhor, lhe responderei de conformidade com as coisas em que sua mente está envolvida
5 a fim de que faça desviar-se a casa de Israel de acordo com seus corações, que alienaram de mim em seus pensamentos.
6 Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, convertei-vos das vossas práticas malignas e de todos os vossos pecados, voltando para trás o vosso rosto, outra vez.
7 Porque qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que afastar-se de mim e conceber imaginações em seu coração, colocando diante do seu rosto o castigo da sua iniquidade, e vier ao profeta para perguntar a meu respeito, eu, o Senhor, lhe responderei de acordo com as coisas nas quais está envolvido.
8 Porei a minha face contra aquele homem, fá-lo-ei desolado e em ruínas e exterminá-lo-ei do meio do meu povo. E sabereis que eu sou o Senhor.
9 Se um profeta vier a ser causa de erro com a sua fala, eu, o Senhor, fiz com que o profeta errasse. Estenderei a minha mão contra ele e o destruirei totalmente, tirando-o do meio do meu povo Israel.
10 E levarão a sua iniquidade, de acordo com a ofensa daquele que consulta; do mesmo modo sucederá ao profeta, de acordo com a sua transgressão,
11 a fim de que a casa de Israel não mais se extravie de mim e para que não mais se contaminem com qualquer uma das suas transgressões. Desse modo, eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, diz o Senhor.
12 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
13 Filho do homem, se uma terra pecar contra mim, cometendo transgressão, estenderei a minha mão contra ela e irei tirar o seu sustento de pão; e enviarei contra ela a fome, eliminando dela os homens e os animais.
14 Ainda que estes três homens, Noé, Daniel e Jó, viessem a estar no meio dela, eles tão somente deveriam ser salvos pela sua justiça, diz o Senhor.
15 Se, além disso, eu trouxer feras sobre a terra, tomando vingança sobre ela, e tornar-se arruinada, não havendo ninguém para passar através dela por medo dos animais selvagens,
16 ainda que esses três homens viessem a estar no meio dela, como eu vivo, diz o Senhor, nem os seus filhos nem as suas filhas seriam salvos, mas esses tão somente deveriam ser salvos; e a terra seria destruída.
17 Ou, ainda mais, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, dizendo: Que a espada passe pela terra; e eliminar dela o homem e o animal,
18 ainda que esses três homens viessem a estar no meio dela, tão certo como eu vivo, diz o Senhor, eles não deveriam livrar seus filhos ou suas filhas, mas tão somente eles seriam salvos.
19 Ou se, além disso, eu devesse enviar a peste sobre aquela terra, e derramasse o meu furor sobre ela, com sangue, para eliminar dela homens e animais,
20 e viessem Noé, Daniel e Jó a estar no meio dela, como eu vivo, diz o Senhor, não lhes seriam deixados nem filhos nem filhas. Tão somente eles, pela sua justiça, livrariam as suas almas.
21 Assim diz o Senhor: E se eu também enviar sobre Jerusalém os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as feras e a peste, para eliminar dela homens e animais,
22 contudo ainda haverá homens deixados nela, os que escaparem, os quais conduzirão adiante deles filhos e filhas. Eis que eles virão a vós e conhecereis os seus caminhos e os seus pensamentos. Vós lamentareis os males que eu trouxe sobre Jerusalém, todos os males que eu tiver trazido sobre ela;
23 e sereis consolados por eles, porquanto vereis o seu caminho e os seus pensamentos, e sabereis que não tenho feito em vão tudo quanto eu tiver feito nela, diz o Senhor.

Nenhum comentário: