INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 13

1 No vigésimo terceiro ano de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, começou Jeoacaz, filho de Jeú, a reinar em Samaria; e reinou dezessete anos.
2 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, andando nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais levou Israel a pecar; não se afastou deles.
3 Então, o Senhor muito se indignou contra Israel, entregando-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão do filho de Hadade, filho de Hazael, por todos os seus dias.
4 Jeoacaz, porém, suplicou ao Senhor e o Senhor lhe deu ouvidos, porquanto viu a aflição de Israel; pois o rei da Síria os oprimia.
5 O Senhor deu livramento para Israel, e eles escaparam da mão da Síria; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como dantes.
6 Tão somente que eles não se apartaram dos pecados da casa de Jeroboão, nos quais levou Israel a pecar, mas andaram neles. Também o bosque permaneceu em Samaria.
7 E sucedeu que não foi deixado nenhum exército para Jeoacaz, com exceção de cinquenta cavaleiros, dez carros e dez mil soldados de infantaria; pois o rei da Síria os tinha destruído, fazendo-os como pó para ser pisado.
8 Mas o restante dos atos de Jeoacaz, tudo o que ele fez, e os seus atos poderosos, não estão essas coisas todas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
9 Jeoacaz dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria. E Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar.
10 No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, Jeoás, filho de Jeoacaz, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, e reinou por dezesseis anos.
11 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, não se apartando de todos os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais levou Israel a pecar Todavia, andou neles.
12 Mas o restante dos atos de Jeoás e tudo o que ele fez, e os seus atos poderosos que realizou em conjunto com Amazias, rei de Judá, não estão todos estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
13 Jeoás dormiu com seus pais, e Jeroboão assentou-se no seu trono; e foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel.
14 Neste tempo, Eliseu estava padecendo da sua doença, da qual veio a morrer. Jeoás, rei de Israel, desceu a ele e chorou sobre o seu rosto, dizendo: Meu pai, meu pai! Carro de Israel e os seus cavaleiros!
15 Disse-lhe Eliseu: Toma um arco e flechas. E tomou ele para si um arco e flechas.
16 E disse ele ao rei: Põe a tua mão sobre o arco. Então Jeoás colocou a mão sobre ele. E Eliseu colocou suas mãos sobre as mãos do rei;
17 e disse: Abre a janela para o oriente. E ele a abriu. Então, Eliseu disse: Atira! E ele atirou. E Eliseu disse-lhe: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra a Síria. Ferirás os sírios em Afeque, até que sejam consumidos.
18 Disse-lhe, ainda, Eliseu: Toma o arco. E ele o tomou. E disse ele ao rei de Israel: Fere a terra. Então, o rei a feriu três vezes, e cessou.
19 E o homem de Deus ficou indignado contra ele, dizendo: Se tivesses ferido cinco ou seis vezes deverias ter ferido a Síria até que a tivesses consumido; agora, porém, ferirás a Síria apenas três vezes.
20 Eliseu morreu, e o sepultaram. E as tropas dos moabitas chegaram à terra, no início do ano.
21 E aconteceu, quando eles estavam enterrando um homem, eis que avistaram um bando; e lançaram o homem na sepultura de Eliseu. Entretanto, assim que ele tocou os ossos de Eliseu reviveu, levantando-se em seus pés.
22 E Hazael muito afligiu a Israel, por todos os dias de Jeoacaz.
23 Porém, o Senhor teve misericórdia e compaixão deles, e os respeitava por causa de sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó; e o Senhor não os quis destruir, não os expulsando da sua presença.
24 Hazael, rei da Síria, morreu, e o filho de Hadade, seu filho, reinou em seu lugar.
25 Então, Jeoás, filho de Jeoacaz, voltou e tomou as cidades das mãos do filho de Hadade, filho de Hazael, as quais ele tinha tomado das mãos de Jeoacaz, seu pai, na guerra. E Jeoás feriu-o trêz vezes, recuperando as cidades de Israel.

Nenhum comentário: