INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 12

1 Joás começou a reinar no sétimo ano de Jeú, e reinou quarenta anos em Jerusalém; e o nome de sua mãe era Zibia, de Berseba.
2 Fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, durante todos os dias em que Joiada, o sacerdote, instruiu-o.
3 Tão somente que os lugares altos não foram removidos e o povo ainda sacrificava lá, e queimava incenso nos altos.
4 E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à casa do Senhor, o dinheiro de avaliação, cada vez que qualquer homem trouxer este dinheiro, assim como todo o dinheiro que qualquer homem resolver, espontaneamente, trazer para a casa do Senhor,
5 que os sacerdotes o tomem, de cada homem, o produto de suas vendas, e com ele repararem os estragos da casa, em qualquer lugar onde uma brecha seja encontrada.
6 Sucedeu, porém, que, no vigésimo-terceiro ano do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado os estragos da casa.
7 Então, o rei Joás chamou Joiada, o sacerdote, e os outros sacerdotes, e disse-lhes: Por que não tendes reparado os estragos da casa? Agora, então, não recebereis mais o dinheiro de vossas vendas, porque haveis de entregá-lo para reparar os estragos da casa.
8 E concordaram os sacerdotes em não receber mais dinheiro do povo, assim como em reparar os estragos da casa.
9 Joiada, o sacerdote, tomou um baú, fez um buraco na sua tampa e colocou-o no altar na casa de um homem pertencente à casa do Senhor; e os sacerdotes que guardavam a entrada colocavam nele todo o dinheiro que se achava na casa do Senhor.
10 E sucedeu que, vendo eles que já havia muito dinheiro no baú, o escrivão do rei e o sumo sacerdote subiam, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na casa do Senhor;
11 e entregavam o dinheiro que havia sido recolhido nas mãos dos que faziam a obra, os superintendentes da casa do Senhor. E estes davam-no aos carpinteiros e aos construtores que trabalhavam na casa do Senhor,
12 e aos pedreiros e aos talhadores de pedra, para comprar madeira e pedras lavradas a fim de repararem os estragos da casa do Senhor, tudo o que deveria ser gasto nela, afim de repará-la.
13 Tão somente não deveriam ser feitos, para a casa do Senhor, pratos de prata, pregos, bacias, trombetas ou qualquer vaso de ouro ou de prata, do dinheiro que se trazia à casa do Senhor;
14 pois deveria ser dado aos trabalhadores. E reparavam com ele a casa do Senhor.
15 Também não se pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam o dinheiro para dá-lo aos trabalhadores, pois que eles agiam com fidelidade.
16 E o dinheiro para a oferta pelo pecado, assim como o dinheiro para a oferta pela culpa, tudo o que viesse a ser trazido para a casa do Senhor, ia para os sacerdotes.
17 Subiu Hazael, rei da Síria, e pelejou contra Gate, tomando-a. E decidiu ele, também, ir contra Jerusalém.
18 Joás, rei de Judá, tomou todas as coisas santas que Josafá, Jeorão e Acazias, seus pais, e os outros reis de Judá, tinham consagrado e que ele mesmo tinha dedicado, assim como todo o ouro que se achava nos tesouros da casa do Senhor e na casa do rei, enviando-os a Hazael, rei da Síria; e ele afastou-se de Jerusalém.
19 Mas o restante dos atos de Joás, tudo quanto ele fez, não estão essas coisas escritas no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?
20 Levantaram-se seus servos, fazendo uma conspiração, e feriram a Joás na casa de Milo, que está em Sila.
21 Porquanto Jozacar, filho de Simeate, e Jozabade, filho de Somer, seus servos, feriram-no, e ele morreu; e o sepultaram com seus pais na cidade de Davi. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: