INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

terça-feira, 3 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 11

1 Atalia, mãe de Acazias, vendo que seu filho estava morto, destruiu a toda a descendência real.
2 Porém Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou Joás, filho de seu irmão, e furtou-o dentre os filhos do rei que foram condenados à morte, escondendo-o, com a sua ama, num quarto interior. E escondeu-o da face Atalia. Assim, ele não foi morto;
3 e permaneceu com ela, escondido na casa do Senhor, por seis anos, enquanto Atalia reinava sobre a terra.
4 No sétimo ano, enviou Joiada mensageiros, tomando os centuriões dos cários e da guarda, e trazendo-os para ele na casa do Senhor. E fez um pacto do Senhor com eles, esconjurando-os. Joiada mostrou para eles o filho do rei,
5 e ordenou-lhes, dizendo: Isto é o que haveis de fazer:
6 Que uma terça parte de vós, no dia de sábado, vá e vigie a casa do rei, permanecendo no pórtico; outra terça parte permaneça na porta da subida, e a outra terça parte no portão, atrás dos homens de infantaria. E, desta forma, mantereis a guarda da casa.
7 Dois grupos haverá dos que saem no sábado, para guardarem a casa do Senhor, diante do rei.
8 Todos os homens cercarão ao rei, cada um com a sua arma na mão; e aquele que se aproximar morrerá. Estarão eles com o rei na sua saída e na sua entrada.
9 Então, os chefes de cem fizeram todas as coisas que o sábio Joiada ordenara; tomaram, cada um, os seus homens, tanto os que entravam no dia de sábado como aqueles que saiam nele, e foram ao de encontro de Joiada, o sacerdote.
10 E o sacerdote deu aos centuriões as lanças e as espadas do rei Davi, que estavam na casa do Senhor.
11 Os homens de infantaria estavam, cada um, com a sua arma na mão, do canto direito da casa até ao seu canto esquerdo, ao redor do altar e da casa do rei.
12 Trouxe ele o filho do rei, pondo-lhe a coroa e dando-lhe o livro do testemunho; e o fez reinar, ungindo-o. Então, eles bateram palmas, e disseram: Viva o rei!
13 Atalia ouviu o som das pessoas correndo, e foi ao encontro delas na casa do Senhor.
14 E olhou, e eis que o rei estava próximo de uma coluna, de acordo com o costume; e os cantores e os tocadores de trombetas estavam diante do rei; e todo o povo da terra, juntamente, se rejubilando e tocando as trombetas. Então, Atalia rasgou os seus vestidos e clamou: Conspiração, Conspiração!
15 Joiada, o sacerdote, deu ordem aos centuriões que estavam sobre o exército, dizendo-lhes: Trazei-a para fora das fileiras, e aquele que for após ela, certamente, morrerá pela espada. Pois o sacerdote dissera: Que ela não seja morta na casa do Senhor.
16 E puseram as mãos sobre ela, quando ia pelo caminho da entrada dos cavalos, na casa do rei, sendo morta lá.
17 E Joiada firmou um pacto entre o Senhor, o rei e o povo, pelo qual este seria o povo do Senhor; e também entre o rei e o povo.
18 E todo o povo da terra entrou na casa de Baal, despedaçando-a. Fizeram em pedaços os seus altares e as suas imagens, e mataram a Matã, o sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote designou superintendentes sobre a casa do Senhor.
19 Tomou ele os capitães das centenas, dos cários e da guarda, com todo o povo da terra, trazendo o rei da casa do Senhor; e eles entraram pelo caminho da porta dos servos da casa do rei, fazendo-o assentar-se lá, no trono dos reis.
20 Então, todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz. E mataram a Atalia pela espada, na casa do rei.
21 Joás tinha sete anos quando começou a reinar.

Nenhum comentário: