INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 1 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 10

1 Tinha Acabe setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu uma carta enviando-a para Samaria, para os seus governantes, para os mais idosos e para os responsáveis pelos filhos de Acabe, dizendo:
2 Agora, pois, assim que esta carta chegar a vós, sendo que estão convosco os filhos de vosso senhor, e convosco estão também carros e cavalos, e cidades fortes, e armas,
3 agi, portanto, de acordo com tudo isso. Escolhendo o melhor e o mais forte dentre os filhos de vosso senhor, ponde-o sobre o trono de seu pai. E lutai pela casa de vosso senhor.
4 Contudo, tiveram eles grande temor, e disseram: Eis que dois reis não permaneceram diante dele. Como subsistiremos nós?
5 Então os que tinham o cargo da casa, os que estavam sobre a cidade, os anciãos e os guardiões, enviaram mensageiros a Jeú, dizendo: Nós também somos teus servos; tudo o que tu nos disseres, cumpriremos. Não iremos fazer qualquer homem rei; porém, faremos o que é reto aos teus olhos.
6 Jeú escreveu-lhes uma segunda carta, dizendo: Se vós sois por mim e ouvis a minha voz, tomai as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e trazei-as para mim, nesta mesma hora, amanhã, em Jezreel. Contudo os filhos do rei eram setenta varões, e os homens importantes da cidade criavam-nos.
7 E sucedeu, quando a carta chegou para eles, que tomaram os filhos do rei e os mataram, os setenta homens, e puseram as suas cabeças em cestos, mandando-as para Jezreel.
8 Veio um mensageiro e relatou-lhe, dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Colocai-as em dois montões à entrada do portão, até pela manhã.
9 A manhã veio, e ele adiantou-se; e, estando em pé, disse a todo o povo: Vós sois justos. Eis que conspirei contra o meu senhor e o matei; todavia, quem feriu a todos estes?
10 Vede, agora, que não há de cair no chão nada da palavra do Senhor que ele falou contra a casa de Acabe. Porque o Senhor tem realizado tudo o que falou por intermédio de seu servo Elias.
11 E Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jezreel, a todos os seus grandes, aos seus companheiros e aos seus sacerdotes, de modo a não deixar-lhe qualquer resquício.
12 Então ele se levantou e foi para Samaria; e estava na casa da tosquia de ovelhas, diante da estrada.
13 Jeú encontrou ali os irmãos de Acazias, rei de Judá, e disse-lhes: Quem sois vós? E eles responderam: Somos os irmãos de Acazias, e descemos para saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
14 Então ele disse: Tomai-os vivos. E eles os mataram junto da casa de tosquia, quarenta e dois homens. Não ficou um só homem deles.
15 Saindo de lá, encontrou Jonadabe, filho de Recabe, que vinha ao seu encontro. Jeú saudou-o, dizendo-lhe: É teu coração direito com o meu coração, assim como meu coração é com o teu coração? Respondeu-lhe Jonadabe: É. E Jeú disse-lhe: Se assim é, então dá-me a tua mão. Deu-lhe a mão, e ele fê-lo subir consigo ao carro.
16 E disse-lhe: Vem comigo, e ver-me-ás ser zeloso pelo Senhor. E o fez assentar-se no seu carro.
17 Então ele entrou em Samaria e feriu a todos os que haviam sido deixados de Acabe em Samaria, até destrui-los totalmente, de acordo com a palavra do Senhor que ele falara através de Elias.
18 E Jeú reuniu a todo o povo, dizendo-lhes: Acabe serviu pouco a Baal; Jeú muito o servirá.
19 Ora, em seguida, vós, os profetas de Baal, chamai a todos os seus servos e aos seus sacerdotes, a fim de virem a mim; que não falte um só homem, porquanto tenho um grande sacrifício para oferecer a Baal. Todo aquele que faltar morrerá. Jeú, porém, fez isto com astúcia para que pudesse destruir os servos de Baal.
20 E disse mais Jeú: Santificai um festival solene para Baal. E eles fizeram uma proclamação.
21 Enviou Jeú mensageiros por todo o Israel, dizendo: Agora, então, que todos os servos de Baal, todos os seus sacerdotes e todos os seus profetas, venham; que nenhum falte, porque estou para oferecer um grande sacrifício. Todo aquele que faltar não viverá. E todos os servos de Baal vieram, e todos os seus sacerdotes, e todos os seus profetas; não houve um que não viesse. Entraram eles na casa de Baal, e a casa de Baal estava cheia, de uma ponta à outra.
22 Então ele disse ao homem que tinha a seu cargo a casa onde se guardavam as roupas: Retira uma vestimenta para cada um dos servos de Baal. E o guarda das vestes trouxe-as para eles.
23 Jeú e Jonadabe, filho de Recabe, entraram na casa de Baal e disseram aos servos de Baal: Examinai e vede se há entre vós algum dos servos do Senhor, ou somente os servos de Baal.
24 E ele saiu para oferecer sacrifícios e holocaustos. Jeú, então, escolheu para si mesmo oitenta homens, e disse-lhes: Todo homem que vier a escapar dos que coloco em vossas mãos, a vida daquele que o poupa responderá pela sua vida.
25 E sucedeu, quando ele tinha acabado de oferecer o holocausto, que Jeú disse aos servos e aos oficiais: Ide e matai-os; não deixeis que um só homem deles escape. Então eles os feriram ao fio da espada, e os servos e os oficiais lançaram os corpos fora. E foram da casa de Baal para a cidade,
26 e arrancaram a coluna de Baal, queimando-a.
27 E derrubaram as colunas de Baal, fazendo de sua casa uma casa devastada, até o dia de hoje.
28 Assim, Jeú aboliu a Baal de Israel.
29 No entanto Jeú não deixou de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais ele levou Israel a pecar, os quais pecados eram as novilhas de ouro em Betel e em Dã.
30 E o Senhor disse para Jeú: Por causa de todas as tuas obras, com as quais agiste bem em fazer o que era reto aos meus olhos, e de acordo com todas as coisas que tens feito para a casa de Acabe, conforme estavam no meu coração, teus filhos, até a quarta geração, se assentarão no trono de Israel.
31 Jeú, porém, não teve o cuidado de andar na lei do Senhor Deus de Israel com todo o seu coração, não se apartando de seguir nos pecados de Jeroboão, com os quais fez pecar a Israel.
32 Naqueles dias o Senhor começou a diminuir as fronteiras de Israel. E Hazael atacou em todos os limites de Israel,
33 a partir do Jordão e indo para o oriente: toda a terra de Gileade, pertencente aos gaditas; a terra de Gade, de Rúben e de Manassés, desde Aroer, que está à beira do ribeiro de Arnom, e Gileade e Basã.
34 Mas o restante dos atos de Jeú, tudo o que ele fez e todo o seu poder, e as guerras em que se envolveu, não estão essas coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
35 Jeú dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar.
36 Todo o tempo que Jeú reinou sobre Israel foram vinte e oito anos, em Samaria.

Nenhum comentário: