INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 1 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 9

1 O profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos, toma este frasco de azeite na tua mão e vai para Ramote-Gileade.
2 Entrando lá, verás a Jeú, filho de Josafá, filho de Ninsi; farás com que ele se levante do meio de seus irmãos e conduzi-lo-ás para uma câmara secreta.
3 Então tomarás o frasco de azeite e irás derramá-lo sobre a sua cabeça, dizendo: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Em seguida, abrindo a porta, fugirás. E não te detenhas.
4 E o jovem profeta foi para Ramote-Gileade.
5 Entrou ele, e eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Tenho uma mensagem para ti, ó capitão. Jeú perguntou-lhe: Para qual de nós? E ele respondeu: Para ti, ó capitão.
6 Então Jeú levantou-se, entrando na casa; e ele derramou o azeite sobre a sua cabeça, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi para que sejas rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel;
7 destruirás de todo a casa de teu senhor Acabe, diante de mim, e vingarás o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor que está nas mãos de Jezabel, 
8 e nas mãos de toda a casa de Acabe. Exterminarás completamente, da casa de Acabe, todo o homem; tanto o que estiver preso como o que estiver em liberdade em Israel.
9 Irei fazer a casa de Acabe como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías.
10 Os cães comerão a Jezabel na eira de Jezreel, e não haverá quem a enterre. Então ele, abrindo a porta, fugiu.
11 Jeú saiu aos servos de seu senhor, os quais disseram-lhe: Está tudo bem? Por que veio esse louco a ti? E ele respondeu-lhes: Vós conheceis o homem, e o que ele disse.
12 Eles, porém, disseram: Não é assim; conte-nos agora. E Jeú disse-lhes: Desta maneira falou-me ele, dizendo: Assim diz o Senhor: Eu te ungi para ser rei sobre Israel.
13 Ouvindo eles isto, apressaram-se, e cada um tomou a sua capa pondo-a debaixo dele, no topo da escadaria; e tocaram a trombeta, e disseram: Jeú é rei.
14 Então Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão; e Jorão estava defendendo Ramote-Gileade, ele e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Síria.
15 O rei Jorão tinha voltado para se curar em Jezreel das feridas que os sírios lhe fizeram, em sua guerra contra Hazael, rei da Síria. E Jeú disse: Se o vosso coração está comigo, que não saia da cidade um só que escape para ir fazer um relato em Jezreel!
16 Jeú montou e foi, descendo a Jezreel; porque Jorão, rei de Israel, estava se curando em Jezreel das feridas de flechas que os sírios lhe haviam infligido em Ramote, na guerra contra Hazael, rei da Síria; pois ele era um homem forte e poderoso. E Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão.
17 Um atalaia na torre de Jezreel ergueu-se, e viu a poeira levantada por Jeú enquanto ele se aproximava; e disse: Vejo poeira. Disse Jorão: Toma um cavaleiro e envia-o ao seu encontro; e que ele fale: Paz!
18 Foi-se um cavaleiro ao encontro deles, e disse: Assim diz o rei: Paz! Mas Jeú disse-lhe: Que tens tu com a paz? Vai para trás de mim. E o vigia o relatou, dizendo: O mensageiro chegou até eles, mas não voltou.
19 E ele enviou outro cavaleiro, que foi até ele e disse: Assim diz o rei: Paz! Mas Jeú disse-lhe: Que tens tu com a paz? Vai para trás de mim.
20 E o vigia o relatou, dizendo: Ele foi até eles, mas não voltou; e o condutor conduz a Jeú, filho de Ninsi, pois o faz com uma pressa furiosa.
21 Então disse Jorão: Preparai o carro. E um deles preparou o carro. Jorão, rei de Israel, saiu, e também Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro; e foram ao encontro de Jeú, encontrando-o na porção de Nabote, o jezreelita.
22 Sucedeu que vendo Jorão a Jeú, disse-lhe: Há paz, Jeú? E Jeú respondeu-lhe: Como pode haver paz? Pois subsistem, ainda, as prostituições da tua mãe Jezabel, e as suas abundantes feitiçarias!
23 Jorão, então, deu volta, fugindo, e disse para Acazias: Traição, Acazias!
24 Mas Jeú encurvou seu arco com toda a força, ferindo a Jorão entre os braços. A flecha lhe saiu pelo coração, e ele inclinou-se sobre os seus joelhos.
25 E disse Jeú a Bidcar, seu capitão: Lança-o ao chão na porção de Nabote, o jezreelita; pois eu e tu nos lembramos de que, quando estávamos em carros indo após Acabe, seu pai, que o Senhor pronunciou contra ele esta sentença, dizendo:
26 Certamente vi ontem o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e eu retribuirei a ele nesta porção, diz o Senhor. Agora, então, peço-te, levanta-o e lança-o na porção, de acordo com a palavra do Senhor.
27 Acazias, rei de Judá, vendo isto, fugiu pelo caminho de Bete-Hagã. Mas Jeú perseguiu-o, e disse: Matem-no, também. E um deles o feriu no carro, onde começa a subida de Gur, que é Ibleão; e ele fugiu para Megido, morrendo ali.
28 Seus servos o colocaram em um carro e o trouxeram a Jerusalém, enterrando-o na sua sepultura na cidade de Davi.
29 No ano undécimo de Jorão, rei de Israel, Acazias começou a reinar sobre Judá.
30 Então Jeú veio para Jezreel. Jezabel, tendo ouvido falar dele, coloriu os seus olhos e enfeitou a sua cabeça; e olhou pela janela.
31 Jeú entrou na cidade, e disse ela: Teve Zinri, o assassino de seu senhor, a paz?
32 Levantando ele o rosto para a janela, viu-a, e disse: Quem és tu? Desce para mim. E dois eunucos olharam para baixo, em direção a ele.
33 Então ele disse: Lançai-a para baixo. E lançaram-na abaixo. E seu sangue foi salpicado sobre o muro e sobre os cavalos, que a pisotearam.
34 Jeú entrou, comeu e bebeu, e disse: Olhai, agora, por essa mulher maldita, e enterrai-a; pois é filha de um rei.
35 E foram para a sepultar, mas não encontraram nada dela, somente a caveira, os pés e as palmas de suas mãos.
36 Então eles voltaram e contaram-lhe. E ele disse: Esta é a palavra do Senhor que ele falara por intermédio de Elias, o tesbita, dizendo: Na porção de Jezreel os cães comerão a carne de Jezabel.
37 E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre a face do campo na porção de Jezreel, de modo que não se poderá dizer: Esta é Jezabel.

Nenhum comentário: