INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

terça-feira, 10 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 14

1 No segundo ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel,  Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar.
2 Vinte e cinco anos de idade ele tinha quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não como seu pai Davi; fez, porém, conforme a tudo o que seu pai Joás fizera.
4 Tão somente que os altos ele não retirou; Q povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos.
5 E aconteceu, quando o reino foi confirmado na sua mão, que ele matou aqueles seus servos que haviam matado ao rei, seu pai.
6 Contudo, não matou aos filhos daqueles que havia matado, como está escrito no livro das leis de Moisés, conforme o Senhor deu ordem, dizendo: Os pais não devem ser condenados à morte por causa dos filhos, e os filhos não devem ser condenados à morte por causa dos pais; cada um, porém, morrerá por seus próprios pecados.
7 Feriu ele, de Edom, dez mil no Vale do Sal, tomando Sela, na guerra; e chamou ao seu nome Jocteel, o qual conserva até hoje.
8 Então, Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, olhemo-nos face a face.
9 Mas Joás, rei de Israel, enviou mensageiros a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá a tua filha para meu filho por mulher. Mas as feras do campo que estavam no Líbano passaram e pisaram o cardo.
10 Atacaste e feriste a Edom, e o teu coração exaltou-se. Fica na tua casa e glorifica a ti mesmo. Para que, pois, estás provocante, para fazer-te mal a ti mesmo? Desta maneira cairás, e Judá contigo.
11 No entanto, Amazias não o escutou. Então, Joás, rei de Israel, subiu; e ele e Amazias, rei de Judá, olharam um ao outro no rosto em Bete-Semes de Judá.
12 Mas Judá foi derrotado diante de Israel, fugindo cada um para a sua tenda.
13 Então, Jeoás, rei de Israel, capturou Amazias, filho de Joás, filho de Acazias, em Bete-Semes; e chegou a Jerusalém. E rompeu o muro de Jerusalém desde a porta de Efraim até ao portão da esquina, quatrocentos côvados.
14 Levou ele o ouro e a prata, e todos os utensílios que se achavam na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, e também reféns. E voltou para Samaria.
15 Mas o restante dos atos de Jeoás, tudo quanto ele fez em seu poder, como pelejou contra Amazias, rei de Judá, não estão essas coisas todas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
16 Joás dormiu com seus pais e foi sepultado em Samaria, junto dos reis de Israel; e Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar.
17 Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, viveu mais quinze anos.
18 Mas o restante dos atos de Amazias, e tudo o que ele fez, não estão, todos esses, escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
19 Formaram uma conspiração contra ele em Jerusalém, e fugiu para Laquis. E enviaram homens após ele, para Laquis, matando-o ali.
20 E trouxeram-no sobre cavalos, sendo ele sepultado em Jerusalém, junto aos seus pais, na cidade de Davi.
21 Então, todo o povo de Judá tomou a Azarias, que tinha dezesseis anos de idade, e o fizeram rei em lugar de seu pai Amazias.
22 Construiu ele a Elate, restituindo-a a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.
23 No décimo quinto ano de Amazias, filho de Jeoás, rei de Judá, começou Jeroboão, filho de Jeoás, a reinar sobre Israel, em Samaria; e reinou por quarenta e um anos.
24 Fez ele o que era mal aos olhos do Senhor, não se apartando de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais levou Israel a pecar.
25 E recuperou as fronteiras de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Arabá, de acordo com a palavra do Senhor, Deus de Israel, que ele falou por intermédio de seu servo Jonas, filho de Amitai, o profeta de Gate-Hefer.
26 Pois o Senhor viu o quanto era amarga a aflição de Israel, e que eram poucos em número, angustiados e em falta de tudo, estando desamparados; e Israel não tinha quem o ajudasse.
27 Disse o Senhor, porém, que não iria apagar a semente de Israel de debaixo do céu. Portanto, ele os livrou pela mão de Jeroboão, filho de Jeoás.
28 Mas o restante dos atos de Jeroboão, e tudo quanto fez, seus poderosos feitos que alcançou na guerra, e de que forma ele retomou Damasco e Hamate para Judá, em Israel, não estão essas coisas todas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
29 Jeroboão dormiu com seus pais, com os reis de Israel; e Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: