INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 3

1 Jorão, filho de Acabe, começou a reinar em Israel no décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
2 Fez ele o que era mal aos olhos do Senhor, só que não como seu pai nem como sua mãe, pois removeu os pilares de Baal que seu pai fizera.
3 Tão somente que ele aderiu ao pecado de Jeroboão, filho de Nebate, no qual fez Israel pecar; não se apartou dele.
4 Mesa, rei dos moabitas, era criador de ovelhas e entregava ao rei de Israel, no início do ano, cem mil cordeiros e cem mil carneiros, com a sua lã.
5 Sucedeu que, depois da morte de Acabe, o rei de Moabe rebelou-se contra o rei de Israel.
6 E o rei Jorão saiu, certo dia, de Samaria, fazendo revista de Israel.
7 E enviou mensageiros para Josafá, rei de Judá, dizendo: O rei dos moabitas rebelou-se contra mim. Irás tu comigo contra Moabe, para a guerra? E ele disse: Subirei. Tu és como eu, eu sou como tu; como meu povo, assim é o teu povo; como os meus cavalos, assim são os teus cavalos.
8 E disse: Por que caminho subirei? e ele respondeu: Pelo caminho do deserto de Edom.
9 E o rei de Israel partiu, assim como o rei de Judá e o rei de Edom; e foram numa marcha de sete dias. Contudo não havia água para o exército nem para o gado que fora com eles.
10 Então, o rei de Israel disse: Ai de mim! Pois o Senhor tem chamado os três reis a este caminho para entregá-los nas mãos dos moabitas.
11 E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que possamos consultar ao Senhor por seu intermédio? Então, um dos servos do rei de Israel respondeu, dizendo: Está aqui Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.
12 E Josafá disse: Está com ele a palavra do Senhor. Então, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, assim como o rei de Edom, desceram a ele.
13 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai para os profetas de teu pai e para os profetas de tua mãe. Todavia, o rei de Israel lhe disse: Será que o Senhor chamou os três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas?
14 E Eliseu respondeu-lhe: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, se não considerasse a presença de Josafá, rei de Judá, eu não teria olhado para ti nem mesmo te veria.
15 Agora, então, tragam-me um harpista. E aconteceu, enquanto o harpista tocava, que a mão do Senhor veio sobre ele.
16 E disse: Assim diz o Senhor: Cavai neste vale muitos fossos.
17 Pois assim diz o Senhor: Não vereis vento nem chuva, contudo este vale se encherá de água, e vós, vossos rebanhos e vosso gado, bebereis.
18 E isso é uma coisa muito pequena aos olhos do Senhor. Também entregarei a Moabe nas vossas mãos.
19 Ferireis a todas as cidades fortes e havereis de cortar a toda a árvore que é boa; e ireis secar a todas as fontes de água e atulhar a todo bom pedaço de terra com pedras.
20 E sucedeu que, pela manhã, quando o sacrifício foi oferecido, águas vinham do caminho de Edom; e a terra encheu-se de água.
21 Moabe inteira ouviu que os três reis tinham subido para pelejar contra eles; e gritaram de todos os lados, todos os que estavam cingidos com um cinto, dizendo: Eia! e puseram-se sobre a fronteira.
22 E levantaram-se cedo pela manhã, enquanto o sol subia sobre as águas; e, de Moabe, avistaram as águas do lado oposto, vermelhas como sangue.
23 Então, disseram: Este é o sangue da espada. Os reis lutaram e cada homem feriu o seu próximo. Agora, então, para os despojos, Moabe!
24 E entraram no acampamento de Israel. Porém Israel levantou-se e derrotou os moabitas, os quais fugiram de diante deles; e eles lhes foram atrás, e derrotaram os moabitas enquanto fugiam.
25 E arrasaram as cidades, lançando, cada um, a sua pedra em todos os bons pedaços de terra, atulhando-os; e secaram cada fonte, e cortaram toda árvore boa, até que ficaram apenas as pedras dos muros derrubados. E os que atiravam com fundas atravessaram a terra, ferindo-a.
26 Viu o rei dos moabitas que a batalha prevalecia contra ele, e tomou consigo setecentos homens que arrancavam da espada, a fim de abrir caminho até o rei de Edom; Contudo, não o conseguiram.
27 Tomou, então, o seu filho mais velho, a quem havia destinado para reinar em seu lugar, e ofereceu-o em um holocausto nos muros. Pelo que houve uma grande indignação em Israel, e afastaram-se dele, voltando para a sua terra.

Nenhum comentário: