INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 2

1 E aconteceu, quando o Senhor estava para levar Elias num turbilhão como se fosse para o céu, que Elias e Eliseu saíram de Gilgal.
2 E disse Elias para Eliseu: Permanece aqui, peço-te; pois Deus enviou-me a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor e a tua alma também, que não te deixarei! E, assim, eles foram para Betel.
3 Os filhos dos profetas que estavam em Betel avistaram Eliseu, e disseram-lhe: Sabes que o Senhor, hoje, irá levar teu senhor, levantando-o sobre a tua cabeça? E ele respondeu: Sim, eu o sei. Silenciai.
4 E disse Elias a Eliseu: Permanece aqui, peço-te; porque o Senhor enviou-me a Jericó. Mas ele disse: Vive o Senhor e vive a tua alma, que não te deixarei. E foram para Jericó.
5 Então, os filhos dos profetas que estavam em Jericó se aproximaram de Eliseu, e disseram-lhe: Sabes que o Senhor está prestes a tomar o teu senhor, neste dia, levantando-o sobre a tua cabeça? E ele respondeu: Sim, eu o sei; ficai em paz.
6 Porém, Elias disse-lhe: Fica aqui, peço-te, porque o Senhor enviou-me ao Jordão. E Eliseu respondeu, dizendo: Vive o Senhor e a tua alma, que não te deixarei. E os dois prosseguiram.
7 Foram, também, cinquenta homens dos filhos dos profetas e puseram-se à frente, de longe; e estavam, ambos, na margem do Jordão.
8 Elias tomou a sua capa, dobrando-a, e feriu a água. A água foi dividida para este e para aquele lado, e ambos passaram a pé enxuto.
9 E sucedeu, enquanto eles estavam atravessando, que Elias disse para Eliseu: Diga-me: que te hei de fazer antes que seja tomado de ti? E Eliseu disse: Que haja, peço-te, uma porção dobrada de teu espírito sobre mim.
10 Respondeu-lhe Elias: Pediste uma coisa difícil. Se me vires quando estiver sendo tomado de ti, então será assim contigo; e, se não, não será assim.
11 E aconteceu que, indo eles, continuaram a conversar. E eis um carro de fogo, com cavalos de fogo, que fizeram separação entre ambos. E Elias foi levado por um turbilhão, como se fosse para o céu.
12 Eliseu o viu, e gritou: Pai, pai! O carro de Israel e os seus cavaleiros! E não o viu mais. Então, arrancou as suas vestes, rasgando-as em duas partes.
13 E Eliseu tomou o manto de Elias, que caíra de cima, sobre ele. Então, Eliseu voltou e parou à beira do Jordão;
14 e tomou a capa de Elias, que caíra sobre ele, e feriu as águas, dizendo: Onde está o Senhor, Deus de Elias? e feriu as águas, as quais se dividiram para cá e para lá; e Eliseu atravessou.
15 Os filhos dos profetas que estavam em Jericó, no lado oposto, o viram e disseram: O espírito de Elias repousou sobre Eliseu; e, vindo-lhe ao encontro, prostraram-se diante dele ao chão.
16 E disseram-lhe: Eis que estão com os teus servos cinquenta homens fortes. Que eles partam em busca do teu senhor; porventura o Espírito do Senhor levou-o para cima e lançou-o no Jordão, ou em uma das montanhas, ou em alguma das colinas. Eliseu, porém, disse: Não os enviareis.
17 Todavia eles o pressionaram até que ficou encabulado; e ele disse: Enviai. E enviaram cinquenta homens que buscaram por três dias, mas não o acharam.
18 E voltaram para ele, pois morava em Jericó. E Eliseu falou: Não vos disse eu que não fosseis?
19 E os homens da cidade disseram para Eliseu: Eis que a situação da cidade é boa, como nosso senhor vê; mas as águas são más, e a terra é estéril.
20 Então, Eliseu disse: Trazei-me um jarro novo, e colocai nele sal. E eles o tomaram, trazendo-o para ele.
21 Eliseu foi ao manancial das águas e, deitando sal nelas, disse: Assim diz o Senhor: Eis que tenho curado estas águas; não procederá delas mais a morte nem a esterilidade das terras.
22 E aquelas águas ficaram sãs até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu falara.
23 Dali, subiu ele para Betel. E, quando estava indo pelo caminho, vieram subindo também as crianças pequenas da cidade; e zombavam dele, dizendo-lhe: Sobe, calvo, sobe.
24 Voltando-se para elas, olhou-as e as amaldiçoou em nome do Senhor. E eis que saíram dois ursos do bosque e despedaçaram quarenta e duas daquelas crianças.
25 E ele foi de lá para o monte Carmelo, de onde retornou a Samaria.

Nenhum comentário: