INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 21

1 Davi foi para Nobe, a Abimeleque, o sacerdote. Abimeleque ficou surpreso ao reconhecê-lo, e disse-lhe: Por que estás sozinho, não havendo ninguém contigo?
2 Disse Davi ao sacerdote: O rei deu-me, hoje, uma ordem, dizendo: Que ninguém saiba o assunto sobre o qual te envio e a respeito do qual te encarreguei; e tenho dado ordem aos meus servos para que estejam no lugar chamado a Fidelidade de Deus, Felani Maemoni.
3 E agora, se há contigo cinco pães, entrega em minha mão o que estiver pronto.
4 Respondendo o sacerdote a Davi, disse-lhe: Não há pães comuns comigo, pois não tenho nenhum deste tipo, mas somente pães sagrados. Se os jovens se tiverem abstido, ao menos, das mulheres, então eles poderão comê-los.
5 Respondeu Davi ao sacerdote, dizendo-lhe: Sim, estamos privados de mulheres já há três dias; quando iniciei a viagem todos os jovens foram purificados. Entretanto, esta é uma expedição impura. Portanto, deverá haver uma santificação neste dia, por causa de minhas armas.
6 Então Abimeleque, o sacerdote, deu-lhe os pães da proposição, pois não havia outros pães lá, somente os pães da presença que tinham sido removidos de diante do Senhor a fim de que pão quente fosse colocado, no dia em que os tomaram.
7 Encontrava-se ali, naquele dia, um dos servos de Saul, detido perante o Senhor; e o seu nome era Doegue, o Sírio, o qual tendia as mulas de Saul.
8 E disse Davi para Abimeleque: Vê se há aqui, aos teus cuidados, uma lança ou espada, pois eu não trouxe comigo a minha espada nem as minhas armas; porquanto a palavra do rei era urgente.
9 Respondeu-lhe o sacerdote: Eis que a espada de Golias, o filisteu, a quem mataste no vale de Elá, está aqui, envolta em um pano; se quiseres tomá-la, leva-a contigo. Não há outra aqui, senão essa. E Davi disse: Eis que não há outra como ela. Dá-ma.
10 Deu-a, então, para ele, e Davi se levantou, fugindo, naquele dia, da presença de Saul. E Davi veio a Aquis, rei de Gate.
11 Os servos de Aquis disseram-lhe: Não é este Davi, o rei da terra? Não cantavam para ele as dançarinas, dizendo: Saul feriu seu milhar, mas Davi seus dez milhares?
12 Davi considerou estas palavras no seu coração e teve muito medo de Aquis, rei de Gate.
13 Então ele mudou a sua aparência diante dele, fingindo-se de doido, naquele dia; e batia nas portas da cidade, fazia gestos extravagantes com as mãos, caia contra os postigos do portão e a sua saliva escorria-lhe pela barba.
14 E Aquis disse aos seus servos: Bem vedes que este homem está doido. Por que o trouxestes a mim?
15 Estou eu em falta de loucos, que o trouxestes a mim para exibir as suas loucuras? Ele não entrará na casa.

Nenhum comentário: