INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 13

1, 2 Então Saul escolheu para si três mil homens dos homens de Israel. Estavam ali com Saul dois mil homens em Micmás, e no monte Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e ele mandou o resto das pessoas irem cada um para a sua tenda.
3 Jônatas feriu a Nasibe, o filisteu que habitava na colina, e os filisteus ouviram-no; Então Saul fez soar a trombeta por toda a terra, dizendo: Os servos se exaltaram.
4 Todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a Nasibe, o filisteu, e agora Israel tem se tornado abominável diante dos filisteus. E os filhos de Israel subiram para Saul, em Gilgal.
5 Reuniram-se os filisteus para a guerra com Israel. E vieram contra Israel trinta mil carros e seis mil cavaleiros, e pessoas como a areia à beira-mar, uma grande multidão; e subiram, acampando-se em Micmás, ao sul, no lado oposto de Bete-Horon.
6 Os homens de Israel viram que estavam em aperto, de modo que não podiam aproximar-se, e as pessoas se esconderam nas cavernas, nos currais, nas rochas, nas valas e nos poços.
7 Ora, alguns passaram, e atravessaram o Jordão indo para a terra de Gade e Gileade. Saul, no entanto, estava ainda em Gilgal; e todas as pessoas o seguiam, atemorizadas.
8 Ele permaneceu lá ainda sete dias, para o testemunho designado, conforme Samuel lhe dissera. Samuel, porém, não veio para Gilgal. E o seu povo afastou-se dele.
9 E Saul disse: Trazei as vítimas, a fim de que eu mesmo possa oferecer holocaustos e ofertas pacíficas. E ele ofereceu o holocausto.
10 Mas aconteceu, quando ele tinha acabado de oferecer o holocausto, que Samuel chegou, e Saul foi ao seu encontro, para o saudar.
11 Então, disse-lhe Samuel: Que fizeste? E Saul respondeu: Porquanto vi como o povo se afastava de mim, e não estavas presente conforme o combinado, de acordo com o tempo ajustado dos dias, e os filisteus se achavam reunidos em Micmás;
12 então disse: Agora, os filisteus chegaram até mim em Gilgal; contudo, eu não busquei a face do Senhor. Eis aí porque me obriguei a oferecer o holocausto.
13 Samuel falou para Saul: Procedeste loucamente, porquanto não guardaste a minha ordem, que o Senhor te ordenara. E hoje o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel, para sempre.
14 Porém, agora, o teu reino não te subsistirá, e o Senhor irá procurar para si um homem segundo o seu coração. O Senhor irá nomeá-lo para ser um governante de seu povo, porquanto não guardaste tudo o que ele te ordenou.
15 Então Samuel se levantou, partindo de Gilgal, e o resto do povo foi atrás de Saul para encontrá-lo, após os homens de guerra, quando eles tinham saído de Gilgal para Gibeá de Benjamim. Saul contou o povo que foi encontrado com ele, cerca de seiscentos homens.
16 Saul e Jônatas, seu filho, e as pessoas que se achavam com eles, pararam em Gibeá de Benjamin e choraram; e os filisteus se acamparam em Micmás.
17 Então os homens avançaram para saquear, vindos da terra dos filisteus em três companhias. Uma delas tomou o caminho de Ofra, em direção à terra de Sual,
18 a outra voltou-se em direção à Bete-Horom, e a terceira foi pelo caminho de Geba, que se desvia para Gai de Zeboim.
19 Ora, não se encontrava um só ferreiro em toda a terra de Israel, porquanto os filisteus tinham dito: Não façam os hebreus para si espada ou lança.
20 Porém todo o Israel descia à terra dos filisteus para forjar, cada um, a sua relha de arado e a sua enxada, o seu machado e a sua foice.
21 Aproximava-se a época da safra, e o amolar de suas ferramentas havia sido avaliado em três siclos para um arado, sendo que esta era também a taxa para o machado e a foice.
22 E sucedeu, nos dias da guerra de Micmás, que não havia uma só espada ou lança nas mãos de todo o povo que estava com Saul e Jônatas; porém, com Saul e Jônatas, seu filho, havia.
23 E saíram alguns do acampamento dos filisteus, indo para um lugar mais além de Micmás.

Nenhum comentário: