INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 8

1 Aconteceu, quando Samuel já era velho, que constituiu seus filhos por juízes sobre Israel.
2 Estes são os nomes de seus filhos: Joel era o primogênito, e o nome do segundo era Abia; e foram juízes em Berseba.
3 Todavia, seus filhos não andaram em seu caminho, mas desviaram-se buscando ganho e tomando presentes; e perverteram os julgamentos.
4 Então os homens de Israel se reuniram e vieram para Ramá, a Samuel,
5 e disseram-lhe: Eis que já tens envelhecido, e os teus filhos não andam nos teus caminhos. Agora, pois, estabelece sobre nós um rei para julgar-nos, como também as outras nações o têm.
6 E a coisa pareceu má aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. E Samuel orou ao Senhor.
7 Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo o que te disser; pois não te rejeitaram, mas rejeitaram a mim para que não reine sobre eles.
8 De acordo com todas as coisas que fizeram para mim, desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, da maneira como eles me abandonaram e serviram a outros deuses, assim também fazem contigo.
9 Agora, então, ouve a sua voz. Tão somente deverás prestar-lhes um solene testemunho, e descrever-lhes-ás o costume do rei que haverá de reinar sobre eles.
10 E Samuel falou todas as palavras do Senhor ao povo, o qual lhe pedia um rei.
11 Disse, pois: Este será o costume do rei que reinará sobre vós: ele tomará os vossos filhos e colocá-los-á em seus carros e entre os seus cavaleiros, e para correrem diante de seus carros;
12 irá constitui-los para si mesmo como capitães de centenas e capitães de milhares; fá-los-á colher a sua colheita, recolher a sua vindima e preparar os seus instrumentos de guerra e os de seus carros;
13 tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras;
14 tomará os vossos campos, os vossos vinhedos e os vossos bons olivais, e os dará aos seus servos;
15 ele tomará o dízimo das vossas sementes e das vossas vinhas, e dá-lo-á aos seus eunucos e aos seus servos;
16 tomará os vossos servos, as vossas servas, os vossos bons rebanhos e jumentos, e tomará o dízimo deles para as suas obras;
17 irá ele dizimar de vossos rebanhos, e vós sereis seus servos.
18 E haveis de chorar naquele dia por causa do vosso rei que escolhestes para vós mesmos, mas o Senhor não irá ouvir-vos, naqueles dias, porquanto tendes escolhido para vós um rei.
19 Contudo, o povo não quis ouvir a Samuel, e disseram-lhe: Não, mas haverá um rei sobre nós;
20 seremos como todas as nações, e nosso rei nos julgará, sairá adiante de nós e fará as nossas guerras.
21 Samuel ouviu todas as palavras do povo, e falou-as aos ouvidos do Senhor.
22 E o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, nomeando-lhes um rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Que cada homem parta para a sua cidade.

Nenhum comentário: