INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 14 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 3

1 O menino Samuel servia ao Senhor perante o sacerdote Eli. A palavra do Senhor era muito rara naqueles dias, não havendo uma visão distinta.
2 E aconteceu, naquele tempo, que Eli estava deitado em seu lugar. Os seus olhos começaram a ficar pesados, e não podia ver.
3 A lâmpada de Deus estava queimando, antes de ser aparada, e Samuel dormia no templo onde se encontrava a arca de Deus.
4 E o Senhor chamou: Samuel, Samuel! E ele respondeu: Eis-me aqui.
5 E correu para Eli, dizendo-lhe: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. E ele disse: Eu não te chamei; volta, vai dormir. Então ele voltou, indo dormir.
6 E o Senhor chamou novamente: Samuel, Samuel! E ele foi para Eli, pela segunda vez, e disse: Eis -me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; volta, vai dormir.
7 Isto foi antes de Samuel conhecer o Senhor, e antes de a palavra do Senhor ser revelada para ele.
8 O Senhor chamou Samuel novamente, pela terceira vez, e ele se levantou e foi para Eli, dizendo-lhe: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então Eli percebeu que o Senhor chamava o menino.
9 E disse: Volta, filho, vai dormir; e deverá acontecer que se ele chamar-te, responder-lhe-ás: Fala, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi, e se deitou no seu lugar.
10 O Senhor veio, parou e chamou como antes, e Samuel disse-lhe: Fala, porque o teu servo ouve.
11 E o Senhor disse para Samuel: Eis que executarei as minhas palavras em Israel, e, de quem o ouvir, ambos os ouvidos irão tinir.
12 Naquele dia, levantarei contra Eli todas as coisas que disse a respeito da casa dele. Eu irei começar, e eu mesmo irei trazer a um fim.
13 Já lhe disse eu que serei vingado em sua casa, perpetuamente, pelas iniquidades de seus filhos; porquanto eles falavam mal contra Deus e ele não os admoestava.
14 Todavia, isso não continuará assim. Pois jurei à casa de Eli: a sua iniquidade não deverá ser expiada com incenso ou sacrifícios, para sempre.
15 Samuel dormiu até de manhã. E levantou-se cedo, pela manhã, abrindo as portas da casa do Senhor. Mas Samuel temia contar para Eli a sua visão.
16 Disse Eli para Samuel: Samuel, meu filho; e ele respondeu: Eis-me aqui.
17 E ele disse: Qual a palavra que foi dita para ti? Peço-te que não a escondas de mim; que Deus possa fazer estas coisas para ti, e outro tanto, se esconderes de mim qualquer coisa de todas as palavras que foram ditas aos teus ouvidos.
18 Samuel relatou todas as palavras, não as escondendo dele. E disse-lhe Eli: Ele é o Senhor e irá fazer o que é bom diante dele.
19 Samuel crescia, e o Senhor era com ele; e não caiu nenhuma de todas as suas palavras.
20 Todo o Israel sabia, desde Dã até Berseba, que Samuel havia sido confirmado como um profeta do Senhor.
21 Então o Senhor manifestou-se novamente em Silo. Pois o Senhor se manifestava a Samuel, e Samuel foi credenciado para todo o Israel como um profeta do Senhor, de uma extremidade da terra até a outra. Eli, porém, era mui velho, e os seus filhos continuavam avançando na maldade. O seu caminho era mau perante o Senhor.

Nenhum comentário: