INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 4

1 E aconteceu, naqueles dias, que os filisteus reuniram-se para a guerra contra Israel, e este saiu ao encontro deles, acampando-se em Ebenezer; e os filisteus acamparam-se em Afeque.
2 Os filisteus se prepararam para lutar com Israel, e a batalha voltou-se contra os israelitas. Então os homens de Israel caíram diante dos filisteus, e foram derrotados no campo de batalha quatro mil homens.
3 O povo veio para o acampamento, e os anciãos de Israel disseram: Por que o Senhor fez-nos cair, no dia de hoje, diante dos filisteus? Vamos tomar a arca do nosso Deus de Silo, fazendo-a avançar do meio de nós; e salvar-nos-á das mãos de nossos inimigos.
4 Então o povo enviou para Silo, e tomaram dali a arca do Senhor, que habita entre os querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam com a arca.
5 E sucedeu, quando a arca do Senhor entrou no acampamento, que todo o Israel gritou com grande voz, e a terra vibrou.
6 Os filisteus, ouvindo o clamor, disseram: O que é este grande clamor no acampamento dos hebreus? E souberam que a arca do Senhor havia chegado ao arraial.
7 Então os filisteus temeram, e disseram: Estes são os deuses que vieram a eles no acampamento.
8 Ai de nós, ó Senhor, livra-nos hoje, pois tal coisa jamais aconteceu outrora. Ai de nós, quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram o Egito com toda a sorte de pragas, e também no deserto.
9 Fortalecei-vos e comportai-vos como homens, ó filisteus, para que não sirvais aos hebreus como eles nos serviram. Sejais, porém, homens e lutai contra eles.
10 E lutaram com eles. E os homens de Israel foram derrotados, fugindo cada um para a sua tenda. Houve mui grande matança, e caíram de Israel trinta mil homens de guerra.
11 A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
12 Então um homem de Benjamim, saindo da batalha, veio para Silo, naquele mesmo dia. As suas roupas estavam rasgadas e havia terra sobre a sua cabeça.
13 Ele veio, e eis que Eli estava assentado junto ao portão, olhando ao longo do caminho, pois o seu coração estava sobremodo temeroso pela arca de Deus. O homem entrou na cidade para trazer as notícias, e a cidade gritou.
14 Eli ouviu o som do clamor, e disse: Que significa a voz deste clamor? E os homens se apressaram e entraram, entregando a notícia para Eli.
15 Eli tinha, então, noventa anos, e os seus olhos estavam fixos, pois não podia ver. 
16 E disse Eli para os que estavam ao seu redor: Que significa o som desta voz?
16 E o homem se apressou e avançou para Eli, dizendo: Sou aquele que saiu do acampamento, fugindo da batalha, neste dia. E Eli disse-lhe: Que aconteceu, meu filho?
17 O jovem respondeu: Os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, tendo havido grande matança entre o povo. Ambos os teus filhos estão mortos, e a arca de Deus foi tomada.
18 E aconteceu, quando ele mencionou a arca de Deus, que ele caiu da cadeira para trás, próximo ao portão, e quebraram-se-lhe as costas; e morreu, pois era um homem velho e pesado. Ele julgou a Israel por vinte anos.
19 Sua nora, a esposa de Finéias, estava grávida, prestes a dar à luz, tendo ouvido a notícia de que a arca de Deus fora tomada e que o seu sogro e o seu marido estavam mortos. Então ela chorou e deu à luz, pois as suas dores lhe sobrevieram.
20 No momento de dar á luz ela estava quase morrendo, e as mulheres que se encontravam com ela disseram-lhe: Não temas, pois tiveste um filho! Todavia ela nada respondeu, e, em seu coração, não o considerou.
21 Mas chamou Icabode a criança, por causa da arca de Deus, por causa de seu sogro e de seu marido.
22 E disseram eles: A glória de Israel se apartou; porquanto, a arca de Deus foi tomada.

Nenhum comentário: