INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 52

1 Era este o vigésimo primeiro ano de Zedequias, quando ele começou a reinar; e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
2, 3, 4 E sucedeu, ao nono ano do seu reinado, no nono mês, no décimo dia do mês, que Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio com todo o seu exército contra Jerusalém. Eles fizeram uma barreira em volta dela, e construíram uma muralha ao seu redor, com grandes pedras.
5 Deste modo esteve cercada a cidade até o décimo primeiro ano do rei Zedequias,
6 até o nono dia do mês, quando a fome prevalecia na cidade e não havia mais pão para o povo da terra.
7 Então a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra saíram de noite pelo caminho da porta, entre a muralha e os muros que estavam junto ao jardim do rei, encontrando-se os caldeus ao redor da cidade. E eles se foram pelo caminho que conduz ao deserto.
8 Mas o exército dos caldeus perseguiu o rei, alcançando-o nas campinas além de Jericó, e todos os seus servos se dispersaram, abandonando-o.
9 Eles prenderam o rei e o levaram ao rei de Babilônia, à Ribla, e ele o julgou.
10 O rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias diante de seus olhos, e matou a todos os príncipes de Judá, em Ribla.
11 Arrancou ele os olhos a Zedequias e prendeu-o com cadeias. E o rei de Babilônia o levou para lá, pondo-o no cárcere até o dia em que morreu.
12 No quinto mês, no décimo dia do mês, Nebuzaradã, o capitão da guarda que servia ao rei de Babilônia, veio a Jerusalém
13 e queimou a casa do Senhor e a casa do rei. E a todas as casas da cidade, a cada casa grande, ele queimou com fogo.
14 E o exército dos caldeus que estava com o capitão da guarda derrubou a todos os muros de Jerusalém em redor.
15, 16 Contudo, o capitão da guarda deixou um resto do povo para serem vinhateiros e lavradores.
17 Os caldeus despedaçaram as colunas de bronze que estavam na casa do Senhor, como também as bases e o mar de bronze que lá se encontravam; e tomaram o seu bronze, levando-o para a Babilônia.
18 Também o rebordo, as taças, os ganchos de carne e todos os utensílios de bronze com que se ministrava,
19 e as bacias, os apagadores, os funis de óleo, os candelabros, os incensários e os copos de ouro e de prata, o capitão da guarda levou;
20 e também os dois pilares, o mar e os doze bois de bronze na base do mar, coisas que o rei Salomão fizera para a casa do Senhor, e das quais o bronze não tinha peso.
21 Quanto às colunas, a altura de cada uma delas era de trinta e cinco côvados, e um fio de doze côvados cercava-a. A sua espessura era de quatro dedos.
22 Havia um capitel de bronze em cima delas, de cinco côvados; esta era a sua altura. E encontrava-se no capitel, ao redor, uma obra de rede e romãs, tudo de bronze. Correspondentemente, o segundo pilar tinha oito romãs à cada côvado, em seus doze côvados.
23 As romãs eram noventa e seis, aos lados. As romãs todas, sobre a rede ao redor, eram cem.
24 O capitão da guarda tomou o sumo sacerdote, e o segundo sacerdote, e os que guardavam o caminho;
25 tomou também um eunuco que estava sobre a gente de guerra, e sete homens de renome que se achavam na presença do rei e que foram encontrados na cidade, e o escrivão do exército, que fazia a parte de um escriba para o povo da terra, e sessenta homens do povo da terra que se encontravam na cidade.
26 Nebuzaradã, capitão da guarda do rei, levou-os, trazendo-os para o rei de Babilônia, à Ribla.
27 E o rei de Babilônia os feriu em Ribla, na terra de Hamate.
28, 29, 30, 31 Mas aconteceu no trigésimo sétimo ano depois que Joaquim, rei de Judá, foi levado cativo, no décimo segundo mês, no vigésimo quarto dia do mês, que Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em que começou a reinar, ergueu a cabeça de Joaquim, rei de Judá, fazendo-o barbear-se e sair da casa onde fora mantido;
32 e falou-lhe benignamente, pondo o seu trono acima dos reis que estavam com ele em Babilônia,
33 mudando as suas vestes de prisão. E ele comeu pão continuamente, diante dele, todos os dias que viveu.
34 A sua porção, a qual lhe havia sido designada, foi dada a ele continuamente pelo rei de Babilônia, diariamente, até o dia em que morreu.

Nenhum comentário: