INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

terça-feira, 2 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 51

1 A palavra que veio a Jeremias para todos os judeus que moravam na terra do Egito, e para aqueles que se estabeleceram em Migdol, em Tafnes e na terra de Patros, dizendo:
2 "Assim tem dito o Senhor, Deus de Israel: Tendes visto todos os males que Eu trouxe sobre Jerusalém e sobre as cidades de Judá; e eis que estão assoladas, sem habitantes,
3 por causa de vossa maldade, de tudo o que ela fez para me provocar, indo queimar incenso a outros deuses, a quem vós não conhecíeis.
4 Ainda vos enviei meus servos, os profetas, desde cedo pela manhã, e ordenei-lhes, dizendo: "Não façais esta coisa abominável que odeio."
5 Porém, eles não me escutaram, e não inclinaram seus ouvidos para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.
6 Então a minha ira e o meu furor caíram sobre eles, acendendo-se nas portas de Judá e nas ruas de Jerusalém; e elas tornaram-se uma desolação e um deserto, como se vê neste dia.
7 E agora, assim o diz o Senhor Todo-Poderoso: Por que estais a cometer esses grandes males contra as vossas almas, para eliminar de vós o homem e a mulher, a criança e o que mama, do meio de Judá, a fim de que nenhum de vós seja deixado;
8 provocando-me com as obras de vossas mãos, indo queimar incenso a outros deuses na terra do Egito, na qual entrais para habitar, para que sejais cortados e para que vos torneis uma maldição e um opróbrio entre todas as as nações da terra?
9 Tendes já esquecido dos pecados de vossos pais, dos pecados dos reis de Judá, dos pecados dos seus príncipes e dos pecados de vossas mulheres, os quais eles cometiam na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
10 Porém, não cessaram de cometê-los até hoje, e não têm guardado os meus preceitos que Eu tinha posto diante de vossos pais.
11 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que Eu voltarei o meu rosto contra vós
12 para destruir todo o resto que está no Egito, e eles cairão à espada e pela fome, e serão consumidos, os pequenos e os grandes, tornando-se objeto de opróbrio, destruição e maldição.
13 Visitarei os que habitam na terra do Egito, como castiguei Jerusalém, com a espada e com a fome,
14 e não haverá de restar um só do remanescente de Judá, que permanece na terra do Egito, para voltar à terra de Judá, à qual eles esperam retornar, em seus corações. Eles não deverão voltar, mas tão somente os que escaparem."
15 Então todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso, e todas as mulheres, uma grande multidão, todas aquelas pessoas que moravam na terra do Egito, em Patros, responderam a Jeremias, dizendo:
16 "Quanto à palavra que disseste a nós em nome do Senhor, não te daremos ouvidos.
17 Porquanto nós, certamente, cumpriremos toda a palavra que procede da nossa boca, para queimarmos incenso à rainha do céu e para derramar-lhe libações, como nós e nossos pais temos feito, e os nossos reis e príncipes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, e por isso estavam fartos de pão, tudo lhes ia bem e não viam males.
18 Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha do céu todos nós fomos humilhados, e temos sido consumidos pela espada e pela fome.
19 Enquanto queimávamos incenso à rainha dos céus e lhe derramávamos libações, acaso fizemos bolos para ela, e derramamos-lhe libações, sem os nossos maridos?"
20 Então Jeremias respondeu a todas as pessoas, aos homens poderosos e às suas mulheres, e à todas as pessoas que lhe falaram estas palavras, dizendo:
21 "Por acaso não se lembra o Senhor do incenso que vós queimáveis nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e os vossos pais, vossos reis e os vossos príncipes, com os povos da terra? Não veio isto ao seu coração?
22 E o Senhor não podia mais suportar-vos, por causa da maldade de vossas obras e por causa das vossas abominações que tendes feito; por este motivo a vossa terra tornou-se em desolação e ruína, e em uma maldição, como hoje se vê,
23 por causa das vossas queimas de incenso e por causa das coisas nas quais tendes pecado contra o Senhor; pois não ouvistes a voz do Senhor e não andastes nos seus juízos, na sua lei e nos seus testemunhos; por estes motivos é que tais males vêm sobre vós."
24 E Jeremias disse ao povo e às mulheres: "Ouvi a palavra do Senhor.
25 Assim dito tem o Senhor, Deus de Israel: "Vós, mulheres, tendes falado com a vossa boca, e o cumpristes com as vossas mãos, dizendo: "Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos, de queimar incenso à rainha dos céus e de derramar-lhe libações." Perfeitamente guardastes os vossos votos e, de fato, os cumpristes.
26 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, todos vós judeus que habitais na terra do Egito: "Eis que Eu tenho jurado pelo meu grande nome, diz o Senhor: e o meu nome já não deverá estar na boca de todos os judeus para dizerem: "O Senhor vive!" em toda a terra do Egito.
27 Pois tenho atentado para eles para prejudicá-los e não para fazer-lhes bem; e todos os judeus que habitam na terra do Egito perecerão pela espada e pela fome, até que sejam totalmente consumidos. 28 Os que escaparem da espada voltarão para a terra de Judá, poucos em número, e o resto de Judá, o que continuar na terra do Egito para habitar ali, conhecerá a palavra que subsistirá.
29 E este vos será um sinal de que Eu irei visitar-vos para o mal.
30 Assim diz o Senhor. Eis que eu entregarei Hofra, rei do Egito nas mãos de seu inimigo, e nas mãos de um que procura a sua vida, da mesma maneira como entreguei a Zedequias, rei de Judá, nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seu inimigo e que procurava a sua morte.

Nenhum comentário: