INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 17

1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, relata um conto, profere uma alegoria à casa de Israel.
3 E lhes dirás: Assim diz o Senhor: Uma grande águia, de enormes asas, espalhando-as bem longe, com muitas garras, decidiu entrar no Líbano. Tomou os ramos escolhidos de um cedro,
4 arrancou as extremidades dos galhos mais macios e os trouxe para a terra de Canaã, colocando-os em uma cidade murada.
5 Tomou da semente da terra plantando-a em um campo onde havia muita água, colocando-a num local bem visível.
6 Ela brotou, tornou-se uma videira fraca e pequena, de modo que os seus ramos apareceram sobre ela; e as suas raízes estavam debaixo dela. E desse modo ela tornou-se uma videira, produziu brotos e estendeu os seus tentáculos.
7 Havia, entretanto, uma outra grande águia, de enormes asas e muitas garras. E eis que aquela videira se inclinou, voltando-se para ela, e as suas raízes foram em sua direção; e enviou-lhe os seus ramos, para que pudesse regá-la, a fim de que crescesse junto a sua plantação.
8 Vive ela em um campo fértil, com muita água, para produzir brotos e frutos e para que possa tornar-se uma grande videira.
9 Portanto, dize: Assim diz o Senhor: Prosperará ela? Não irão as raízes de seu caule tenro e os seus frutos serem de todo arruinados? Sim, todos os seus renovos secarão sem que um braço poderoso ou muitas pessoas a firam em suas raízes.
10 Mas eis que ela prospera. Prosperará, verdadeiramente? Não irá murchar tão logo o vento leste vier a tocá-la? Secar-se-á com os seus rebentos.
11 Depois disto, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
12 Filho do homem, diz agora à casa provocadora: Não sabeis o que significam essas coisas? Dize-lhes: Quando vier o rei de Babilônia contra Jerusalém, então ele tomará o seu rei e os seus príncipes, e irá levá-los para a sua casa, para a Babilônia.
13 Ele tomará um da descendência real e fará um pacto com ele, prendê-lo-á com um juramento. E tomará os príncipes da terra,
14 a fim de que o reino se torne um reino enfraquecido, o qual não possa, nunca mais, levantar-se para guardar a sua aliança e estabelecê-la.
15 E se vier a revoltar-se contra ele, enviando os seus mensageiros ao Egito para que lhe mandem cavalos e muita gente, deverá prosperar? O que se porta como um adversário virá a ser preservado? Será guardado aquele que transgride a aliança?
16 Como eu vivo, diz o Senhor, em verdade, no lugar onde estiver o rei que o fez reinar, aquele que desonrou meu juramento e quebrou a minha aliança morrerá ali com ele, no meio de Babilônia.
17 Faraó fará guerra contra ele, e não com um poderoso exército ou grande multidão, levantando uma tranqueira e construindo baluartes, para exterminar as almas,
18 visto que profanou o juramento, de modo a quebrar o pacto, quando eu travar a sua mão. Porquanto fez-lhe todas essas coisas, não escapará.
19 Portanto, dize: Assim diz o Senhor: Vivo eu, que o meu juramento, o qual ele profanou, e a minha aliança que transgrediu, eu mesmo farei recair sobre a sua cabeça.
20 Espalharei uma rede sobre ele, e deverá ser preso em sua armadilha.
21 Em todas as suas batalhas eles cairão pela espada, e espalharei o seu remanescente a todos os ventos. E sabereis que eu, o Senhor, o disse.
22 Pois assim diz o Senhor: Tomarei os ramos escolhidos do cedro, do seu topo; cortarei os seus corações e os plantarei sobre um monte alto;
23 pendurá-lo-ei em um monte alto de Israel. Sim, eu irei plantá-lo e ele deverá produzir brotos, e dará fruto, e será um grande cedro. Todas as aves deverão descansar debaixo dele, todas as aves se aninharão sob a sua sombra; seus ramos serão restaurados.
24 As árvores todas do campo saberão que eu sou o Senhor, que abate a árvore alta e exalta a que é baixa; que faz murchar a árvore verde e faz com que a seca floresça. Eu, o Senhor, o tenho dito e irei cumpri-lo.

Nenhum comentário: