INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 16

1 Depois disso, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 "Filho do homem, testemunha à Jerusalém a respeito de suas iniquidades;
3 e dirás: Assim diz o Senhor a Jerusalém: Tua raiz e o teu nascimento foram da terra de Canaã; teu pai era um amorreu, e tua mãe uma hetéia.
4 Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não foi cortado o teu umbigo, não foste lavada com água nem salgada com sal, nem foste envolvida em tiras de panos.
5 Nem o meu olho teve piedade de ti, para fazer por ti qualquer uma dessas coisas, para afeiçoar-se por ti; foste, entretanto, lançada fora na face do campo, por causa da tua deformidade, no dia em que nasceste.
6 Passando Eu por ti observei-te, poluída no teu sangue; e disse para ti: "Que a vida surja de teu sangue.
7 Cresce! Eu te tenho feito como a erva que brota do campo." Então te engrandeceste, e cresceste, e entraste em grandes cidades: os teus seios foram formados e o teu cabelo cresceu, ainda que estavas nua e descoberta.
8 E Eu passei por junto de ti, vi-te, e eis que era o teu tempo, um tempo de folgar; então abri as minhas asas sobre ti, encobrindo a tua vergonha, e fiz-te um juramento; entrei em aliança contigo, diz o Senhor, e ficaste sendo minha.
9 Eu lavei-te com água, lavei-te do teu sangue, e te ungi com óleo;
10 também te vesti de roupas bordadas, fiz-te vestidos escarlates, cingi-te com linho fino e te vesti de seda;
11 enfeitei-te com adornos, pus braceletes nas tuas mãos e um colar no  teu pescoço.
12 Também pus-te um pendente na narina, arrecadas nas orelhas e uma coroa de glória na tua cabeça.
13 Assim foste ornada, de ouro e prata; o teu vestido foi de linho fino, de seda e de obra variegada. E comeste a flor de farinha, o azeite e o mel, tornando-te formosa ao extremo.
14 O teu nome divulgou-se entre as nações por causa da tua formosura, pois eras aperfeiçoada na tua elegância e na formosura que Eu pusera sobre ti, diz o Senhor.
15 Tomaste confiança na tua formosura, e foste prostituir-te, por causa da tua fama; e derramaste a tua prostituição em cada transeunte.
16 Tomaste das tuas vestes e te fizeste ídolos bordados, indo prostituir-te após eles; portanto, nunca mais o farás, nem tal coisa haverá de suceder.
17 Também tomaste os teus ornamentos, o meu ouro e a minha prata, as coisas que Eu te dei, e fizeste para ti imagens de homens, prostituindo-te com elas.
18 Tomaste o teu vestuário de obra variegada e as revestis-te com ele, e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.
19 E tomaste do meu pão, que te dei, (sim, Eu te sustentava com farinha, azeite e mel) e o puseste diante delas em aroma suave; foi assim mesmo que fizeste, diz o Senhor.
20 E tomaste a teus filhos e a tuas filhas, que geraste, e os sacrificaste a elas, para que fossem destruídos. E ainda foste prostituir-te, como se fosse pouco o que fizeste;
21 mataste os teus filhos, oferecendo-os a elas, por uma expiação.
22 Isto, além de toda a tua prostituição; e não lembraste da tua infância, quando estavas nua e descoberta, e vivias contaminada no teu sangue.
23 E aconteceu, depois de toda a tua maldade, diz o Senhor,
24 que construíste para ti uma casa de prostituição, fazendo-te um lugar público em todas as ruas;
25 sobre a entrada de todos os caminhos puseste as tuas fornicações, contaminando a tua beleza, e abriste os teus pés a todos os transeunte, multiplicando a tua prostituição.
26 E foste prostituir-te com os filhos do Egito, teus vizinhos de grandes membros. Muitas vezes te prostituíste, para provocar-me à ira.
27 Portanto, quando Eu estender a minha mão contra ti, irei abolir os teus estatutos, e entregar-te-ei a vontade dos que te odeiam, às filhas dos filisteus, que te desviaram para este caminho no qual pecaste.
28 Também foste prostituir-te com as filhas de Assur; contudo, nem mesmo assim ficaste satisfeita. Sim, tu te prostituíste e não ficaste satisfeita.
29 E multiplicaste os teus convênios com a terra dos caldeus; mas nem mesmo com estes ficaste satisfeita.
30 Por que deveria Eu fazer um pacto com a tua filha, diz o Senhor, enquanto fazes todas estas coisas, obras de uma meretriz? e tens ido prostituir-te ainda três vezes mais, junto com as tuas filhas.
31 Construíste uma casa de prostituição à entrada de cada caminho, e tens edificaste o teu lugar alto em cada rua. E te tornaste tal como uma prostituta que contrata outras prostitutas.
32 Assemelhas-te a uma adúltera, a qual é sustentada por seu marido.
33 Te ela mesmo dado recompensas a todos os que entram para se prostituirem com ela. Tens dado recompensas a todos os teus amantes; sim, cumulaste-os de recompensas, para que viessem a ti de todos os lados, por causa da tua prostituição.
34 E aconteceu contigo, na tua fornicação, perversidade além da de outras mulheres, quando elas se prostituíram como tu; pois que pagaste além do que era devido, contudo pagamentos não foram dados a ti; e assim sucedeu na tua perversidade.
35 Portanto, meretriz, ouve a palavra do Senhor.
36 Assim diz o Senhor: Porquanto tens esbanjado o teu dinheiro, a tua vergonha se descobrirá na tua prostituição com os teus amantes, em relação a todos os teus desígnios e as tuas iniquidades, e por causa do sangue de teus filhos que lhes tens dado.
37 Portanto, eis que reunirei todos os teus amantes, com os quais te ajuntaste, todos aqueles a quem amaste, juntamente com todos aqueles a quem tu tens ódio; reuni-los-ei contra ti em redor, e irei expor-lhes a tua malícia; e eles verão toda a tua vergonha.
38 Vingar-me-ei de ti com a vingança que é tomada contra uma adúltera, trazendo sobre ti o sangue de fúria e ciúmes.
39 Eu te entregarei em suas mãos, e eles irão derribar a tua casa de prostituição e destruir o teu lugar alto; eles tirarão as tuas vestes, tomarão os teus ornamentos orgulhosos e deixar-te-ão nua e descoberta.
40 Trarão multidões sobre ti, apedrejar-te-ão com pedras e perfurar-te-ão com as suas espadas.
41 Eles queimarão as tuas casas a fogo, e executarão vingança sobre ti, aos olhos de muitas mulheres. Far-te-ei arrepender-te da tua prostituição, e não mais te darei recompensas.
42 Assim irei abrandar meu furor contra ti, e os meus ciúmes deverão ser retirados do meio de ti. Descansarei, e não mais terei cuidados por ti.
43 Porque não lembraste da tua infância, e me entristeceste em todas estas coisas; portanto, eis que tenho dado o pago de teus caminhos sobre a tua própria cabeça, diz o Senhor, porque tens praticado impiedades acima de todas as tuas outras iniquidades.
44 São estas as coisas que falaram contra ti em um provérbio, dizendo:
45 "Tal mãe, tal filha." Tu és aquela que rejeitou seu marido e seus filhos, e as irmãs de tuas irmãs rejeitaram seus maridos e seus filhos; vossa mãe era uma hetéia, e vosso pai um amorreu.
46 Tua irmã mais velha, que habita à tua esquerda, é Samaria, com suas filhas; e tua irmã mais nova, que habita à tua direita, é Sodoma, com suas filhas.
47 Entretanto, não andaste conforme os seus caminhos, nem fizeste, um pouco, conforme as suas iniquidades, mas as excedeste em todos os teus caminhos.
48 Como eu vivo, diz o Senhor, esta Sodoma e suas filhas não tem feito como tu e tuas filhas têm feito!
49 Além disso, este foi o pecado de Sodoma, tua irmã, o seu orgulho: ela e suas filhas viviam no prazer, na fartura de pão e em abundância. Tudo isto tiveram, ela e suas filhas, mas não ajudaram ao pobre nem ao necessitado.
50 Ela se vangloriou e forjou iniquidades diante de mim; por este motivo Eu a removi, como me aprouve.
51 Também Samaria não pecou de acordo com a metade de teus pecados; mas multiplicaste as tuas iniquidades além delas, justificando tuas irmãs com todas as tuas iniquidades, que tens cometido.
52 Recebe, portanto, a tua punição pelo tanto que tens corrompido tuas irmãs, com os teus pecados que tens cometidos, maiores do que os delas; pois as fizeste mais justas do que tu mesma. Portanto, envergonha-te e sofre a tua desonra, pois que tens justificado a tuas irmãs.
53 Mudarei o seu cativeiro, o cativeiro de Sodoma e suas filhas; mudarei o cativeiro de Samaria e suas filhas. E irei mudar o teu cativeiro, no meio delas,
54 a fim de que sofras a tua punição e sejas desonrada por tudo o que fizeste, provocando-me à ira.
55 Tua irmã Sodoma e suas filhas serão restauradas como eram no início, e tu e tuas filhas serão restauradas como éreis no início.
56 Certamente, tua irmã Sodoma não foi mencionada pela tua boca, no dia da tua soberba,
57 antes de a tua maldade ser descoberta. Contudo, és agora objeto de desprezo das filhas da Síria e de todos os que estão ao seu redor, até mesmo do filhas dos filisteus, que te cercam ao redor.
58 Quanto à tua impiedade e às tuas iniquidades, tu as tem suportado, diz o Senhor.
59 Assim diz o Senhor: Farei a ti conforme tu fizeste, conforme tens agido vergonhosamente, nestas coisas, para transgredir a minha aliança.
60 Lembrar-me-ei do meu pacto que estabeleci contigo nos dias da tua infância, e estabelecerei para ti um pacto eterno;
61 então te lembrarás do teu caminho, e sentir-te-ás completamente envergonhada quando receberes tuas irmãs mais velhas, juntamente com os teus jovens. Dá-los-ei a ti para edificação, mas não por causa da tua aliança.
62 Estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que Eu sou o Senhor,
63 para que te lembres, e fiques envergonhada; e para que não mais sejas capaz de abrir a tua boca, por causa da tua vergonha, quando Eu me tiver reconciliado contigo, apesar de tudo o que fizeste, diz o Senhor."

Nenhum comentário: