INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

domingo, 30 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 38

1 Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, e Jucal, filho de Semelias, ouviram as palavras que Jeremias falara ao povo, dizendo:
2 Assim diz o Senhor: Aquele que ficar nesta cidade morrerá pela espada e pela fome, mas o que se passar para os caldeus viverá; a sua alma lhe será dada como um tesouro encontrado, e ele viverá.
3 Porque assim diz o Senhor: Esta cidade, certamente, será entregue nas mãos do exército do rei de Babilônia, e eles a tomarão.
4 E disseram ao rei: Que este homem, pedimos-te, seja morto, porque ele enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam na cidade e as mãos de todo o povo, falando-lhes com estas palavras. Porquanto este homem não profetiza a paz a este povo, porém o mal.
5 Então, disse o rei: Eis que ele está em vossas mãos. Porque o rei não podia resistir-lhes.
6 E lançaram-no na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda, deixando-o dentro do buraco. Entretanto, não havia água na cisterna, somente lama. E ele estava na lama.
7 Ebede-Meleque, o etíope, ouviu (pois ele estava na casa do rei) que tinham metido Jeremias na cisterna. E o rei estava na porta de Benjamim.
8 E foi até ele, falando com o rei e dizendo:
9 Tens agido mal nisto que fizeste, para matar de fome a esse homem. Pois não há mais pão na cidade.
10 E o rei ordenou a Abede-Meleque, dizendo: Toma contigo, daqui, trinta homens, vai e tira-o para fora da masmorra, para que não morra.
11 Então, Abede-Meleque ajuntou os homens e foi para a parte subterrânea da casa do rei, tomando dali trapos e cordas velhas, e jogou-os para Jeremias, na cisterna.
12 E disse-lhe: Coloca-os sob as cordas. E Jeremias assim o fez.
13 E içaram-no com as cordas, tirando-o da cisterna; e Jeremias ficou no pátio da prisão.
14 Então, o rei deu ordens, chamando-o à sua presença na casa de Haselisel, que estava na casa do Senhor. E o rei lhe disse: Irei fazer-te uma pergunta; peço-te que não escondas nada de mim.
15 E Jeremias disse ao rei: Se eu te responder, acaso não irás, certamente, matar-me? Pois, se aconselhar-te, de modo algum me ouvirás!
16 Mas o rei jurou-lhe, dizendo: Vive o Senhor que nos deu esta alma, que não irei matar-te nem te entregarei nas mãos destes homens.
17 Então, Jeremias disse-lhe: Assim diz o Senhor: Se quiseres, de fato, ir ao encontro dos capitães do rei de Babilônia, viverá a tua alma e esta cidade não deverá, certamente, ser queimada no fogo. E viverás, tu e a tua casa.
18 Porém, se não quiseres ir esta cidade será entregue nas mãos dos caldeus e eles a queimarão a fogo; e, tu, de modo algum escaparás.
19 E disse o rei a Jeremias: Temo aos judeus que se passaram para os caldeus, se vierem a entregar-me nas mãos deles; e, então, eles escarnecerão de mim.
20 Mas Jeremias disse-lhe: De modo algum eles te entregarão. Ouve a palavra do Senhor que eu te falo, e será melhor para ti, e a tua alma viverá.
21 Porém, se não quiseres ir, esta é a palavra que o Senhor tem me mostrado:
22 Eis que todas as mulheres que ficaram na casa do rei de Judá serão levadas aos príncipes do rei de Babilônia, e eles dirão: Os homens que estavam em paz contigo te enganaram, e prevalecerão contra ti; eles farão com que o teu pé deslize e tropece, pois voltaram as suas costas para ti.
23 Apanharão as tuas mulheres e os teus filhos e os levarão para os caldeus; e, tu, de modo algum escaparás, pois serás tomado pela mão do rei da Babilônia; e esta cidade será queimada.
24 Então, o rei lhe disse: Ninguém saiba qualquer uma destas palavras, e certamente não morrerás.
25 Se os príncipes ouvirem que falei contigo, e vierem a ti, dizendo: Conta-nos, o que te disse o rei? Não o escondas de nós, pois de modo algum te mataremos. O que disse o rei para ti?
26 Então, lhes dirás: Eu trouxe a minha súplica perante a presença do rei a fim de que ele não me mandasse de volta para a casa de Jônatas, porquanto eu iria morrer ali.
27 E todos os príncipes vieram a Jeremias, e interrogaram-no. Então, ele declarou-lhes todas as palavras que o rei lhe havia ordenado. E eles calaram-se, porque a palavra do Senhor não fora ouvida.
28 E Jeremias permaneceu no pátio da guarda até o momento em que Jerusalém foi tomada.

Nenhum comentário: