INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 31

1 Assim o Senhor tem dito a respeito de Moabe: "Ai de Nebo! pois ele desapareceu. Quiriataim é tomada, Hamate e Hagate estão envergonhadas.
2 Não há mais qualquer cura para Moabe, nem gloriar-se em Hesbom, pois o Senhor tramou males contra ela. Nós a temos cortado de ser uma nação, e  será completamente silenciada. Após ti sairá uma espada.
3 Há uma voz de homens gritando de Horonaim, destruição e grande ruína.
4 Moabe está arruinada, proclamai-o até Zagora.
5 Luíte está inundado de lágrimas. Subirão chorando pelo caminho de Horonaim. Ouvistes um grito de destruição.
6 Fugi, salvai vossas vidas, e sereis como um jumento selvagem no deserto.
7 Porquanto confiaste na tua fortaleza, por causa disto serás tomada; Camos sairá para o cativeiro com os seus sacerdotes e os seus príncipes, juntamente.
8 A destruição virá sobre cada cidade, de modo algum escaparão; também o vale perecerá, e a terra da planície será completamente destruída, conforme o Senhor falou.
9 Ponde marcas sobre Moabe, pois ela deverá ser ferida com uma praga, e todas as suas cidades se tornarão em desolação. Onde haverá um lugar de habitação para ela?
10 Maldito o homem que faz as obras do Senhor negligentemente, retendo a sua espada do sangue!
11 Moabe tem estado sossegado desde criança, confiado na sua glória; nunca transferiu seu licor de vaso para vaso, não tendo ido para o exílio; por causa disso, conservou o seu sabor, e o seu aroma não saiu dele.
12 Portanto, eis que os seus dias vêm, diz o Senhor, quando irei enviar-lhe maus líderes,  que o levarão a desviar-se, fazendo em pedaços, completamente, os seus bens, e cortarão em pedaços os seus chifres.
13 Moabe terá vergonha de Camos, como a casa de Israel envergonhou-se de Betel, sua esperança, tendo confiado nela.
14 Como direis: "Somos poderosos, homens fortes para a guerra?"
15 Moabe está arruinada, a sua cidade e os seus jovens escolhidos tem ido para o abate.
16 O dia de Moabe está próximo, o dia da retribuição de sua iniquidade aproxima-se rapidamente.
17 Agitai a cabeça para ela, vós todos os que estais ao seu redor; proferi, todos vós, o seu nome, dizendo: "Como foi feito em pedaços o cetro glorioso, a vara da magnificência!"
18 Desce da tua glória, e assenta-te na umidade. Dibom será quebrada, porque Moabe está destruída: subiu um contra ti, para assolar a tua fortaleza.
19 Fica no caminho e olha, tu que habitas em Aroer; pergunta ao que está fugindo, e para aquele que escapa, dizendo: "O que aconteceu?"
20 Envergonha-se Moabe, porque está despedaçada. Uivai e chorai. Apregoai em Arnom que Moabe desapareceu.
21 Julgamento é vindo contra a terra de Misor,  contra Holom, Jaza e Mefaate;
22 sobre Dibom, Nebo e a casa de Diblataim;
23 sobre Quiriataim, sobre a casa de Gamul e sobre a casa de Meom,
24 sobre Queriote e Bozra, e sobre todas as cidades de Moabe, as de longe e as de perto.
25 O poder de Moabe está quebrado, e o seu braço é esmagado.
26 Embebedai-o, pois engrandeceu-se contra o Senhor: Moabe baterá palmas com as mãos, e será também, ele próprio, alvo de chacota.
27 Porque, certamente, Israel foi para ti motivo de riso, e foi encontrado entre os teus roubos, porquanto lutas contra ele.
28 Os habitantes de Moabe deixaram as suas cidades e habitaram nas rochas; eles se tornaram como as pombas aninhada pelas rochas, na boca de uma caverna.
29 Tenho ouvido do orgulho de Moabe. Tem ele aumentado muito a sua altivez e a sua arrogância, e o seu coração elevou-se.
30 Mas eu conheço as suas obras. Não lhes são elas suficientes? Não tem ele agido desta maneira?
31 Vós, portanto, uivai por Moabe de todos os lados; clamai contra os homens que se tosquiam em um lugar sombrio. Eu irei chorar por ti,
32 ó vide de Sibma, como com o pranto de Jazer. Os teus ramos passaram o mar, chegaram às cidades de Jazer: destruição veio sobre os teus frutos, e sobre os teus vindimadores.
33 A alegria e o regozijo foram totalmente varridos da terra de Moabe; embora houvesse vinho em teus lagares, durante a manhã eles não os pisaram, nem à noite levantaram o grito de alegria.
34 Com um grito, de Hesbom à Eleale, suas cidades fizeram ouvir a sua voz, de Zoar até Horonaim; e levantaram a sua voz como uma novilha de três anos, pois até as águas do Ninrin se secarão."
35 "Eu irei destruir Moabe," diz o Senhor, "quando ele se aproximar do altar para queimar incenso a seus deuses.
36 Portanto, o coração de Moabe soará como uma flauta; e meu coração irá soar como um flauta para os homens tosquiados; porque aquilo que todo homem tem adquirido se perdeu.
37 Todos eles terão suas cabeças completamente raspadas, e toda a barba será raspada; as mãos, todas, baterão nos seios, e em todos os lombos deverá haver pano de saco.
38 Em todos os telhados de Moabe e nas suas ruas haverá luto, porque eu o tenho quebrado," diz o Senhor, "como um vaso imprestável.
39 Como ele mudou! como tem Moabe virado as suas costas! Moabe está envergonhado, tornou-se alvo de chacota e um objeto de ódio para todos os que estão ao seu redor."
40 Pois assim diz o Senhor:
41 "Quiriataim é tomada, e as fortalezas foram ocupadas em conjunto.
42 Moabe cessará de ser uma multidão, porque se engrandeceu contra o Senhor.
43 Armadilha, medo e a cova vêm sobre ti, ó morador de Moabe!
44 Aquele que foge do terror cairá na cova, e o que subir da cova deverá ser apanhado pelo laço. Pois Eu trarei essas coisas sobre Moabe, no ano da sua visitação."

Nenhum comentário: