INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 25 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 30

1 Palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, dizendo:
2 Assim falou o Senhor, Deus de Israel, dizendo: Escreve em um livro todas as palavras que eu te tenho dito.
3 Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, quando farei voltar do cativeiro o meu povo de Israel e Judá, diz o Senhor. Irei trazê-los de volta para a terra que dei a seus pais, e eles irão ser os senhores da mesma.
4 Estas são as palavras que o Senhor falou acerca de Israel e Judá.
5 Assim diz o Senhor: Ouvireis um som de medo; pois há temor, e não paz.
6 Interroga, e vê se de um homem tem nascido uma criança, e pergunta sobre o medo. Onde esconderão eles os seus lombos, e para onde olharão por segurança? Tenho visto a todos os homens, e as suas mãos estão sobre as suas cinturas. Seus rostos ficaram pálidos.
7 Porque aquele dia é grande, e não há outro igual; é um momento de angústia para Jacó, todavia ele será salvo dela.
8 Naquele dia, diz o Senhor, eu quebrarei o jugo de seus pescoços, romperei as suas cadeias e eles não servirão mais aos estranhos;
9 todavia eles servirão ao Senhor, seu Deus, e eu levantarei a Davi, seu rei.
10, 11, 12 Assim diz o Senhor: Eu te trouxe a destruição. Tua ferida é dolorosa.
13 Não há ninguém para julgar a tua causa; tens sido dolorosamente tratado para seres curado, contudo, não há ajuda para ti.
14 Todos os teus amigos se esqueceram de ti; nunca mais eles perguntarão a teu respeito, de maneira alguma, porquanto eu te feri com o golpe de um inimigo, com correção severa; pois os teus pecados abundaram acima de toda a tua iniquidade.
15 Teus pecados aumentaram além da multidão das tuas iniquidades, e por causa disso eles têm feito essas coisas para ti. 
16 Portanto os que te devoram serão consumidos, e os teus inimigos comerão, inteira, a sua própria carne. Os que te roubam servirão de despojo, e eu entregarei ao saque todos os que te saquearam.
17 Porque farei vir a tua cura, sarar-te-ei da tua dolorosa ferida, diz o Senhor; pois és chamado Disperso. Esta é Sião, mas ninguém procura por ela.
18 Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar os cativos de Jacó, e apiedar-me-ei de seus prisioneiros. A cidade será reedificada sobre o seu monte, e as pessoas deverão viver da sua própria maneira.
19 Sairão deles cantores, o som de homens que se alegram; eu os multiplicarei, e eles não serão, de modo algum, diminuídos.
20 Seus filhos entrarão como antes, e os seus testemunhos deverão ser estabelecidos diante de mim. E visitarei aqueles que os afligem.
21 Seus valentes estarão sobre eles, e o seu príncipe deles mesmos procederá. Reuni-los-ei, e irão retornar para mim. Pois quem é este que tem disposto o seu coração a fim de voltar-se para mim? diz o Senhor.
22, 23 Porquanto a ira colérica do senhor já tem saído, um turbilhão de furor já saiu. Ele virá sobre os ímpios.
24 A ira do Senhor não retornará até que ele o tenha executado, até que tenha estabelecido o propósito do seu coração. Nos últimos dias havereis de entender essas coisas.

Nenhum comentário: