INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 27/10/2018
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 29

1 Estas são as palavras do livro que Jeremias enviou de Jerusalém aos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes e aos falsos profetas, uma epístola para os que estavam no cativeiro em Babilônia, e para todas as pessoas
2 (após a saída de Jeconias, o rei, da rainha, dos eunucos, de todos os livres, dos escravos e dos artífices, de Jerusalém)
3 pela mão de Eleasá, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, a quem Zedequias, rei de Judá, enviara para a Babilônia, ao rei de Babilônia, dizendo:
4 Assim diz o Senhor Deus de Israel acerca dos cativos que eu fiz serem levados de Jerusalém:
5 Edificai casas e habitai nelas; plantai jardins e comei dos seus frutos;
6 tomai mulheres e gerai filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas aos seus maridos; multiplicai-vos, e não vos diminuais.
7 Procurai a paz da terra para a qual eu vos envio cativos; devereis orai ao Senhor pelo seu povo, pois na sua paz vós também tereis paz.
8 Pois assim diz o Senhor: Não deixeis que os falsos profetas que estão entre vós vos persuadam, nem deixeis que os vossos adivinhos vos enganem; não deis ouvidos aos seus sonhos, que são os mesmos que vós também sonhais.
9 Porque eles vos profetizam palavras injustas em meu nome, e eu não os tenho mandado.
10 Pois assim diz o Senhor: Quando setenta anos estiverem próximos de completarem-se em Babilônia eu vos visitarei e confirmarei as minhas palavras convosco, para trazer de volta para este lugar o vosso povo.
11 Irei projetar para vós um desígnio de paz e não de mal, para vos conferir estas boas coisas.
12 Orai para mim, e irei ouvir-vos; procurai-me com zelo, e me achareis,
13 porque haveis de procurar-me com todo o vosso coração.
14 Pois irei aparecer para vós,
15 ainda que dissestes: O Senhor designou para nós profetas em Babilônia.
21 Assim diz o Senhor a respeito de Acabe e a respeito de Zedequias: Eis que os entregarei nas mãos do rei de Babilônia, e irei feri-los na vossa frente.
22 E farão deles uma maldição entre todos os exilados de Judá na Babilônia, dizendo: O Senhor faça para ti como ele fez com Zedequias, e como fez com Acabe, a quem o rei de Babilônia assou no fogo,
23 por causa da iniquidade que fizeram em Israel. Pois cometeram adultério com as esposas de seus concidadãos, e falaram uma palavra em meu nome a qual não lhes ordenei falar; mas eu sou disso testemunha, diz o Senhor.
24 E para Semaías, o neelamita, dirás:
25 Eu não te enviei em meu nome. E a Sofonias, o sacerdote, filho de Maaséias, dize:
26 O Senhor fez-te sacerdote no lugar de Joiada, o sacerdote, para reinar na casa do Senhor sobre todos os profetas e sobre todos os loucos; e os porás na prisão e no tronco.
27 E agora, por que tendes injuriado, juntos, a Jeremias de Anatote, que profetizou para vós?
28 Não tem ele enviado mensageiros para este fim? Pois, neste mesmo mês, enviou mensageiros à Babilônia, dizendo: Falta ainda muito tempo. Edificai casas, e habitai nelas; plantai jardins e comei dos seus frutos.
29 E Sofonias leu o livro aos ouvidos de Jeremias.
30 Então, a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo:
31 Envia uma mensagem aos do cativeiro, e diz-lhes: Assim diz o Senhor acerca de Semaías, o neelamita, uma vez que Semaías vos profetizou, porém eu não o enviei, e ele fez com que confiásseis na injustiça;
32 portando, assim diz o Senhor: Eis que irei visitar Semaías e a sua família, e não haverá deles um só homem no meio de vós para ver o bem que eu irei fazer convosco. Eles não o verão.

Nenhum comentário: