INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 29

1 Estas são as palavras do livro que Jeremias enviou de Jerusalém aos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes e aos falsos profetas, uma epístola para os que estavam no cativeiro em Babilônia, e para todas as pessoas
2 (após a saída de Jeconias, o rei, da rainha, dos eunucos, de todos os livres, dos escravos e dos artífices, de Jerusalém),
3 pela mão de Eleasá, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, a quem Zedequias, rei de Judá, enviara para a Babilônia, ao rei de Babilônia, dizendo:
4 Assim diz o Senhor Deus de Israel acerca dos cativos que eu fiz serem levados de Jerusalém:
5 Edificai casas e habitai nelas; plantai jardins e comei dos seus frutos;
6 tomai mulheres e gerai filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas aos seus maridos; multiplicai-vos, e não vos diminuais.
7 Procurai a paz da terra para a qual eu vos envio cativos. Devereis orar ao Senhor pelo seu povo, pois na sua paz vós também tereis paz.
8 Pois assim diz o Senhor: Não deixeis que os falsos profetas que estão entre vós vos persuadam, nem deixeis que os vossos adivinhos vos enganem; não deis ouvidos aos vossos sonhos, que também sonhais.
9 Porque eles vos profetizam palavras injustas em meu nome, e eu não os tenho mandado.
10 Pois assim diz o Senhor: Quando setenta anos estiverem no ponto de completarem-se em Babilônia eu vos visitarei e confirmarei as minhas palavras convosco, a fim de trazer de volta para este lugar o vosso povo.
11 Irei projetar para vós um desígnio de paz e não de mal, para vos conferir estas boas coisas.
12 Orai para mim, e irei ouvir-vos; procurai-me com zelo, e me achareis,
13 porque haveis de procurar-me com todo o vosso coração.
14 Pois irei aparecer para vós,
15 ainda que dissestes: O Senhor designou para nós profetas em Babilônia.
16, 17, 18, 19, 20, 21 Assim diz o Senhor a respeito de Acabe e a respeito de Zedequias: Eis que os entregarei nas mãos do rei de Babilônia, o qual irá feri-los na vossa frente.
22 E farão deles uma maldição entre todos os exilados de Judá na Babilônia, dizendo: O Senhor faça para ti como ele fez com Zedequias e como fez com Acabe, a quem o rei de Babilônia assou no fogo,
23 por causa da iniquidade que fizeram em Israel. Pois cometeram adultério com as esposas de seus concidadãos, e falaram uma palavra em meu nome a qual não lhes ordenei falar. Contudo, eu sou disso testemunha, diz o Senhor.
24 E para Semaías, o neelamita, dirás:
25 Eu não te enviei em meu nome. E a Sofonias, o sacerdote, filho de Maaséias, dize:
26 O Senhor fez-te sacerdote no lugar de Joiada, o sacerdote, para reinar na casa do Senhor sobre todos os profetas e sobre todos os loucos; e os porás na prisão e no calabouço.
27 E agora, por que tendes injuriado, juntos, a Jeremias de Anatote, que profetizou para vós?
28 Não tem ele enviado mensageiros para este fim? Pois neste mesmo mês enviou mensageiros à Babilônia, dizendo: Falta ainda muito tempo. Edificai casas, e habitai nelas; plantai jardins e comei dos seus frutos.
29 E Sofonias leu o livro aos ouvidos de Jeremias.
30 Então a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo:
31 Envia uma mensagem aos do cativeiro, e diz-lhes: Assim diz o Senhor acerca de Semaías, o neelamita, uma vez que Semaías vos profetizou, porém eu não o enviei, e ele fez com que confiásseis na injustiça;
32 portando, assim diz o Senhor: Eis que irei visitar Semaías e a sua família, e não haverá deles um só homem no meio de vós para ver o bem que eu irei fazer convosco. Eles não o verão.

Nenhum comentário: