INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 21 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 66

1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que espécie de casa me havereis de construir? e de que tipo há de ser o lugar do meu repouso?
2 Porque todas estas coisas são minhas, diz o Senhor. E por quem terei consideração, senão pelos humildes e mansos, e pelo homem que treme da minha palavra?
3 Contudo, o transgressor que para mim sacrifica um bezerro é como aquele que mata um cão, e o que oferece flor de farinha é como o que oferece sangue de porco. O que oferece incenso para um memorial é como aquele que blasfema. Eles, no entanto, escolheram os seus próprios caminhos, e a sua alma agradou-se das suas abominações.
4 Também eu olharei para as suas zombarias e retribuirei os seus pecados sobre eles. Porquanto chamei-os, contudo não me deram ouvidos; falei e eles não escutaram, mas fizeram o mal diante de mim e escolheram as coisas nas quais eu não tinha prazer.
5 Ouvi a palavra do Senhor, vós, os que tremeis diante da sua palavra. Falai, irmãos nossos, para aqueles que vos odeiam e abominam, que o nome do Senhor deve ser glorificado e a sua alegria manifestada. Todavia, eles serão confundidos.
6 Ouviu-se um grito na cidade, uma voz vinda do templo, a voz do Senhor dando o pago aos seus adversários.
7 Antes que a mulher grávida tivesse dado à luz, antes dos seus trabalhos de parto acontecerem, sem nem mesmo passar por eles ela deu à luz a um varão.
8 Quem jamais ouviu tal coisa? quem tem visto algo semelhante? Haverá a terra chegado aos seus trabalhos de parto em um só dia? Nasceu uma nação de uma só vez, a fim de que Sião, desta maneira, tenha tido dores de parto, dando à luz a seus filhos?
9 No entanto, eu fiz com que tal coisa fosse possível, ainda que não te tenhas lembrado de mim, diz o Senhor. Acaso não fui eu que fiz a mulher estéril e a que gera? diz o teu Deus.
10 Alegra-te, ó Jerusalém, e vós todos os que a amais mantende nela uma assembleia geral. Exultai nela, vós os que agora pranteais sobre ela,
11 a fim de sugardes e ficardes satisfeitos com o seio de sua consolação; ordenhardes, e vos deliciardes com a chegada de sua glória.
12 Pois assim diz o Senhor: Eis que eu faço voltar-se em sua direção como um rio de paz, e a semelhança de uma torrente trazendo sobre eles, numa inundação, a glória dos gentios. Seus filhos serão transportados sobre os ombros deles, e consolados nos seus joelhos.
13 Tal como uma mãe conforta seu filho, assim também eu vos confortarei; e sereis consolados em Jerusalém.
14 Vê-lo-eis, e o vosso coração se alegrará; vossos ossos irão crescer como a erva. A mão do Senhor será notória aos que o temem, e ele admoestará aos desobedientes.
15 Pois eis que o Senhor virá como fogo, e os seus carros tal uma tempestade, para executar a sua vingança com ira e a sua repreensão com chamas de fogo.
16 Porquanto com o fogo do Senhor toda a terra será julgada, e toda a carne com a sua espada. Muitos serão mortos pelo Senhor.
17 Aqueles que se santificam e purificam nos jardins, comendo carne de porco nos pórticos, coisas abomináveis e rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.
18 Eu conheço as suas obras e a sua imaginação. Irei reunir todas as nações e línguas, elas virão e verão a minha glória.
19 Colocarei um sinal sobre eles, e enviarei os que escaparam deles para as nações: Társis, Pul, Lude, Meseque, Tubal, Grécia, e também para as ilhas mais distantes, ao encontro daqueles que não ouviram o meu nome nem viram a minha glória. E anunciarão a minha glória entre os gentios.
20 Trarão eles os vossos irmãos, dentre todas as nações, como um presente para o Senhor, com cavalos e carros, e em liteiras com toldos puxadas por mulas, para a cidade santa de Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem os seus sacrifícios para mim com salmos, para a casa do Senhor.
21 E tomarei deles sacerdotes e levitas, diz o Senhor.
22 Porquanto, tal como o novo céu e a nova terra que eu faço permanecem diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome permanecerá.
23 E virá a acontecer que de mês a mês, e de sábado a sábado, virá toda a carne a adorar perante mim em Jerusalém, diz o Senhor.
24 Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porquanto o seu verme nunca morrerá, e o seu fogo jamais se apagará. E serão, eles, um espetáculo para toda a carne.

Nenhum comentário: