INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 20 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 65

1 Manifestei-me aos que não perguntavam por mim, fui achado pelos que não me buscavam. Disse eu: Eis-me aqui; para uma nação que não chamou pelo meu nome.
2 Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde e contestador, àqueles que andavam de uma forma incorreta, indo após os seus pecados.
3 Este é o povo que me provoca continuamente, na minha presença; oferecem sacrifícios em jardins e queimam incenso sobre altares de tijolos para demônios que nada são;
4 deitam-se para dormir nos túmulos e nas cavernas a fim de terem sonhos, estes mesmos que comem carne de porco e o caldo de seus sacrifícios. Todos os seus vasos estão contaminados.
5 Eles dizem: Aparta-te; não te chegues para mim, porque sou puro. Esta é a fumaça da minha ira, e um fogo arde junto dela, continuamente.
6 Eis que tudo isso está escrito diante de mim. Não ficarei em silêncio até que tenha recompensado no seu seio,
7 diz o Senhor, os seus pecados e os pecados de seus pais, os quais queimaram incenso nos montes e me afrontaram nas colinas. Eu retribuirei as suas obras no seu próprio seio. 
8 Assim diz o Senhor: Tal como um bago de uva que será encontrado no cacho, e do qual dir-se-á: Não o destruas, pois há nele uma bênção; assim, igualmente, farei por causa daquele que me serve. Por sua causa não irei destrui-los à todos.
9 Conduzirei a semente que veio de Jacó e de Judá, e eles herdarão o meu santo monte; os meus eleitos e os meus servos o herdarão e nele habitarão.
10 Haverá rebanhos nas florestas, e o vale de Acor será um lugar de descanso do gado de meu povo, todos os que me houverem procurado.
11 Porém, vós sois os que me abandonastes e esquecestes o meu santo monte, que preparais uma mesa para o demônio e encheis a libação da deusa Sorte;
12 eu vos entregarei ao fio da espada e caireis, todos, pelo abate. Porquanto eu vos chamei, e não ouvistes; falei, mas vos recusastes a escutar, fazendo o que era mau aos meus olhos e escolhendo as coisas nas quais eu não tinha prazer.
13 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que os meus servos comerão, mas vós sentireis fome; eis que os meus servos beberão, porém vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão; vós, contudo, envergonhar-vos-eis;
14 eis que os meus servos exultarão de alegria, todavia vós chorareis pela tristeza de vosso coração, e uivareis por causa da aflição de vosso espírito.
15 Pois fareis do vosso nome um opróbrio para os meus escolhidos, e o Senhor vos destruirá; os meus servos, contudo, serão chamados por um novo nome,
16 o qual será abençoado na terra; porque eles bendirão ao verdadeiro Deus, e os que juram sobre a terra jurarão pelo Deus verdadeiro. Esquecer-se-ão da sua antiga aflição, ela não mais entrará em sua mente.
17 Porquanto haverá um novo céu e uma nova terra, e não mais se lembrarão, de maneira alguma, dos primeiros; nem se acharão, nunca mais, em suas mentes.
18 Todavia eles irão encontrar, nela, a sua alegria e o seu júbilo; pois eis que eu farei de Jerusalém uma alegria, e do meu povo um regozijo.
19 Exultarei em Jerusalém e encontrarei alegria no meu povo. Não mais se ouvirá nela voz soluçante ou de choro;
20 não haverá mais nela uma criança que morrerá prematuramente ou um velho que não irá completar o seu tempo. Pois jovem será aquele de cem anos de idade, e o pecador que morrer aos cem anos de idade também deverá ser amaldiçoado.
21 Edificarão casas e habitarão nelas; plantarão vinhas e comerão eles mesmos do seu fruto.
22 De maneira alguma eles construirão para que outros habitem, de jeito algum plantarão para que outros comam. Porque como os dias da árvore da vida serão os dias do meu povo. Por um longo tempo eles gozarão dos frutos do seu trabalho.
23 Meu escolhidos não deverão labutar em vão, nem haverão mais de gerar filhos para serem amaldiçoados. Pois são uma semente abençoada por Deus, e os seus descendentes estão com eles.
24 Sucederá que antes de clamarem eu os ouvirei; estando eles ainda falando, irei dizer: O que desejais?
25 Então os lobos e os cordeiros pastarão juntos, o leão comerá palha tal como o boi, e a serpente terá o pó por seu pão. Não mais eles ferirão nem destruirão no meu santo monte, diz o Senhor.

Nenhum comentário: