INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 21 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 1

1 Palavra de Deus que veio a Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que habitavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2 Veio a ele esta palavra de Deus nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo-terceiro ano do seu reinado.
3 Isto aconteceu nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o décimo-primeiro ano de Zedequias, rei de Judá, e ainda até o cativeiro de Jerusalém, no quinto mês.
4 Veio-lhe, pois, a palavra do Senhor, dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre eu te conheci, e antes que saísses da madre santifiquei-te, nomeando-te um profeta para as nações.
6 Então, eu disse: Senhor, tu que és o supremo Senhor, eis que eu não sei falar, pois sou uma criança.
7 E o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança; porque hás de ir a todos aqueles a quem eu te enviar, e de acordo com todas as palavras as quais te ordeno, assim falarás.
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
9 Então o Senhor estendeu a mão para mim, tocando-me na boca; e o Senhor me disse: Eis que tenho posto as minhas palavras na tua boca.
10 Constituí-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, para derrubares, para destruíres, para reconstruíres e para plantares.
11 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Que vês? Respondi: Uma vara de amendoeira.
12 E o Senhor me disse: Viste bem. Porque tenho vigiado sobre as minhas palavras, para realizá-las.
13 E a palavra do Senhor veio a mim, pela segunda vez, dizendo: Que vês? Respondi: Um caldeirão no fogo, e a sua boca está voltada para o norte.
14 E o Senhor me disse: Do norte males virão, como uma chama, sobre todos os habitantes da terra.
15 Pois eis que eu conclamo todos os reinos da terra do norte, diz o Senhor; eles virão e assentarão, cada um, o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, contra todos os muros ao seu redor e contra todas as cidades de Judá.
16 Falarei com eles em juízo a respeito de toda a sua iniquidade. Porquanto a mim me deixaram e sacrificaram a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas mãos.
17 Cinge os teus lombos, levanta-te e fala todas as palavras que eu te ordeno; não sintas temor de seus rostos nem te assustes diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
18 Eis que eu te ponho, hoje, como cidade fortificada e como um forte muro de bronze contra todos os reis de Judá, contra os seus príncipes e os povos da terra.
19 Eles pelejarão contra ti, todavia não prevalecerão, de maneira alguma, a teu respeito; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

Nenhum comentário: