INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 27/10/2018
Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juízes Rute
1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias
Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico dos Cânticos Isaías
Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias
Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias
1 Macabeus
Mateus Marcos Lucas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Septuaginta - Ester - Capítulo 2

1 Depois disto, a raiva do rei se aplacou e ele não mais mencionou Vasti, pensando no que ela tinha dito e em como a tinha condenado.
2 Então, os servos do rei disseram: Procurem-se para o rei moças virgens, castas e bonitas.
3 Que o rei nomeie governadores locais em todas as províncias do seu reino, e que eles selecionem jovens donzelas bonitas e castas, trazendo-as para a cidade de Susã, para a casa das mulheres, e que sejam enviadas ao camareiro do rei, guarda das mulheres; e que as coisas para a purificação e demais atendimentos lhes sejam dados.
4 E a mulher que vier a agradar ao rei seja feita rainha em lugar de Vasti. Isso pareceu bem ao rei, e ele assim o fez.
5 Ora, havia um judeu na cidade de Susã, cujo nome era Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, da tribo de Benjamim,
6 que tinha sido trazido preso de Jerusalém, o qual Nabucodonosor, rei da Babilônia, levara em cativeiro.
7 Tinha ele uma filha adotiva, filha de Abiail, irmão de seu pai, cujo nome era Ester. Quando seus pais morreram, cuidou ele dela, destinando-a para ser sua esposa; e a jovem era linda.
8 E, porquanto o decreto do rei fora publicado, muitas moças estavam reunidas na cidade de Susã, sob as vistas de Hegai; e Ester foi trazida para Hegai, guarda das mulheres.
9 A donzela agradou-lhe, achando ela graça aos seus olhos. Então, ele se apressou a dar-lhe as coisas necessárias para a purificação, e a sua porção, e sete donzelas escolhidas do palácio. E tratou bem dela e de suas donzelas, na casa das mulheres.
10 Mas Ester não lhe descobriu a sua família nem a sua parentela, pois Mordecai a tinha instruído para não fazê-lo.
11 E Mordecai costumava caminhar todos os dias pelo pátio das mulheres, para ver o que iria suceder à Ester.
12 Ora, o momento em que uma virgem deveria apresentar-se ao rei era quando se tivessem passado doze meses, pois, desta forma são os dias da purificação cumpridos: seis meses nos quais elas untam-se com óleo de mirra, e seis meses com as especiarias e as purificações das mulheres.
13 Depois disto a jovem vai ter com o rei. O oficial a quem ele designar irá conduzi-la para ir ter com ele, direto da casa das mulheres para a câmara do rei.
14 Entra ela na casa à noite, e pela manhã vai para a outra casa das mulheres, onde Hegai, camareiro do rei, é o guarda das mulheres. E ela não irá ter com o rei de novo, a menos que venha a ser chamada pelo nome.
15 E quando o tempo foi cumprido para Ester, filha de Abiail, irmão do pai de Mordecai, ir ter com o rei, ela não negligenciou nada do que o camareiro, guarda das mulheres, lhe ordenara; pois Ester achava graça aos olhos de todos que a viam.
16 E foi Ester ao encontro do rei Artaxerxes no duodécimo mês, que é Adar, no sétimo ano do seu reinado.
17 O rei amou a Ester, achando ela graça perante ele além de todas as outras virgens; e ele colocou nela a coroa de rainha.
18 Então, o rei deu um banquete a todos os seus amigos e aos grandes homens, durante sete dias, comemorando grandemente o casamento de Ester; e fez uma libertação para aqueles que estavam sob o seu domínio.
19 Mordecai, porém, servia no palácio.
20 Ora, Ester não havia revelado a sua parentela, pois Mordecai lhe ordenara temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos, quando estava com ele, e Ester não mudara o seu modo de vida.
21 E os dois eunucos do rei, chefes do corpo da guarda, ficaram muito tristes porque Mordecai fora promovido; e intentaram matar ao rei Artaxerxes.
22 Porém, o assunto foi descoberto por Mardoqueu, e ele o fez saber a Ester; e ela declarou ao rei a questão da conspiração.
23 Então, o rei interrogou os dois eunucos, e os enforcou; e o rei deu ordens para que se fizesse um apontamento, para memorial, nos registros reais acerca dos bons ofícios do Mordecai, como uma recomendação.

Nenhum comentário: