INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 20

1 Depois disso, vieram os filhos de Moabe e os filhos de Amom, e com eles alguns dos meunitas, contra Josafá para a batalha.
2 Então se aproximaram alguns homens e falaram a Josafá, dizendo-lhe: Vem contra ti uma grande multidão, da Síria, do outro lado do mar; e eis que eles já estão em Hazazom-Tamar, a qual é En-Gedi.
3 Josafá ficou alarmado, e dispôs-se a buscar ao Senhor com sinceridade, apregoando um jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou para buscar ao Senhor. De todas as cidades de Judá vieram eles, para buscarem ao Senhor.
5 Então Josafá levantou-se na assembleia de Judá em Jerusalém, na casa do Senhor, em frente ao novo tribunal.
6 E disse: Senhor, Deus de nossos pais! Não és tu Deus no céu acima, e não és tu Senhor de todos os reinos das nações? Não está na tua mão o poder de dominar, não havendo ninguém que possa resistir-te?
7 Não foste tu, ó Senhor, que destruíste os habitantes desta terra perante a face do teu povo Israel, e a deste à tua amada descendência de Abraão, para sempre?
8 E habitaram nela, e nela construíram um santuário ao teu nome, dizendo:
9 Se houverem de vir sobre nós males, espada, juízo, peste ou fome, apresentar-nos-emos diante desta casa e diante de ti (pois o teu nome está sobre esta casa), e iremos clamar a ti por causa da aflição; e tu o ouvirás e darás libertação.
10 Agora, eis que os filhos de Amom, de Moabe e do monte Seir, a respeito dos quais tu não permitiste que Israel passasse pelas suas fronteiras quando tinham saído da terra do Egito (pois afastou-se deles, e não os destruiu),
11 eis que eles, agora, fazem tentativas contra nós, vindo para lançar-nos fora da nossa herança, que tu nos tens dado.
12 Ó Senhor, nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque não temos força para resistir a esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que havemos de fazer com eles; todavia, os nossos olhos estão em ti.
13 E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus filhos e as suas esposas.
14 Então sobre Jaaziel, filho de Zacarias, dos filhos de Benaias, dos filhos de Jeiel, dos filhos de Matanias, o levita, dos filhos de Asafe, veio o Espírito do Senhor, na assembleia;
15 e ele disse: Ouvi vós, todo o Judá, moradores de Jerusalém e rei Josafá! Assim diz o Senhor para vós: Não temais nem vos assusteis diante de toda esta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã, descei ao encontro deles. Eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os encontrareis na extremidade do rio, no deserto de Jeruel.
17 Todavia, não ireis lutar. Sabei essas coisas, e vede o livramento do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém! Não temais, nem tenhais medo de sair, amanhã, para encontrá-los; e o Senhor será convosco.
18 Então Josafá se inclinou com o rosto em terra, junto com todo o Judá e os moradores de Jerusalém; e eles caíram diante do Senhor para adorá-lo.
19 E os levitas, dos filhos de Coate e dos filhos de Coré, ergueram-se para louvar ao Senhor, Deus de Israel, com voz mui alta.
20 De manhã cedo levantaram-se e saíram para o deserto de Tecoa; e, ao saírem, Josafá ficou de pé e gritou, dizendo: Ouvi-me, Judá e os moradores de Jerusalém! Colocai a vossa confiança no Senhor Deus, e a vossa confiança deverá ser honrada; confiai em seu profeta e sereis bem sucedidos!
21 Tomou ele conselho com o povo, e designou homens escolhidos para entoar salmos e louvores, para dar graças e cantar as músicas sagradas de louvor, indo diante do exército. E eles disseram: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade permanece para sempre!
22 E, quando começaram o louvor e a ação de graças, o Senhor fez com que os filhos de Amom começassem a combater contra Moabe e os moradores do monte Seir que vieram contra Judá; e foram derrotados.
23 Em seguida os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e consumi-los; e quando tinham acabado de destruir os habitantes de Seir levantaram-se uns contra os outros, a fim de que fossem totalmente destruídos.
24 Judá chegou à torre de vigia do deserto, olhou e viu a multidão, e eis que estavam todos caídos, mortos sobre a terra; nenhum escapou.
25 Então Josafá e o seu povo saíram para despojá-los, e encontraram muito gado, móveis, espólios e coisas preciosas; e saquearam-nos. E estiveram três dias recolhendo os despojos, pois eram abundantes.
26 Sucedeu, então, que no quarto dia eles se reuniram no vale da Bênção; pois, ali, louvaram ao Senhor. Por isso chamou-se o nome do lugar vale da Benção, até o dia de hoje.
27 Depois disso, todos os homens de Judá voltaram para Jerusalém, Josafá conduzindo-os com grande alegria; pois o Senhor dera-lhes alegria sobre os seus inimigos.
28 Entraram eles em Jerusalém com alaúdes, harpas e trombetas, vindo para a casa do Senhor.
29 Houve um terror do Senhor sobre todos os reinos da terra quando ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.
30 Mas o reino de Josafá estava em paz, e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
31 Reinou Josafá sobre Judá, tendo trinta e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Azuba, filha de Sili.
32 Ele andou nos caminhos de seu pai Asa, não se desviando de fazer o que era reto aos olhos do Senhor.
33 No entanto, os altos ainda permaneciam, e o povo não dirigia o seu coração ao Senhor, Deus de seus pais.
34 Mas o restante dos atos de Josafá, os primeiros e os últimos, eis que estão escritos na história de Jeú, filho de Hanani, que escreveu o Livro dos Reis de Israel.
35 Depois disto, Josafá, rei de Judá, entrou em uma aliança com Acazias, rei de Israel (este, porém, era um homem injusto),
36 agindo e andando com ele para construir navios que fossem à Társis; e ele os construiu em Ezion-Geber .
37 Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Pois que tu tens te aliado com Acazias, o Senhor tem quebrado a tua obra, e os teus navios foram destruídos. E os seus navios não puderam ir a Társis.

Nenhum comentário: