INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 21

1 Josafá dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Tinha ele irmãos, os seis filhos de Josafá: Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. Todos estes foram filhos de Josafá, rei de Judá.
3 Seu pai lhes deu muitos presentes, prata e ouro, e armas, juntamente com cidades fortificadas em Judá. Todavia ele deu o reino a Jeorão, pois era o primogênito.
4 Jeorão começou a reinar, fortalecendo-se, e matou a todos os seus irmãos à espada, e a alguns dos príncipes de Israel.
5 Quando tinha trinta e dois anos de idade Jeorão entrou em seu reino, e reinou oito anos em Jerusalém.
6 Andou ele no caminho dos reis de Israel, conforme fazia a casa de Acabe, pois uma filha de Acabe era sua esposa; e ele fez o que era mau aos olhos do Senhor.
7 No entanto, o Senhor não quis destruir totalmente a casa de Davi, por causa do pacto que fizera com ele, conforme dissera que iria dar-lhe uma lâmpada, a ele e aos seus filhos, para sempre.
8 Naqueles dias, Edom revoltou-se contra Judá, e fizeram para si um rei.
9 Então Jeorão passou adiante, com os príncipes e com toda a cavalaria. E aconteceu que ele se levantou, de noite, ferindo a Edom, que o cercava, e aos capitães dos carros; e o povo fugiu para as suas tendas.
10 Deste modo Edom revoltou-se contra Judá, até o dia de hoje. Também Libna, naquela época, se revoltou contra o seu domínio, porquanto ele deixou ao Senhor, Deus de seus pais.
11 Pois tornou a edificar os altos nas cidades de Judá, e fez com que os moradores de Jerusalém se prostituíssem, levando Judá ao erro.
12 Então veio a ele uma mensagem, por escrito, de Elias, o profeta, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor, Deus de teu pai Davi: Uma vez que não andaste nos caminhos de teu pai Josafá, e nos caminhos de Asa, rei de Judá,
13 mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste Judá e os habitantes de Jerusalém prostituírem-se, como a casa de Acabe levou Israel a prostituir-se; e mataste a teus irmãos, os filhos de teu pai, que eram melhores do que tu;
14 eis que o Senhor te ferirá com uma grande praga no meio do teu povo, e aos teus filhos, e as tuas mulheres, e a todos os teus bens.
15 Serás afligido com uma doença grave, uma doença dos intestinos, até eles virem a cair, no dia a dia, com a doença.
16 Então o Senhor despertou os filisteus contra Jeorão, assim como os árabes e aqueles que estavam na fronteira dos etíopes.
17 Subiram contra Judá, prevalecendo contra eles, e levaram todos os bens que encontraram na casa do rei, assim como seus filhos e filhas. Nenhum filho foi deixado com ele, a não ser Jeoacaz, o mais novo de seus filhos.
18 Depois de tudo isso o Senhor o feriu nas entranhas com uma enfermidade incurável.
19 Esta continuou, de dia para dia, e quando o tempo dos dias veio a ser de dois anos as suas entranhas se derramaram, com a doença, e ele morreu por uma grave enfermidade. No entanto, seu povo não realizou nenhum funeral de conformidade com o funeral de seus pais.
20 Tinha ele trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. E partiu sem honra, sendo sepultado na cidade de Davi; todavia não nos sepulcros dos reis.

Nenhum comentário: