INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 26 de abril de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 8

1 Eliseu falou com a mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo-lhe: Levanta-te e vai, tu e a tua casa, e peregrina onde quer que possas peregrinar; porque o Senhor conclamou a fome sobre a terra. Na verdade, há de vir a fome sobre a terra por sete anos.
2 A mulher levantou-se e fez conforme a palavra de Eliseu, tanto ela como a sua casa; e peregrinou na terra dos filisteus por sete anos.
3 E aconteceu que após o término dos sete anos a mulher voltou da terra dos filisteus para a sua cidade; e foi ao rei para clamar pela sua casa e pelas suas terras.
4 Ora, o rei falara com Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, dizendo-lhe: Conta-me, peço-te, todas as grandes coisas que Eliseu já fez.
5 E sucedeu que contando ele ao rei como Eliseu ressuscitara o filho que havia morrido, eis que a mulher cujo filho ele ressuscitara veio clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. E Geazi disse: Senhor meu, ó rei, esta é a mulher e este o seu filho a quem Eliseu restaurou à vida!
6 O rei interrogou a mulher, e ela confirmou tudo. Então o rei chamou um eunuco, dizendo-lhe: Restitui à ela tudo quanto lhe pertencia, e todas as rendas das terras, desde o dia em que deixou-a até agora.
7 Eliseu foi para Damasco. Porém o rei da Síria, o filho de Hadade, estava doente, e avisaram-no, dizendo: O homem de Deus está aqui.
8 Então disse o rei a Hazael: Toma na tua mão um presente e vai ao encontro do homem de Deus; e pergunta ao Senhor, por seu intermédio, dizendo: Sararei eu desta minha doença?
9 Hazael foi encontrá-lo, tomando um presente na sua mão, e todas as coisas boas de Damasco em quarenta camelos de carga; e, chegando, pôs-se diante dele, dizendo: Eliseu, teu filho, o filho de Hadade, o rei da Síria, enviou-me para perguntar-te, dizendo: Sararei eu desta minha doença?
10 Eliseu, então, disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Entretanto, o Senhor mostrou-me que hás de morrer.
11 Elizeu estava diante dele, e fixou seu rosto até que ele se envergonhou. E o homem de Deus chorou.
12 Então disse Hazael: Por que o meu senhor está chorando? E respondeu-lhe: Porque conheço todo o mal que hás de fazer aos filhos de Israel: destruirás completamente as suas fortalezas com fogo, matarás os seus homens escolhidos com a espada, esmagarás as suas crianças contra o chão e as suas mulheres grávidas desventrarás!
13 Porém Hazael disse: Quem é teu servo? Um cachorro morto iria fazer isso? E Eliseu disse: O Senhor tem me mostrado que serás governante sobre a Síria.
14 E ele apartou-se de Eliseu, indo para o seu senhor, o qual lhe disse: O que falou-te Eliseu? E respondeu-lhe: Ele me disse: Hás de viver.
15 Sucedeu no dia seguinte que ele tomou um pano grosso. e, após mergulhá-lo na água, colocou-o sobre seu rosto; e ele morreu. E Hazael reinou em seu lugar.
16 No quinto ano de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, quando Josafá era rei de Judá, Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, começou a reinar.
17 Tinha ele trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.
18 E andou no caminho dos reis de Israel, conforme a casa de Acabe; pois a filha de Acabe era sua esposa. E ele fez o que era mau aos olhos do Senhor.
19 Todavia, o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, conforme ele dissera que daria uma lâmpada a ele e aos seus filhos, para sempre.
20 Naqueles dias, os edomitas se rebelaram contra o mando de Judá, e constituíram para si um rei.
21 Jeorão foi até Zair, com todos os seus carros; e aconteceu, depois dele ter ido, que feriu a Edom, que o cercava, e aos capitães dos seus carros. E o povo fugiu para as suas tendas.
22 No entanto, Edom se revoltou contra a mão de Judá até o dia de hoje, rebelando-se Libna naquele mesmo tempo.
23 Mas o restante dos atos de Jeorão, e tudo quanto fez, não estão estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
24 Jeorão dormiu com seus pais e foi sepultado com eles na cidade de Davi, seu pai; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, Acazias, filho de Jeorão, começou a reinar.
26 Vinte e dois anos de idade tinha Acazias quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém, O nome de sua mãe era Atalia, filha de Onri, rei de Israel.
27 Andou ele no caminho da casa de Acabe, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, como fizera a casa de Acabe.
28 E foi com Jorão, filho de Acabe, à guerra contra Hazael, rei dos sírios, em Ramote-Gileade. E os sírios feriram a Jorão.
29 Então o rei Jorão voltou para se curar, em Jezreel, das feridas com as quais o feriram em Ramote, quando lutava contra Hazael, rei da Síria. E Acazias, filho de Jeorão, desceu para visitar Jorão, filho de Acabe, em Jezreel; porquanto estava doente.

Nenhum comentário: