INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO
AUXÍLIOS BÍBLICOS DICIONÁRIO BÍBLICO TERMOS DE USO
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Atualizada em 06/07/2019

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 24

1 Nos seus dias, subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, e Jeoaquim tornou-se seu servo por três anos; e, depois disto, revoltou-se contra ele.
2 Então, o Senhor enviou contra ele os bandos dos caldeus, os bandos da Síria, os bandos de Moabe e os bandos dos filhos de Amom; enviou-os contra a terra de Judá para subjugá-la-la, de acordo com o palavra do Senhor que ele falara por seus servos, os profetas.
3 Com efeito, era este o propósito do Senhor concernente à Judá, para removê-los da sua presença, por causa dos pecados de Manassés e de tudo o que ele fizera.
4 E também por ele haver derramado sangue inocente, enchendo a Jerusalém deste sangue, o que o Senhor não quis perdoar.
5 Porém, o restante dos atos de Jeoaquim, tudo quanto fez, não estão esses escritos no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?
6 Jeoaquim dormiu com seus pais e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.
7 Porém o rei do Egito não mais saiu da sua terra, porquanto o rei de Babilônia tomou tudo o que pertencia ao rei do Egito, desde o rio do Egito até o Eufrates.
8 Dezoito anos de idade tinha Joaquim quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe era Neústa, filha de Elnatã, de Jerusalém.
9 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que seu pai fizera.
10 Naquela época, subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém; e a cidade foi sitiada.
11 Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio contra a cidade, e os seus servos a sitiaram.
12 Então, Joaquim, rei de Judá, foi ao encontro do rei de Babilônia, ele e os seus servos, e a sua mãe, e os seus príncipes, e os seus oficiais; e o rei de Babilônia o levou, no oitavo ano do seu reinado.
13 E trouxe, dali, todos os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e cortou todos os vasos de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera no templo do Senhor, de acordo com a palavra do Senhor.
14 Também transportou os habitantes de Jerusalém, e todos os chefes, e os homens poderosos, levando cativos dez mil prisioneiros; e, ainda, cada artesão e ferreiro. Somente os pobres da terra foram deixados.
15 E transportou Joaquim para Babilônia, e a mãe do rei, e as mulheres do rei, e os seus eunucos; e levou os poderosos da terra em cativeiro, de Jerusalém para a Babilônia,
16 e todos os homens valentes, em número de sete mil, e mil artífices e ferreiros. Todos estes eram homens poderosos, preparados para a guerra. E o rei de Babilônia levou-os cativos para a Babilônia.
17 E o rei de Babilônia constituiu a Betanias, seu filho, rei em seu lugar, chamando-lhe Zedequias.
18 Vinte e um anos de idade tinha Zedequias quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias.
19 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que Joaquim fizera.
20 Foi, portanto, de acordo com a ira do Senhor contra Jerusalém e contra Judá, para expulsá-los da sua presença, que Zedequias revoltou-se contra o rei de Babilônia.

Nenhum comentário: