INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 16

1 No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou Acaz, filho de Jotão, rei de Judá, a reinar.
2 Vinte anos tinha Acaz quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Contudo ele não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como Davi, seu pai, tinha feito.
3 E andou no caminho dos reis de Israel, até mesmo fazendo passar seu filho pelo fogo, conforme as abominações das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
4 Também oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos e nos outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa.
5 Então subiu Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para a guerra; e cercaram a Acaz. Mas não puderam prevalecer contra ele.
6 Naquele tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate para a Síria, expulsando os judeus de lá. Vieram, portanto, os idumeus para Elate, e ficaram habitando ali até o dia de hoje.
7 Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Sou teu servo e teu filho; sobe, livra-me das mãos do rei da Síria e das mãos do rei de Israel, que se levantaram contra mim.
8 Então Acaz tomou a prata e o ouro que se achavam nos tesouros da casa do Senhor e da casa do rei, e enviou presentes ao rei da Assíria.
9 O rei da Assíria deu-lhe ouvidos, e subiu a Damasco, tomando-a e retirando os seus moradores; e o rei matou a Rezim.
10 O rei Acaz foi a Damasco para encontrar-se lá com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e ele viu um altar em Damasco. O rei Acaz enviou para Urias, o sacerdote, o modelo do altar com as suas proporções, e toda a sua obra.
11 Urias, o sacerdote, edificou o altar de acordo com todas as instruções que o rei Acaz enviara de Damasco.
12 O rei viu o altar, e subiu nele,
13 e ofereceu nele o seu holocausto, a sua oferta de cereais e a sua oferta de libação; e derramou o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar de bronze, diante do Senhor.
14 Quanto ao altar de bronze que estava diante da casa do Senhor, removeu-o do lugar onde se encontrava, dentre a casa do Senhor e o seu altar, e estabeleceu-o ao lado deste, para o norte.
15 O rei Acaz deu encargo a Urias, o sacerdote, dizendo-lhe: Oferece sobre o grande altar o holocausto da manhã e a oferta de cereais da noite, o holocausto do rei e a sua oferta de cereais, e o holocausto do povo, a sua oferta de cereais e as suas ofertas de libação; e derramarás o sangue do holocausto e o sangue de qualquer outro sacrifício sobre ele. Todavia o altar de bronze ficará ao meu dispor, na parte da manhã.
16 Urias, o sacerdote, fez conforme a tudo o que o rei Acaz lhe ordenara.
17 O rei Acaz cortou as bordas das bases, removendo a pia de cima delas; e tirou o mar de sobre os bois de bronze que estavam debaixo dele, pondo-o sobre uma base de pedra.
18 Fez, também, uma base para o trono na casa do Senhor, e retirou a entrada do rei da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.
19 Mas o restante dos atos de Acaz, tudo o que ele fez, não estão esses escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
20 Acaz dormiu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: