INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 20

1 Davi fugiu de Naiote em Ramá, e veio à presença de Jônatas, dizendo-lhe: O que fiz e qual é a minha culpa? Em que tenho pecado diante de teu pai, uma vez que ele procura tirar-me a vida?
2 Porém, Jônatas lhe respondeu: Que nada disto sobrevenha a ti! Não morrerás. Eis que meu pai não irá fazer qualquer coisa, grande ou pequena, sem descobri-la para mim. Por que motivo ele esconderia esse assunto de mim? Tal coisa não é verdade.
3 Então Davi falou para Jônatas, dizendo: Teu pai sabe, com certeza, que tenho achado graça aos teus olhos, portanto disse: Não saiba isto Jônatas, para que não venha a recusar o seu consentimento. Contudo, como vive o Senhor e vive a tua alma que é assim como eu disse, não havendo separação entre mim e a morte.
4 E disse Jônatas para Davi: Qual é o desejo de tua alma? o que devo fazer por ti?
5 Respondeu Davi para Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, e não aparecerei para assentar-me e comer. Entretanto, tu me deixarás ir, e esconder-me-ei na planície até a noite.
6 Se teu pai, de alguma maneira, perguntar por mim, então lhe dirás: Davi pediu encarecidamente que o deixasse ir, com pressa, para Belém, sua cidade, pois haverá de acontecer lá o sacrifício anual para toda a família.
7 Se ele assim disser: Está bem; o teu servo estará em segurança. Todavia, se responder-te duramente sabe que já o mal está por ele determinado.
8 Então agirás com misericórdia para com o teu servo, porquanto fizeste comigo uma aliança do Senhor. Todavia, se há iniquidade no teu servo, mata-me tu mesmo. Por que me entregarias para o teu pai?
9 E disse Jônatas: Tal não te suceda. Pois se eu, com certeza, souber que o mal está determinado por meu pai para vir sobre ti, ainda que não deva ser contra as tuas cidades, eu to direi.
10 Disse Davi para Jônatas: Quem poderá relatar-me isto, se o teu pai responder-te asperamente?
11 Jônatas respondeu para Davi: Vai, e permanece no campo. E saíram ambos para o campo.
12 E Jônatas falou para Davi: O Senhor, Deus de Israel, sabe que irei sondar meu pai, quando tiver uma oportunidade, três vezes; e eis que se o bem estiver determinado a respeito de Davi, e eu não enviar uma mensagem para ti no campo,
13 assim e assim faça Deus a Jônatas, e mais ainda; como, também, se eu não te comunicar o mal que estiver determinado a teu respeito a fim de torná-lo conhecido para ti, deixando-te partir. Ir-te-ás em paz, e o Senhor seja contigo, assim como ele esteve com meu pai.
14 Se eu, na verdade, continuar a viver, então serás misericordioso para comigo; entretanto, se morrer,
15 não retirarás a tua misericórdia da minha casa, para sempre. Se não fizeres assim quando o Senhor tirar da face da Terra todos os teus inimigos, 
16 e vier a acontecer de o nome de Jônatas ser desamparado pela casa de Davi, então que o Senhor traga de volta todos os inimigos de Davi.
17 E Jônatas jurou mais uma vez para Davi, porquanto ele amava a alma daquele que o amava.
18 Disse Jônatas: Amanhã é a lua nova, e haverá uma indagação a teu respeito; pois ver-se-á que o teu lugar estará vago.
19 Esperarás três dias, e, quando tiveres uma oportunidade, virás ao lugar onde possas esconder-te, no dia marcado; e aguardarás junto a esta pedra.
20 Eu atirarei três flechas, mirando-as em um alvo.
21 E eis que eu enviarei o moço, dizendo: Vai, encontra-me a flecha.
22 Se eu, expressamente, disser ao moço: A flecha está aqui, para cá de ti. Toma-a e vêm; a coisa está bem para ti e não há razão para sentir medo, tão certo como vive o Senhor. Todavia, se eu disser para o jovem: A flecha está ali, para lá de ti; partirás, pois o Senhor te tem mandado ir.
23 E, quanto à palavra que temos falado, eis que o Senhor é testemunha entre mim e ti, para sempre.
24 Então Davi se escondeu no campo. E o novo mês começou, chegando-se o rei à mesa para comer.
25 Sentou-se ele em seu assento, como em épocas anteriores, em seu lugar junto à parede, ficando diante de Jônatas; e Abner sentou-se ao lado de Saul. Mas o lugar de Davi ficou vazio.
26 Saul, porém, não disse nada naquele dia, pois pensou: Parece que aconteceu de ele não estar limpo, porquanto não se purificou.
27 E sucedeu no dia seguinte, no segundo dia do mês, que o lugar de Davi permaneceu vazio; e disse Saul a Jônatas, seu filho: Por que não tem o filho de Jessé participado, ontem e hoje, da mesa?
28 Jônatas respondeu a Saul, dizendo-lhe: Davi pediu-me para deixá-lo ir à Belém, sua cidade;
29 pois disse: Deixa-me ir, peço-te, porquanto temos um sacrifício familiar na cidade, e os meus irmãos convidaram-me. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, irei para lá e verei meus irmãos. E, por este motivo, ele não está presente na mesa do rei.
30 Então Saul ficou muito zangado com Jônatas, e disse-lhe: Tu, filho de uma donzela traidora! Não sei eu que és um cúmplice do filho de Jessé, para tua vergonha e para vergonha da nudez de tua mãe?
31 Pois enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra o teu reino não será estabelecido. Agora, portanto, manda buscar o jovem, pois ele certamente morrerá.
32 Respondeu Jônatas a Saul: Por que ele deve morrer? O que fez?
33 Então Saul levantou a sua lança contra Jônatas para matá-lo. Deste modo, Jônatas ficou sabendo que o mal estava determinado por seu pai, a fim de matar a Davi.
34 Jônatas levantou-se da mesa, em grande ira, não comendo pão no segundo dia do mês, pois sofria amargamente por causa de Davi; porquanto seu pai havia determinado o mal contra ele.
35 Veio a manhã e Jônatas foi para o campo, conforme combinara de fazer um sinal para Davi; e um menino estava com ele.
36 E disse ao menino: Corre, encontra as flechas que irei atirar. O menino correu e Jônatas atirou uma flecha, enviando-a para além dele.
37 Veio o menino ao lugar onde estava a flecha que Jônatas atirara, e Jônatas gritou-lhe, dizendo: A flecha está ali, para lá de ti.
38 E Jônatas gritou para o menino, dizendo: Vai rapidamente, não te detenhas. E o servo de Jônatas apanhou as flechas, trazendo-as para o seu mestre.
39 Entretanto o menino não sabia de nada, tão somente Jônatas e Davi o sabiam.
40 Então Jônatas deu as suas armas ao rapaz, e disse-lhe: Vai, entra na cidade.
41 Quando o rapaz entrou, Davi se levantou da pedra, caindo sobre o seu rosto; e se inclinou para ele três vezes. Beijaram-se, e choraram um pelo outro por um longo tempo.
42 Disse Jônatas para Davi: Vai-te em paz, conforme temos jurado, ambos, em nome do Senhor, dizendo: O Senhor será testemunha entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre. Que assim seja. Então Davi se levantou e partiu, e Jônatas entrou na cidade.

Nenhum comentário: