INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 10 de novembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 19

1 Saul disse para Jônatas, seu filho, e para todos os seus servos, que matassem a Davi.
2 Porém, Jônatas, filho de Saul, amava muito a Davi; e Jônatas falou com Davi, dizendo-lhe: Saul procura matar-te. Apronta-te, portanto, amanhã pela manhã, e oculta-te, permanecendo escondido.
3 Eu sairei e ficarei perto de meu pai, no campo onde estarás; e falarei a teu respeito com ele. Verei, então, qual será a sua resposta, e a relatarei para ti.
4 Jônatas falou favoravelmente a respeito de Davi com Saul, seu pai, dizendo-lhe: Não peque o rei contra o seu servo Davi, porquanto ele não pecou a respeito de ti, e as suas obras são mui boas.
5 Expôs ele a sua vida, ferindo o filisteu; e o Senhor efetuou um grande livramento, e todo o Israel o viu, e alegrou-se. Por que, então, pecarias contra sangue inocente, matando a Davi sem causa?
6 Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou, dizendo: Como vive o Senhor, ele não morrerá.
7 Jônatas chamou a Davi e relatou-lhe todas estas palavras. Depois, Jônatas levou Davi para Saul; e ele estava diante dele, como nos tempos antigos.
8 Houve outra peleja contra Saul, e Davi agiu com valentia, lutando contra os filisteus e ferindo-os com grande matança; e fugiram diante dele.
9 Todavia, um espírito maligno da parte de Deus estava sobre Saul. Encontrava-se ele descansando em sua casa, e havia uma lança em sua mão; e Davi tangia a harpa com as suas mãos.
10 Saul procurou encravar a Davi com a lança, e ele retirou-se apressadamente da presença de Saul. Este atirou a lança na parede, porém Davi recuou e fugiu.
11 Sucedeu, naquela noite, que Saul enviou mensageiros à casa de Davi para vigiá-lo, a fim de matá-lo na parte da manhã; mas a esposa de Davi, Mical, falou-lhe, dizendo: A não ser que salves a tua vida esta noite, amanhã serás morto.
12 Então Mical desceu Davi pela janela. E ele partiu, fugindo; e escapou-se.
13 Mical tomou ídolos do lar e os colocou sobre a cama, pondo o fígado de uma cabra no lugar da sua cabeça; e cobriu tudo com roupas.
14 Saul enviou mensageiros para prenderem a Davi, mas disseram-lhe que ele estava doente.
15 Contudo, ele enviou-os a Davi, dizendo: Trazei-mo na cama, para que eu possa matá-lo.
16 Os mensageiros foram, e eis que os ídolos do lar estavam na cama, e o fígado de cabra no lugar de sua cabeça.
17 E disse Saul para Mical: Por que me tens enganado, permitindo que o meu inimigo se afastasse, escapando? Porém Mical respondeu para Saul: Ele disse: Deixa-me ir; e, se não, irei matar-te.
18 Dessa maneira Davi fugiu, escapando, indo ao encontro de Samuel em Ramá; e contou-lhe tudo o que Saul lhe fizera. Então Samuel e Davi partiram, e habitaram em Naiote, em Ramá.
19 E foi relatado a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá.
20 Saul enviou mensageiros para prenderem a Davi, e eles viram a congregação dos profetas, com Samuel sobre eles, a presidi-los. O Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e eles profetizaram.
21 Isto foi dito a Saul, e ele enviou outros mensageiros; e também eles profetizaram. Saul mandou, novamente, um terceiro grupo de mensageiros, os quais também profetizaram.
22 Saul ficou muito zangado e foi, ele mesmo, para Ramá; veio até a fonte da eira que está em Séco e indagou, dizendo: Onde se encontram Samuel e Davi? E responderam-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.
23 Então Saul foi para Naiote, em Ramá. E o Espírito de Deus veio sobre ele também; e prosseguiu, profetizando, até que chegou a Naiote em Ramá.
24 Tirou ele a sua roupa, e profetizou diante deles, deitando-se nu todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, disseram: Está também Saul entre os profetas?

Nenhum comentário: