INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Septuaginta 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 15

1 Então disse Samuel a Saul: O Senhor enviou-me a ungir-te rei sobre Israel; agora, pois, ouve a voz do Senhor.
2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Hoje tomarei vingança no que concerne aos feitos de Amaleque para com Israel, quando o encontrou no caminho, ao sair do Egito.
3 Agora, pois, vai, e ferirás a Amaleque e a Hierim, e a tudo o que lhe pertence. Não deixarás nada dele vivo, porém o destruirás totalmente e dedicarás, a ele e a tudo o que é dele, à destruição, não poupando nada do que lhe pertence. Destruirás tanto o homem quanto a mulher, a criança e aquele que ainda mama, o bezerro e a ovelha, o camelo e o asno.
4 Saul congregou as pessoas, contando-as em Gilgal, quatrocentos mil em tropas regulares; e Judá, trinta mil em tropas regulares.
5 Saul veio, então, para as cidades de Amaleque, e pôs uma emboscada no vale.
6 E disse Saul aos queneus: Ide, saí do meio dos amalequitas, para que eu não vos trate como eles, porquanto agistes misericordiosamente com os filhos de Israel quando subiram do Egito. Deste modo, os queneus sairam do meio de Amaleque.
7 Depois disso Saul feriu a Amaleque, de Havilá até Sur, que está de frente para o Egito.
8 Tomou a Agague, rei de Amaleque, vivo, e matou a todas as pessoas e ao povo Hierim com o fio da espada.
9 Entretanto, Saul e todo o povo deixaram Agague vivo, assim como o melhor das ovelhas, das vacas, dos frutos, dos vinhedos e de todas as coisas boas; e não quiseram destrui-los. Mas a cada coisa inútil e recusável eles destruíram.
10 Então a palavra do Senhor veio a Samuel, dizendo:
11 Arrependi-me de ter feito Saul rei, porquanto ele se desviou de me seguir e não tem guardado a minha palavra. E Samuel entristeceu-se, e clamou ao Senhor a noite toda.
12 Samuel levantou-se cedo, indo ao encontro de Israel, pela manhã. E foi relatado a Samuel, dizendo: Saul chegou ao Carmelo, tendo levantado um socorro para si mesmo. Depois disso ele fez dar a volta o seu carro, descendo para Gilgal, para Saul. E eis que este estava oferecendo um holocausto ao Senhor, o melhor dos despojos que trouxera de Amaleque.
13 Samuel veio até Saul, e este lhe disse: Bendito és tu do Senhor! Eis que eu tenho feito tudo o que o Senhor falou.
14 E Samuel perguntou: Que é, então, o balido deste rebanho em meus ouvidos, e o som de bois, que ouço?
15 E Saul respondeu: Trouxe-os de Amaleque, tudo o que as pessoas preservaram, o melhor das ovelhas e do gado; para ser sacrificado ao Senhor, teu Deus. Quanto ao restante, eu o destruí completamente.
16 Então, disse Samuel a Saul: Espera, declarar-te-ei o que o Senhor me falou esta noite. Disse-lhe ele: Fala.
17 E Samuel disse para Saul: Não és tu pequeno aos seus olhos, apesar de seres um líder de uma das tribos de Israel? Contudo, ainda assim, o Senhor te ungiu para ser rei sobre Israel.
18 O Senhor enviou-te em uma jornada, dizendo: Vai, e destrói totalmente. Matarás aos que tem pecado contra mim, os amalequitas, e farás guerra contra eles até que os tenhas consumido.
19 Por que, então, não obedecestes à voz do Senhor, mas te apressaste para apoderar-te dos despojos, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor?
20 E Saul disse a Samuel: Porquanto ouvi a voz do povo. Todavia, fui pelo caminho no qual o Senhor me enviou, tendo trazido a Agague, rei de Amaleque; e destruí a Amaleque.
21 No entanto o povo tomou os despojos dos melhores rebanhos e manadas, daquilo que foi destruído, para sacrificar perante o Senhor, nosso Deus, em Gilgal.
22 Porém, Samuel disse: Será que o Senhor tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em serem ouvidas as suas palavras? Eis que a obediência é melhor do que um bom sacrifício, e o ouvir melhor do que a gordura de carneiros.
23 Porquanto o pecado é como a adivinhação; ídolos trazem dor e sofrimento. Porque rejeitaste a palavra do Senhor, o Senhor também irá rejeitar-te para que não sejas rei de Israel.
24 E Saul disse a Samuel: Pequei, transgredindo a palavra do Senhor e a tua direção, pois temi ao povo e ouvi a sua voz.
25 Agora, portanto, remove, peço-te, o meu pecado, e volta comigo; e irei adorar ao Senhor teu Deus.
26 Então, disse Samuel a Saul: Não voltarei contigo, pois rejeitaste a palavra do Senhor, e o Senhor te rejeitará como rei de Israel.
27 Samuel virou o seu rosto, para partir. Então Saul segurou a orla de sua veste, rasgando-a.
28 E Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado teu reino de Israel, tirando-o de tuas mãos neste dia, e irá dá-lo ao teu próximo que é melhor do que tu;
29 Israel será dividido em dois, e Deus não irá voltar atrás nem arrepender-se, pois ele não é como um homem, para se arrepender.
30 Então, disse Saul: Pequei; honra-me, peço-te, ainda esta vez diante dos anciãos de Israel e do meu povo. Volta comigo, e irei adorar o Senhor teu Deus.
31 Então Samuel voltou-se após Saul; e ele adorou ao Senhor.
32 Disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei de Amaleque. Agague veio a ele, tremendo; e disse: É a morte, deste modo, amarga?
33 E Samuel disse para Agague: Assim como a tua espada tem privado as mulheres de seus filhos, da mesma maneira será a tua mãe deixada sem filho entre as mulheres. E Samuel matou a Agague, perante o Senhor, em Gilgal.
34 Partiu Samuel para Ramá, e Saul foi para a sua casa em Gibeá.
35 E Samuel não viu mais a Saul, até o dia da sua morte. Porquanto Samuel tivera dó de Saul, mas o Senhor se arrependeu de haver constituído a Saul rei sobre Israel.

Nenhum comentário: