INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 12

1 Então disse Samuel a todo o Israel: Eis que tenho dado ouvidos à vossa voz em todas as coisas que me dissestes, tendo posto sobre vós um rei.
2 Agora, já o rei vai adiante de vós, e eu estou ficando velho, e descansarei; os meus filhos estão no meio de vós, e eis que tenho andado diante de vós desde a minha juventude até hoje.
3 Eis-me aqui, respondam contra mim perante o Senhor e o seu ungido: De quem tomei o bezerro? de quem arrebatei o jumento? a qual de vós tenho oprimido, ou da mão de quem tenho recebido suborno, ainda que para uma sandália? Testemunhai contra mim, e irei fazer restituição para vós.
4 E responderam a Samuel: Tu não nos tens injuriado e não nos tens oprimido; não nos afligiste, e nada tomaste da mão de ninguém.
5 Então Samuel disse ao povo: O Senhor é testemunha entre vós, e o seu ungido é hoje testemunha, de que não encontrastes nada na minha mão. E disseram: Ele é testemunha.
6 E Samuel falou ao povo, dizendo: O Senhor, que escolheu a Moisés e a Arão, é testemunha, aquele que tirou nossos pais do Egito.
7 Agora, pois, aquietai-vos, e irei julgar-vos diante do Senhor. Relatar-vos-ei toda a justiça de Deus, as coisas que ele operou no meio vós e de vossos pais.
8 Quando Jacó e seus filhos foram para o Egito e este humilhou-os, então nossos pais clamaram ao Senhor, e o Senhor enviou a Moisés e Arão, os quais tiraram nossos pais do Egito; e ele os fez habitar neste lugar.
9 Entretanto, esqueceram-se do Senhor seu Deus, e ele os entregou nas mãos de Sisera, capitão do exército de Jabim, rei de Hazor, e nas mãos dos filisteus, e nas mãos do rei de Moabe; e lutou contra eles.
10 Então clamaram ao Senhor, dizendo: Pecamos, pois deixamos o Senhor e servimos aos baalins e aos bosques. Agora, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos.
11 Enviou ele Jerubaal, Baraque, Jefté e Samuel, resgatando-nos da mão de nossos inimigos em redor. E habitastes em segurança.
12 Vistes, então, que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, e me dissestes: Não, mas nada menos do que um rei reinará sobre nós, ainda que o Senhor nosso Deus é o nosso rei.
13 E agora, eis o rei que escolhestes; pois eis que o Senhor colocou sobre vós um rei.
14 Se temerdes ao Senhor e o servirdes, ouvindo a sua voz; se não resistirdes ao que sai da boca do Senhor, e se tanto vós como o rei que reina sobre vós seguirdes ao Senhor, bem vos será.
15 Porém, se não vierdes a dar ouvidos à voz do Senhor, se resistirdes à palavra que sai da boca do Senhor, então a mão do Senhor estará sobre vós e sobre o vosso rei.
16 Agora, pois, aquietai-vos, e vede esta grande coisa que o Senhor irá fazer diante dos vossos olhos.
17 Não é hoje o dia da colheita do trigo? Invocarei ao Senhor, e ele vos enviará trovões e chuva. Sabereis e vereis que é grande a vossa malícia, a qual tendes praticado perante o Senhor, tendo pedido para vós um rei.
18 Samuel invocou ao Senhor, e o Senhor enviou trovões e chuva naquele dia. E todas as pessoas temeram muito ao Senhor e a Samuel.
19 Então todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, e não morreremos; pois temos acrescentado a todos os nossos pecados esta maldade, pedindo para nós um rei.
20 Mas Samuel disse ao povo: Não temais. Vós, de fato, tendes feito toda essa maldade. Entretanto, tão somente não vos desvieis de seguir ao Senhor e de servi-lo com todo o vosso coração.
21 Não vos desvieis seguindo aos deuses que nada são, que não fazem nada e não irão libertar-vos, porquanto nada são.
22 Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, por causa do seu grande nome; porque o Senhor, graciosamente, vos tomou para si mesmo como um povo.
23 Longe de mim pecar contra o Senhor, deixando de orar por vós! Mas eu servirei ao Senhor, e mostrar-vos-ei o bem e o caminho certo.
24 Tão somente temei ao Senhor e servi-o em verdade, com todo o vosso coração; pois tendes visto as grandes coisas que ele tem feito convosco.
25 Todavia, se continuardes a fazer o mal, então sereis consumidos, vós e o vosso rei.

Nenhum comentário: