INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 10

1 Então Samuel tomou um vaso de azeite e o derramou sobre a sua cabeça; beijou-o, e disse-lhe: Não tem o Senhor te ungido para ser um governante de seu povo, sobre Israel? Tu reinarás sobre o povo do Senhor, e irás salvá-los das mãos de seus inimigos; e este será o sinal, para ti, de que o Senhor te ungiu para reinares sobre a sua herança:
2 Assim que te afastares, hoje, de mim, encontrarás dois homens junto ao local do enterro de Raquel, no monte de Benjamin, exultando muito; e irão dizer-te: As jumentas foram encontradas, as que vieste buscar. Mas eis que teu pai esqueceu a questão das jumentas, e está ansioso por tua causa, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3 Dali partirás para mais longe, indo até o carvalho de Tabor; e encontrarás ali três homens, os quais estarão subindo a Deus em Betel, um deles levando três novilhos, outro três alforjes de pão, e o outro uma garrafa de vinho.
4 Perguntar-te-ão como estás, e dar-te-ão dois presentes de pão; e deverás recebê-los da sua mão.
5 Depois disto, irás ao monte de Deus, onde está o acampamento dos filisteus. Naquele lugar estará Nasibe, o filisteu. E acontecerá, quando adentrares na cidade, que encontrarás lá um grupo de profetas, os quais estarão descendo de Bema; e adiante deles haverá alaúdes, um tambor, uma gaita e uma harpa; e eles profetizarão.
6 O Espírito do Senhor descerá sobre ti, e profetizarás com eles; e serás transformado em outro homem.
7 E será que, quando estes sinais vierem sobre ti, em seguida, faze tudo o que estiver ao teu alcance, porque Deus é contigo.
8 Descerás, então, para Gilgal, e eis que eu virei ao teu encontro para oferecer um holocausto e ofertas pacíficas. Sete dias aguardarás até que eu venha ao teu encontro, e dar-te-ei a conhecer o que haverás de fazer.
9 E aconteceu, quando ele virou as costas para deixar Samuel, que Deus lhe deu um outro coração. E todos esses sinais aconteceram naquele dia.
10 Indo ele de lá para o monte, eis que um grupo de profetas saiu-lhe ao encontro, e o Espírito de Deus veio sobre ele; e profetizou no meio deles.
11 Então todos os que o tinham conhecido antes vieram e olharam, e eis que ele estava no meio dos profetas; e o povo dizia, cada um ao seu próximo: Que é isso que aconteceu com o filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?
12 E um deles respondeu, dizendo: Mas quem é o seu pai? Pelo que tornou-se este um provérbio: Está também Saul entre os profetas?
13 E ele deixou de profetizar, vindo para o monte.
14 Um seu parente disse a ele e ao seu moço: Aonde fostes? E responderam: A buscar as jumentas; e vimos que estavam perdidas, então, fomos a Samuel.
15 E o parente disse a Saul: Dize-me, peço-te, o que Samuel falou para ti?
16 Mas Saul respondeu ao seu parente: Ele, na verdade, contou-me que as jumentas foram encontradas. Contudo, a questão do reino ele não lhe falou.
17 Então Samuel convocou todas as pessoas para irem diante do Senhor, em Mispa.
18 E disse aos filhos de Israel: Desta maneira o Senhor Deus de Israel tem falado, dizendo: Eu tirei os filhos de Israel do Egito, salvando-vos da mão de Faraó, rei do Egito, e de todos os reinos que vos afligiram.
19 Todavia vós tendes rejeitado, hoje, a Deus que é, ele mesmo, o vosso libertador de todos os males e aflições, dizendo: Não, mas põe tu um rei sobre nós. Portanto, agora, permanecei perante o Senhor segundo as vossas tribos e de acordo com as vossas famílias.
20 Samuel fez, então, aproximarem-se todas as tribos de Israel; e a tribo de Benjamim foi escolhida por sorteio.
21 Fez aproximar-se a tribo de Benjamim, por famílias; e a família de Matri foi escolhida por sorteio. E aproximaram a família de Matri, homem por homem; e Saul, filho de Quis, foi o escolhido. Procuraram-no, então, mas ele não foi encontrado.
22 Samuel perguntou mais uma vez ao Senhor: Virá o homem para cá? E o Senhor respondeu: Eis que ele está escondido entre a bagagem.
23 Samuel correu e tomou-o dali, colocando-o no meio do povo. Era ele maior do que todas as pessoas, de seus ombros para cima.
24 Então disse Samuel para todo o povo: Tendes visto a quem o Senhor escolheu para si mesmo, e que não há ninguém como ele entre vós? E todo o povo tomou conhecimento, e disse: Viva o rei!
25 Detalhou Samuel ao povo a lei do rei, escrevendo-a num livro; e pô-lo diante do Senhor. Então Samuel despediu a todo o povo, indo cada um para o seu lugar.
26 Voltou Saul para a sua casa em Gibeá; e foram junto com Saul homens valentes, cujo coração Deus tocara.
27 Todavia os homens maus disseram: Quem é este homem, que poderá salvar-nos? E o desprezaram, não lhe trazendo presentes.

Nenhum comentário: