INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 8

1 E o Senhor disse a Josué: Não temas nem te acovardes; toma contigo todos os homens de guerra e levanta-te, indo até Ai. Eis que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai e a sua terra.
2 Farás para Ai como fizeste a Jericó e a seu rei, e tomarás para ti os despojos de seu gado. Prepara, agora, uma emboscada para a cidade, por detrás.
3 Então Josué e todos os homens de guerra se levantaram para ir até Ai. Escolheu Josué trinta mil homens valentes, e enviou-os, de noite.
4 E ordenou-lhes, dizendo: Permanecei emboscados atrás da cidade. Não fiqueis muito longe dela, e estejais preparados.
5 Eu e todo o povo comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando os habitantes de Ai vierem ao nosso encontro, como antes, fugiremos diante deles.
6 Quando saírem atrás de nós atrai-los-emos para longe da cidade, e eles irão dizer: Estes homens fogem diante de nós, como também antes.
7 Então vós subireis da emboscada e ireis para a cidade.
8 Fareis segundo esta palavra. Eis que vos tenho ordenado.
9 Josué os enviou, e eles foram à emboscada, postando-se entre Betel e Ai, a oeste desta última.
10 Levantou-se Josué de madrugada e contou o povo; e subiu, ele e os anciãos, diante do povo, para Ai.
11 Os homens de guerra todos subiram com ele, e se adiantaram, aproximando-se da cidade pelo lado leste.
12 Entretanto, a emboscada estava no lado oeste da cidade.
13, 14 E aconteceu, quando o rei de Ai viu isto, que ele se apressou e saiu para encontrá-los, indo direto para a batalha, e todas as pessoas que estavam com ele. Contudo, não sabia que havia uma emboscada contra ele formada atrás da cidade.
15 Josué e Israel o viram, e se retiraram de diante deles.
16 Então eles perseguiram os filhos de Israel. E afastaram-se para uma certa distância da cidade.
17 Ninguém havia mais em Ai que não tivesse ido na perseguição de Israel; porquanto eles deixaram a cidade aberta, e perseguiram a Israel.
18 E o Senhor disse a Josué: Estende a tua mão com a lança que está nela em direção à cidade, pois eu a entreguei nas tuas mãos. E a emboscada se levantará, imediatamente, do seu lugar.
19 Então Josué estendeu a sua mão com a lança em direção à cidade, e a emboscada se levantou apressadamente do seu lugar. E saíram, quando ele estendeu a mão, entrando na cidade; e tomaram-na. E, apressando-se, queimaram a cidade a fogo.
20 Quando os habitantes de Ai olharam para trás, depois disso, enxergaram a fumaça subindo da cidade para o céu; e já não tinham como fugir, de maneira alguma.
21 Josué e todo o Israel viram que a emboscada tomara a cidade, e que a sua fumaça cidade subia até o céu. Voltaram, então, e feriram os homens de Ai.
22 Esses saíram da cidade para encontrá-los, e estavam no meio do exército de Israel, alguns destes de um lado, e alguns do outro. E feriram-nos, até que não foi deixado um só deles que sobrevivesse e escapasse.
23 E capturaram, vivo, o rei de Ai, trazendo-o para Josué.
24 Quando os filhos de Israel haviam acabado de matar a todos os que estavam em Ai, nos campos e na montanha, durante a descida de onde os perseguiram até o fim, então Josué voltou para Ai, e feriu-a com o fio da espada.
25 Os que caíram naquele dia, de homens e mulheres, foram doze mil. E mataram todos os habitantes de Ai,
26, 27 além de saquearem os despojos que estavam na cidade, todas as coisas que os filhos de Israel tomaram como despojo para si, de acordo com o mandamento do Senhor, conforme o Senhor tinha ordenado a Josué.
28 Josué queimou a cidade com fogo, fazendo dela um montão desabitado para sempre, o qual permanece até hoje.
29 Ao rei de Ai pendurou em uma forca, permanecendo ele na árvore até a noite. E, quando o sol se punha, Josué ordenou e eles descerem seu corpo da árvore, lançando-o em uma cova; e puseram sobre ele um montão de pedras, que permanece até hoje.
30 Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal,
31 conforme Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, de acordo com o que fora escrito na lei de Moisés: um altar de pedras brutas sobre as quais o ferro não tinha sido levantado. E ele ofereceu, lá, holocaustos ao Senhor, e uma oferta pacífica. 
32 E Josué escreveu em pedras uma cópia da lei, a lei de Moisés, diante dos filhos de Israel.
33 Então todo o Israel, com os seus velhos, os seus juízes e os seus escribas, passou de um lado e de outro, diante da arca; e os sacerdotes e os levitas levantaram a arca da aliança do Senhor. O estrangeiro e os naturais estavam lá, a metade deles perto do Monte Gerizim, e a outra metade perto do monte Ebal, conforme Moisés, servo do Senhor, ordenara a princípio, a fim de abençoar as pessoas.
34 Depois disto, Josué leu, em conformidade, todas as palavras desta lei, as bênçãos e as maldições, de acordo com todas as coisas escritas na lei de Moisés.
35 Não houve uma só palavra de todas as que Moisés entregou a Josué que ele não tivesse lido aos ouvidos de toda a congregação dos filhos de Israel, e dos estrangeiros que se juntaram a Israel.

Nenhum comentário: